Às vésperas do início do novo campeonato, DTM anuncia mudanças no regulamento técnico e esportivo para 2014

Hans Werner Aufrecht, presidente da ITR, revelou que se reuniu com as montadoras da categoria para decidir por mudanças que facilitarão a compreensão do público a respeito da dinâmica das corridas. Principal mudança diz respeito à classificação

A temporada 2014 do DTM, que começa no próximo dia 4 de maio com a etapa de Hockenheim, trará uma série de importantes novidades no regulamento técnico e esportivo.
 
Visando facilitar a compreensão do público a respeito de uma das principais categorias de turismo do mundo, Hans Werner Aufrecht, presidente da ITR – organizadora do campeonato – se reuniu com as montadoras e optou por simplificações nas regras.
 
Com isso, a partir já da primeira prova do ano, os 23 pilotos passarão a ser obrigados a cumprir apenas um pit-stop por corrida, ao invés de dois. Quando o safety-car estiver na pista, a parada será proibida. Somente quando o carro de segurança sair de cena é que os competidores poderão fazer sua passagem pelos boxes, dentro de um prazo de até seis voltas após a relargada – ainda que esteja fora da janela de pit-stops.
 
Além disso, os pneus macios só poderão ser utilizados no máximo durante 50% da distância da corrida. Novamente, se o safety-car estiver na pista no período da janela de troca de compostos, estes poderão ser utilizados por no máximo mais seis giros após o retorno do SC ao pit-lane – mesmo que isso signifique superar o limite de 50%.
DTM trará mudanças importantes no formato para 2014 (Foto: DTM)

O sistema DRS – similar ao que é utilizado na F1 e que será introduzido na categoria a partir deste ano – poderá ser acionado a prova inteira, inclusive nas três voltas finais.

Nova classificação: o fim do Q4

 
Outra mudança significativa diz respeito ao formato de classificação. Ao invés das habituais quatro fases, o novo formato passa a ter apenas três – o Q4, formato de ‘superpole’ que contava apenas com os quatro mais bem classificados nas três fases anteriores, foi extinto. Com isso, a tomada de tempos terá o Q1 – 13 minutos, eliminando os cinco mais lentos –, o Q2 – 11 minutos, excluindo os dez piores – e o Q3, que definirá o dono da pole-position entre os oito mais rápidos da sessão.
 
A questão do peso do carro também foi alterada: dependendo do resultado obtido, uma marca será obrigada a adicionar ou eliminar um máximo de 10 kg no peso total.
 
“Nos reunimos com as fabricantes para pensar no que poderíamos fazer para tornar a leitura da corrida mais fácil para o público”, disse Aufrecht. “Com o novo regulamento, alcançamos o objetivo: as corridas serão mais transparentes para os espectadores.”
 
“Além disso, a igualdade de chances também é de grande importância para que cada piloto no grid tenha a oportunidade de duelar pela vitória”, acrescentou o dirigente.

Pela primeira vez, sete campeões no grid

 
O campeonato de 2014 do DTM será o primeiro na história a contar com sete campeões na disputa: Paul di Resta e Gary Paffett pela Mercedes e Martin Tomczyk e Bruno Spengler representando a BMW, além do galáctico trio formado por Mike Rockenfeller, Mattias Ekström e Timo Scheider pela Audi.
 
“Estou imensamente ansioso para a nova temporada”, afirmou Rockenfeller, atual detentor do título. “Mal posso esperar para voltar ao volante e disputar a primeira corrida do ano. Não me sinto pressionado a defender o título, mas é preciso dizer que vou tentar fazê-lo”, explicou. “Só que isso às vezes funciona, às vezes não.”
 
A categoria contará, também, com quatro estreias: António Félix da Costa e Maxime Martin pela BMW, Vitaly Petrov pela Mercedes e Nico Müller na Audi.
 
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