Corrida morna e punição tardia não estragam: Stock Car teve 2020 de qualidade

A última corrida da Stock Car em 2020 não teve emoção, e ainda viu a volta das penalizações horas depois da prova, mas isso não esconde o fato de que a temporada foi boa e ficou acima das expectativas

Não foi nem de longe a melhor corrida da temporada: aliás, ficou atrás de muitas, não só da segunda vez em que a categoria foi para Goiânia no ano, essa sim, a mais agitada. Também foi dia de punição tardia: mais de duas horas depois da bandeira quadriculada declarar Ricardo Maurício campeão, uma penalização para Cesar Ramos foi anunciada e todo o topo da classificação foi alterado. Mas o clima morno e a demora não foram suficientes para estragar: a temporada 2020 da Stock Car foi de qualidade.

Não foi à toa os parabéns de Ricardo Maurício à organização da Stock Car logo após o fim do campeonato de 2020. É fato que tudo funcionou incrivelmente bem mesmo com uma pandemia, por mais que muito neguem, rolando. Um jeito de apertar o calendário, mas não diminuir o número de etapas, foi encontrado; apenas um piloto desfalcou o grid por Covid-19 em todo o ano; se uma cidade proibiu por questões de saúde a visita ao seu autódromo, a organização aceitou, e não forçou; as mudanças no regulamento garantiram dúvidas até a corrida final; e ter se transformado em multimarcas resultou em disputa emocionante entre carros e acertos diferentes até o fim. Deu certo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ricardo Maurício venceu a final e, consequentemente, o título (foto: Duda Bairros/Vicar)

Este texto de despedida da temporada 2020 não precisa ser longo: os pontos principais foram destacados em análises por todo o ano. O objetivo é reforçá-los – afinal, se a última imagem que fica é de uma corrida sem grandes momentos, é preciso destacar que as outras 11 etapas valem mais que uma só.

E outra, falando em imagem: ao final de tudo, muitos viram o pódio e a vibração do tri de Maurício em televisão aberta, na Bandeirantes. A partir de 2021, a emoção é ainda mais obrigatória: não é só quem tem tv paga, no SporTV 2, que vai poder acompanhar. É em horário ‘quase nobre’ de domingo, em um clássico da televisão brasileira no ‘Show do Esporte’.

Esse é o detalhe: a Stock Car evoluiu. Se não tem mais o melhor grid de sua história, visto muito provavelmente em 2018, vai em busca de artifícios para fortalecer seu nome: na pista e na mídia, e 2021, se a gloriosa vacina chegar, isso pode resultar no alcance do público – que, claro, é o fator mais sonhado.

Interlagos não entrou a melhor corrida do ano, mas tudo bem (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A Stock Car deu, em meio à pandemia, diversos passos à frente, com qualidade de sobra. Tem grandes nomes, duas marcas grandes, patrocinadores que não abandonaram o barco mesmo com a dúvida de que a temporada sequer aconteceria. Ganhou visibilidade e precisa aproveitar.

Gente capacitada, ela tem. Que ninguém se iluda que o trabalho está feito. Passos à frente devem ser continuados, e não podem parar. Mas a verdade é que nenhuma outra categoria no mundo chega com 11 candidatos ao título ao seu final – que em 2021 a briga vá de fato até a bandeirada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.