De improvável a possível: Casagrande se inspira em Barrichello por título da Stock Car

Gabriel Casagrande vai para a final da Stock Car 2020 com chances de título pela primeira vez na carreira. E chega lá com uma tática consagrada por alguém mais experiente: Rubens Barrichello

Entre os 11 candidatos ao título da Stock Car em 2020, com a final no próximo domingo (13), Gabriel Casagrande é um dos que chega para sua primeira briga pela taça na carreira. Com a quinta colocação faltando só a corrida em Interlagos, até mesmo o piloto da R. Mattheis foi pego de surpresa pela situação.

É que, poucas etapas atrás, disse que era improvável entrar a disputa pelo título. Mas, após uma boa sequência, lá está Casagrande no top-5, e empatado com Rubens Barrichello. O jeito é usar o experiente adversário como inspiração.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Gabriel Casagrande (Foto: Luís França/Vicar)

“Tentei ali em Goiânia fazer o maior número de pontos. Ao longo do ano essa tem sido minha meta – porque tive de usar os meus descartes lá nas primeiras etapas. Minhas três primeiras corridas zeradas foram as três primeiras do campeonato. Tive de aprender a ser um pouco Rubens Barrichello na pista, focar muito em fazer ponto, não pude abrir mão de nenhuma corrida para tentar ganhar ou fazer pódio”, comentou Casagrande durante coletiva de imprensa promovica pela Stock Car.

“Fui sempre em busca de maximizar os pontos ao longo do ano. E lá em Goiânia o meu pensamento era de que era improvável. Cheguei a Goiânia 38 pontos atrás do líder, mas saí a 14. Alguns carros não tiveram o desempenho esperado lá, o do Thiago [Camilo, líder] foi um deles, e agora chego a Interlagos com uma chance até que relativamente grande de levar o titulo”, continuou.

Gabriel Casagrande (Foto: Hyset/RF1)

Mas, para ser campeão, ele precisa vencer – e contar com outros resultados dos rivais acima. O problema: ele não venceu uma corrida principal de etapa até o momento em 2020 – seu único triunfo foi na corrida 2 de Curitiba. Como mudar isso?

“Todos nós temos de pensar em ganhar a corrida. Mas durante o ano só no Velocitta tive chance de brigar pela corrida 1. Vou tentar fazer isso em Interlagos, primeira vez com chance de título, então depois do fim do domingo em Goiânia meu pensamento mudou e de improvável passou a ser possível”, analisou.

“Agora acredito bastante, mentalizo bastante o que tenho de fazer para levar o título, mas sigo com o pé no chão, as coisas são difíceis, concorro com muita gente boa, uma pista batida para todos, vai ser um final de semana daqueles. Espero fazer um bom trabalho para classificar no sábado, que é meio caminho andado”, concluiu Casagrande.

A programação da final Stock Car neste fim de semana vai compreender a realização de apenas um treino livre na sexta-feira. No sábado, está previsto mais um treino livre, pela manhã, e a classificação que vai definir o grid de largada para a decisão, com largada prevista para 12h30 (de Brasília) de domingo. A prova vai ser transmitida pela Band, que volta a ser a emissora responsável pela Stock Car na TV aberta, e no canal por assinatura SporTV 2. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.