Giaffone confirma bom desempenho em Londrina e conquista pole. Andrade coloca Scania em segundo

Felipe Giaffone foi o mais rápido na classificação deste sábado (16) e ficou com a pole-position para a etapa de Londrina da F-Truck, a terceira da temporada 2015. É a 21ª vez na carreira que o piloto sai na posição de honra na carreira na categoria dos caminhões

Depois de liderar os treinos livres na sexta-feira, Felipe Giaffone confirmou o favoritismo neste sábado (16) e conquistou a pole-position para a etapa de Londrina da F-Truck, a terceira da temporada 2015. O piloto da Volkswagen obteve o direito de sair da posição de honra do grid depois de vira 1min36s265 na parte final do treino paranaense. É 21ª vez Giaffone larga na ponta na categoria.

Roberval Andrade, por sua vez, cravou a segunda melhor volta da sessão final e vai alinhar seu Scania na primeira fila. Weelington Cirino é o melhor entre os pilotos da Mercedes e vai sair em terceiro, à frente de Paulo Salustiano e Diogo Pachenki, que também defendem a marca de Stuttgart.

Felipe Giaffone festeja a 21ª pole-position na F-Truck em Londrina (Foto: Orlei Silva)

Também de Scania, David Muffato assinalou o sexto tempo, fechando a terceira fila do grid. Régis Boessio larga em sétimo com o Volvo, seguido por Beto Monteiro, no Iveco. Pedro Muffato será o nono em Londrina.

As maiores ausências na fase decisiva da classificação foram André Marques — o mais rápido neste sábado pela manhã — e o líder Leandro Totti. Os dois foram punidos por excesso de fumaça e perderam várias posições no grid. Também caíram, e pelo mesmo motivo, Djalma Fogaça, Rogério Castro, Gustavo Magnabosco e Jaidson Zini.

Adalberto Jardim recebeu a mesma penalização, mas como foi constatado o excesso de fumaça somente na parte final do treino classificatório. Jardim sai em décimo.

A corrida da F-Truck neste domingo está marcada para as 13h (de Brasília).

AO VIVO

A Indy começa a definir as posições de largada para as 500 Milhas de Indianápolis neste sábado, quando os pilotos vão ao famoso oval para determinar os três grupos para a decisão das 11 filas do grid. No domingo, o dia será dividido em três sessões distintas. A primeira parte vai decidir as colocações entre o décimo e o 30º. Depois, vem a formação entre 31º e 33º. E, em seguida, terá início a fase mais importante: o ‘Fast Nine’. É daí que sai, portanto, o pole-position. Assista AO VIVO e em TEMPO REAL a classificação

TENSÃO EM INDY

O momento mais aguardado da temporada da Indy chegou. Depois de cinco etapas em circuitos mistos em 2015, a categoria americana já está desde o início de maio no lendário Indianapolis Motor Speedway para a 99ª edição das 500 Milhas. E já neste final de semana, os pilotos se juntam em busca da pole mais importante do campeonato. A classificação para a formação do grid é feita em dois dias. O dono da posição de honra só será conhecido no domingo, depois do 'Fast Nine'. Só que os treinos da semana foram marcados por acidentes sérios, e isso colocou a Indy em alerta

A 25ª DA CARREIRA

Marc Márquez não foi para o treino classificatório do GP da França como favorito à pole, mas isso nunca fez diferença para o piloto da Honda. Na tarde deste sábado (16) em Le Mans, o espanhol voltou a mostrar sua tradicional boa performance e afastou a concorrência para garantir sua 25ª pole na MotoGP — a terceira na temporada 2015. Calçando a RC213V com um par de pneus macios, Márquez cravou 1min32s246 na melhor de suas nove voltas no treino classificatório e garantiu a posição de honra no grid 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.