Com Peterhansel, Sainz e Ekström, Audi monta ‘time dos sonhos’ para Dakar em 2022

A Audi Sport anunciou, na manhã desta segunda-feira, seu esquadrão para o início de um ambicioso projeto para o Dakar, com carros totalmente elétricos e dotados de baterias de alta voltagem que podem ser recarregadas durante a pilotagem. Stéphane Peterhansel, o maior vencedor da história do maior rali do mundo, Carlos Sainz, tricampeão, e Mattias Ekström são os pilotos que vão representar a marca de Ingolstadt a partir de 2022

Castroneves passou Palou para vencer a Indy 500 (Vídeo: NBC)

A Audi Sport montou uma grande equipe para o início de um novo e ambicioso projeto no Dakar com protótipos impulsionados por trens de força totalmente elétricos e que vai acelerar nos primeiros dias de 2022, na Arábia Saudita. Nesta manhã de segunda-feira (31), a marca de Ingolstadt anunciou suas três duplas para a odisseia no deserto nesta nova empreitada com nomes de enorme sucesso no automobilismo.

Aos 55 anos, Stéphane Peterhansel, o ‘Mr. Dakar’ e campeão nada menos que 14 vezes da prova (seis de moto e outras oito de carros), vai competir ao lado do navegador, também francês, Edouard Boulanger. O veterano representou a Mini nos três últimos anos, assim como Carlos Sainz, ‘El Matador’, que será seu companheiro de equipe na Audi. Bicampeão mundial de rali e campeão do Dakar em 2010, 2018 e 2020, Sainz, de 59 anos, terá ao seu lado o inseparável navegador Lucas Cruz.

O ‘dream team’ da Audi no Dakar será completado por Mattias Ekström, sueco de 42 anos que foi bicampeão do DTM com a marca das quatro argolas (2004 e 2007), campeão mundial de ralicross e atualmente em ação na Extreme E com a equipe Cupra Abt, o experiente piloto vai ao lado do compatriota Emil Bergkvist, de 26 anos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Relembre os 10 últimos vencedores da Indy 500

STÉPHANE PETERHANSEL; MATTIAS EKSTRÖM; CARLOS SAINZ; AUDI; DAKAR;
Stéphane Peterhansel, Mattias Ekström e Carlos Sainz: o time dos sonhos da Audi no Dakar (Foto: Audi Sport)

Julius Seebach, diretor geral da Audi Sport e responsável pela divisão de esporte a motor, exaltou a equipe que foi montada para o início do ciclo elétrico da marca no maior rali cross-country do mundo.

“Não é exagero falar em ‘time dos sonhos’. Stéphane é o piloto do Dakar de maior sucesso em todos os tempos. Carlos venceu várias vezes o Dakar e é campeão mundial de rali. Com Matthias, já comemoramos muitas conquistas da Audi no passado. É um dos pilotos mais versáteis do mundo. Além de muita velocidade, todos agregam uma enorme quantidade de experiência e motivação à nossa equipe. O mesmo vale para seus copilotos, que desempenham papel cada vez mais importante no Dakar”, disse.

Stéphane Peterhansel, nome lendário no automobilismo como um todo e no Dakar em particular, se mostrou entusiasmado com o novo projeto. “O Dakar é uma das grandes aventuras neste mundo. E está à beira de uma mudança radical: o futuro é elétrico. Em dez anos, todos estarão guiando carros elétricos. O Dakar é um teste extremo para esta tecnologia. Queremos ser a primeira equipe a vencer o Dakar com um trem de força elétrico. Estou ansioso para enfrentar este projeto muito ambicioso com a Audi”.

Carlos Sainz, que no ano que vem vai chegar a 60 anos, deixou claro que a motivação segue muito viva e cada vez mais forte, agora diante de um novo projeto na carreira. “Mesmo aos 59 anos, ainda tenho apetite, caso contrário não teria aceitado este novo desafio. Desde criança, meu sonho era ser piloto de rali. Minha paixão não mudou”.

‘El Matador’ ressaltou o legado histórico deixado pela Audi no Mundial de Rali com um modelo que colecionou vitórias e títulos nos anos 1980 e deixou claro sua empolgação pelo que viu do novo projeto elétrico da marca, agora imersa completamente no Dakar.

AUDI; DREAM TEAM; TIME DOS SONHOS; DAKAR; 2022;
A Audi apresentou seu ‘time dos sonhos’ para o projeto elétrico no Dakar a partir de 2022 (Foto: Audi Sport)

“O Audi quatro mudou o Mundial de Rali para sempre. Agora, estamos tentando algo semelhante no Dakar. Os engenheiros têm muito mais liberdade no Dakar do que em qualquer outra categoria. Tenho total confiança nos engenheiros da Audi e tentarei ajudá-los com minha experiência para desenvolver um carro rápido e bem-sucedido. O Dakar é o maior desafio para um trem de força elétrico. É um projeto fantástico e radical. Mal posso esperar para testar o carro pela primeira vez. O que vi agora me dá confiança”, disse.

Por fim, Mattias Ekström celebrou a chance de representar novamente a marca pela qual se tornou famoso em todo o mundo e destacou a oportunidade de acumular experiência com dois monstros sagrados do rali mundial.

“O Dakar será, definitivamente, uma das aventuras mais emocionantes da minha carreira. Conseguir enfrentar esse projeto junto com a equipe, com a qual comemorei meus maiores êxitos, é fantástico. Embora chegue neste ano aos 43, sinto-me um novato em comparação com o Carlos e o Stéphane. Neste esporte, você precisa de muita experiência em todas as áreas. Ainda tenho muito o que aprender, mas estou ansioso”, complementou.

O prólogo e a apresentação dos competidores no Dakar 2022 será no primeiro dia do ano, enquanto a largada de fato, com a primeira especial da prova, acontece em 2 de janeiro, em Ha’Il, na Arábia Saudita. A chegada está prevista para dia 14, em Jedá.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.