Retrospectiva 2023: Preining dá aula de consistência e conquista DTM pela 1ª vez

Com três poles, três vitórias e oito pódios em 2023, Thomas Preining foi o nome do DTM na temporada e levou título inédito para casa

Thomas Preining não teve muito trabalho em 2023 para assegurar o título do DTM. Na última etapa da temporada, o austríaco precisou apenas da pole na corrida 1 para garantir o troféu inédito em sua carreira. Logo no segundo ano na categoria, o piloto da Porsche teve desempenho bastante regular: foram três vitórias Norisring e a varrida na prova final, em Hockenheim , três poles e oito pódios. Os 246 pontos foram suficientes para bater seu principal rival, Mirko Bortolotti.

O italiano da Lamborghini bem que tentou fazer frente ao longo da temporada, mas não foi páreo. Embora tenha vencido três vezes tal qual Thomas Nürburgring, Lausitzring e Sachsenring , Mirko subiu ao pódio apenas outras duas vezes e chegou à etapa final com chances remotas de título. No final, foram 33 pontos de diferença entre campeão e vice no DTM 2023.

A decepção do ano ficou por conta do campeão de 2022, Sheldon van der Linde. O sul-africano, que até participou de uma etapa da Fórmula E nesta temporada, foi apenas o quinto colocado no campeonato, com só uma vitória em 16 provas.

Quem também sofreu em 2023 foi David Schumacher, filho do ex-F1, Ralf Schumacher. O jovem alemão teve uma atuação pavorosa em Norisring e conseguiu ser punido nas duas provas. A primeira confusão de David aconteceu na corrida 1 em disputa com Luca Engstler, pelo 19º lugar. Ambos se tocaram na curva 1 e o rival da Audi foi obrigado a abandonar a prova. Pelo incidente, Schumacher foi punido em 5s e caiu de 14º para 16º na bandeirada.

Schumacher pilotou a Mercedes #27 no DTM 2023, vencido por Preining (Foto: DTM)

Na segunda corrida, mais problemas para o alemão. David acertou em cheio a traseira de Patric Niederhauser, também da Audi, e causou sérios danos ao rival na curva 1. Novamente, o filho de Ralf foi considerado culpado pela batida e perdeu cinco posições no grid na prova seguinte, o que gerou uma reclamação bastante efusiva de grande parte do grid, inclusive do campeão Preining.

“A Mercedes #27 rodou na curva 1 e voltou à pista quase me acertando. Quase tive de parar no meio da pista. Não é legal quase bater, mas não batemos, então, está tudo bem. Achei que ele havia parado devido aos danos, então, entrei normalmente na curva e perdi 2s ali. Ele voltou à pista pilotando como um cego”, criticou o austríaco.

Um ano de certo domínio e algum caos, ainda que menos do que na inesquecível e controversa decisão de 2021.

A categoria volta em abril de 2024, com rodada dupla a ser disputada em Oschersleben, na Alemanha.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.