A HISTÓRIA DO TETRA DE MAX VERSTAPPEN

A HISTÓRIA DO TETRA DE MAX VERSTAPPEN

NA F1

Em sua 10ª temporada na F1, Max Verstappen conquistou o 4º título mundial no GP de Las Vegas, neste fim de semana

A 1ª taça do neerlandês veio em 2021 e encerrou um longo domínio da Mercedes, que levou todos os Mundiais de Pilotos entre 2014 e 2020

A batalha bélica com Lewis Hamilton envolveu batidas, acusações, movimentos questionáveis e o final mais polêmico da história da F1

Em 2022, a Ferrari até ameaçou no início do novo regulamento, mas Verstappen e Red Bull assumiram as rédeas e somaram outro título sem sustos

Até que chegou 2023, um ano como nenhum outro. Em 23 corridas, Verstappen venceu 19 e foi ao pódio em 21, em um ano que a Red Bull só perdeu o GP de Singapura

Tudo indicava para um 2024 dominante de novo, e as 7 vitórias nas 10 primeiras corridas corroboraram isso. Porém, tudo mudou

Após o triunfo na Espanha, o 7º da temporada, Verstappen parou de vencer e viu Ferrari, Mercedes e especialmente McLaren crescerem

A sequência do neerlandês não foi fácil, com batida em Lando Norris na Áustria e uma exibição alucinada na Hungria, quando entrou em rota de colisão com a Red Bull

Depois de uma boa atuação na Bélgica, as férias vieram. E o retorno trouxe domínio completo de Norris nos Países Baixos, onde Verstappen levara tudo desde 2021

O 6º lugar na Itália acendeu de vez o alerta sobre o carro, e ficou claro que Verstappen tirava o máximo que o RB20 poderia oferecer. O soco no volante diz tudo

Neste momento, foi fácil perceber que vitórias como a de Ímola, por exemplo, foram muito mais responsabilidade do piloto, já que o carro da McLaren se apresentava melhor

Norris chegou a sonhar em brigar pela taça, mas nunca esteve à altura de Verstappen. Mesmo com um carro pior, o neerlandês foi consistentemente superior

No Brasil, Verstappen venceu a primeira desde junho, jejum visto pela última vez em 2021. De quebra, o neerlandês brindou os fãs com uma atuação histórica

Saindo em 17º, Verstappen não apenas terminou à frente do pole Norris, como venceu a corrida com 20s de diferença. Uma aula que encerrou as conversas sobre o título

A temporada também viu Verstappen ser bem questionado sobre o comportamento na pista, principalmente após disputas em Áustria, EUA e México

O neerlandês nunca se escondeu, deu respostas afiadas e debochou da FIA em diversas ocasiões

Na mais infame delas, Verstappen foi punido por falar um palavrão em coletiva e resolveu responder aos jornalistas de forma monossilábica

Depois, ainda atendeu aos profissionais fora do espaço dedicado pela FIA, em clara forma de desafiar a entidade

Em Las Vegas, por fim, bastou um quinto lugar para se tornar inalcançável e levar o título com duas etapas restantes