BMW anuncia participação de Zanardi em etapa de Monza do Italiano de GT

Alessandro Zanardi parte para mais uma aparição no Campeonato Italiano de GT, onde já venceu corrida em 2016. Será a primeira corrida do italiano em quase dois anos

Alessandro Zanardi volta às pistas mais uma vez. O italiano, icônico bicampeão da antiga Cart e dono de quatro ouros paralímpicos, foi anunciado nesta sexta-feira (19) como piloto da BMW para a etapa de Monza do Campeonato Italiano de GT.

Trata-se da terceira aparição de Zanardi no campeonato nos últimos cinco anos. Ainda na primeira, em 2016, o piloto conseguiu nada menos do que uma vitória em Mugello. Mais recentemente, em 2018, o ex-F1 tentou a sorte no DTM e conseguiu um quinto lugar em corrida afetada pela chuva. No começo de 2019, houve ainda uma aparição nas 24 Horas de Daytona.

Alessandro Zanardi volta às pistas com o BMW M6 GT3 (Foto: BMW)

“Eu estou empolgado para voltar à BMW M6 GT3 e, claro, a Monza”, disse Zanardi ao ser anunciado. “Essa pista é clássica e você sente a história assim que passa pelo portão. Esse ano é claro que a corrida em Monza representa muito mais do que apenas uma corrida, já que é a região da Itália mais afetada pela pandemia. Correr em Monza representa o desejo de recomeçar após o momento difícil que nós todos atravessamos”, seguiu.

Zanardi teve uma carreira de relativo sucesso na Europa no começo dos anos 1990 antes de atravessar o Atlântico e tentar a sorte na Cart. Vieram dois títulos, em 1997 e 1998, mas a passagem pelo certame terminou de forma sombria: um acidente com Alex Tagliani em Lausitzring resultou na amputação das duas pernas de Alessandro, que sobreviveu por pouco.

Mesmo assim, a carreira nas pistas não se encerrou. Zanardi teve cinco anos de relativo sucesso no Mundial de Turismo antes de focar no ciclismo paralímpico. Foi lá que Alex se agigantou, conseguindo dois ouros em Londres, em 2012, e mais dois no Rio de Janeiro, em 2016.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.