Stock Car volta atrás e retoma rodadas duplas: mais curtas e com pontos para pole

O fim das rodadas duplas da Stock Car não vem em 2021: a categoria mudou de ideia e continuará a promover duas corridas no mesmo dia. O regulamento também terá outras mudanças, como pontuação para o pole

Após anunciar que acabaria com o modelo de corridas 2, e ver diversos pilotos celebrarem a chance de disputar provas únicas a cada etapa, a Stock Car voltou atrás: em 2021, permanecerá com rodadas duplas a cada etapa, além do grid invertido para a que fecha o dia de trabalho nas pistas.

O anúncio veio nesta segunda-feira (22): de acordo com a Stock Car, a temporada 2021, assim, verá 24 corridas dentro das 12 etapas programadas. Estas, porém, serão mais curtas, não mais de 40 (ou 30, como em alguns casos do ano passado) minutos. A corrida 1 terá duração de 25 minutos, enquanto a 2, com início logo em seguida, será de 20.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Band se prepara para transmitir F1 até champanhe acabar’

O grid invertido permanece na Stock Car 2021 (Foto: Luís França/Vicar)

Além disso, elas não terão longa paralisação no intervalo: após o fim da primeira disputa, uma volta de realinhamento será dada, ocorrendo apenas a inversão do grid para os 10 primeiros, e nova largada será promovida.

A pontuação, portanto, não muda em relação a 2020: o vencedor da corrida 1 segue levando 30 pontos, com o segundo 26; já na prova seguinte, quem ver a bandeira quadriculada antes do restante do grid leva 24 pontos. Nesta questão, porém, um tópico é novidade: o pole-position da etapa vai somar dois pontos na classificação, algo inexistente até 2020.

Para acelerar ainda mais a disputa na pista, a Stock Car também verá o fim dos pit-stops nas corridas 2: agora, os pilotos podem ir aos boxes apenas na prova inicial. Os descartes seguem, mas serão quatro antes da corrida final (E não mais três), e um lastro de 5kg será adicionado ao sexto colocado na classificação antes da etapa – até 2020, os cinco primeiros recebiam o peso extra.

A temporada 2020 teria início nesta semana, mas a situação da pandemia no Brasil forçou o adiamento: agora, a previsão é de largada para o campeonato no dia 25 de abril, em Londrina.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.