Loeb se recupera no final e vence 6ª etapa dos carros, mas Al-Attiyah segue com boa vantagem no Dakar
Sébastien Loeb diminui a distância para Nasser Al-Attiyah na briga pelo título entre os carros ao vencer a sexta etapa, neste domingo (13), entre Arequipa e San Juan de Marcona. Agora, ele está a 37min do líder. Stépephane Peterhansel aparece em terceiro
A sexta etapa do Rali Dakar entre os carros foi boa para três pilotos neste domingo (13): Sébastien Loeb, que triunfou pela terceira vez em uma especial; Nasser Al-Attiyah, que segue líder no geral; e Carlos Sainz, que chegou em terceiro e diminuiu um pouco um frustrante Dakar, cheio de problemas.
Depois de um merecido dia de descanso em Arequipa, o Rali Dakar iniciou neste domingo sua semana decisiva. Desta vez, porém, graças a introdução de um novo regulamento, carros, UTVs e caminhões que tiveram de se retirar da disputa na semana passada podem voltar à ativa, competindo em uma classificação diferente.
Relacionadas
E, entre os carros, Loeb arrancou no final, ultrapassou o rival catari no penúltimo trecho do dia e acabou com a vitória, superando Al-Attiyah por 2min17s em 3h39min21s de trecho cronometrado. O segundo colocado liderava até o a parte decisiva, quando se perdeu e acabou levando a virada – estava em vantagem de dois minutos até ter o problema.
Peterhansel ficou só em sexto, mas para quem está ainda sonhando com a conquista, poderia ser pior: com o duelo entre Loeb e Al-Attiyah no final, ele conseguiu recuperar 10 minutos e diminuiu o prejuízo. À frente dele ainda chegaram Sainz, Cyril Després e Nani Roma, completando o top-5 do dia.
Confira como foi a etapa entre os carros:
Desde o início, as Dunas de Tanaka prometiam ser o fator de dificuldade desta edição do Dakar. E elas cobraram uma taxa extra de Peterhansel, que perdeu mais de 22 minutos em relação a Al-Attiyah ainda no início da disputa deste domingo.
Viazovich vence nos caminhões.
O bielorusso Siarhein Viazovich triunfou na sexta etapa, neste domingo, nos caminhões – e de ponta a ponta. Por exemplo, na chegada ao CP1, ele já liderava a disputa, 3min38s à frente de Dmitry Sotnikov. Gerard de Rooy vinha em terceiro, já com mais de 3 minutos de atraso.
Sotnikov, porém, teve problemas, tal como Eduard Nikolaev, o líder geral. Eles acabaram apenas com as quarta e quinta colocações, respectivamente. A segunda posição acabou herdada por de Rooy, que ficou a 5min45s do vencedor Viazovich, que completou a etapa em 4h28min25s. O argentino Federico Villagra completou o top-3, a 6min15s do vencedor.
Nikolaev manteve a primeira colocação na classificação geral mesmo com o resultado abaixo do seu usual: o russo, agora, tem 24h28min33s. Seu compatriota Sotnikov é o vice, a 10min13s. De Rooy e Villagra completam o top-4.
#GALERIA(9623,196615)
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.