Após adoção de novas regras dos pneus, Pirelli planeja desenvolver sistema para melhor informar espectador da F1

Segundo o engenheiro Mario Isola, diretor de corridas da Pirelli, é preciso criar uma ferramenta para facilitar o entendimento do espectador e também da mídia a respeito do que cada piloto faz na pista com os pneus e também com a estratégia. A F1 adotou uma nova e confusa regra que oferece às equipes um pouco mais de poder de escolha dos compostos durante um fim de semana de GP

Uma das poucas novidades que a F1 vai apresentar para a temporada 2016 diz respeito ao novo regulamento de uso dos pneus. Após negociações envolvendo a Pirelli, fornecedora oficial da categoria, o Grupo de Estratégia, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a própria FOM (Formula One Management), proprietária dos direitos comerciais do esporte, ficou estabelecido que as equipes vão ter o direito de escolher três dos cinco tipos distintos de pneus para pista seca a cada fim de semana de GP, o que pode oferecer uma maior gama de estratégia aos pilotos. 
 
Contudo, o novo regulamento causou certa confusão até mesmo aos competidores, de modo que a Pirelli planeja desenvolver um sistema que permita uma compreensão maior do uso dos pneus ao longo do fim de semana para elevar a interação com o espectador e também para aumentar o nível de informação oferecido à imprensa que acompanha o Mundial.
 
Mario Isola, diretor de corridas da Pirelli, entende que há margem para melhorar o nível de informação entregue pela Pirelli por meio das transmissões por TV e rádio para todo o mundo. Por isso, o engenheiro disse que estuda uma maneira de fazer com que as estratégias adotadas por cada piloto sejam mais claras, até mesmo para tornar a F1 mais compreensível aos olhos dos fãs do esporte.
A Pirelli planeja desenvolver um sistema que informar melhor o espectador sobre o uso de pneus de cada piloto do grid (Foto: AP)
“Nós temos todos os dados, de modo que nós temos um sistema que é integrado com a FOM e envia as informações para as TVs e as rádios. Estamos trabalhando com a FOM para dar a informação ao vivo durante as corridas, de modo que cada espectador possa entender o que está acontecendo”, declarou o italiano durante coletiva de imprensa logo depois do fim dos testes para avaliar os novos pneus de chuva da Pirelli em Paul Ricard, na França.
 
“Acho que isso vai ser útil também para a imprensa saber qual a situação e a estratégia adotada”, acrescentou Isola, que traz consigo a expectativa de que, com a adoção do novo regulamento, as corridas sejam mais empolgantes do ponto de vista da estratégia.
 
“Espero que nós vejamos estratégias distintas e corridas mais interessantes. Para fazer isso, você precisa de informações e você precisa saber quais pilotos cada piloto tem disponível. Quando eles começam a corrida, normalmente têm seis jogos disponíveis. Quando você tem o pit-stop, você cruza a informação sobre o jogo que está em uso, então você sabe exatamente quantos faltam para cada piloto”, concluiu.
 
Segundo o novo regulamento, as equipes terão maior liberdade para escolher seus pneus, sendo responsáveis por 10 dos 13 sets de cada fim de semana. A Pirelli comunicou também que a escolha de pneus permanecerá como segredo até duas semanas antes de cada GP.
 
A escolha de cada um dos competidores — individual, variando para cada piloto — precisará ser enviada para a FIA dentro do prazo estipulado. As equipes que não repassarem a informação serão obrigadas a correr um GP com uma decisão padrão da Pirelli. Todavia, o descumprimento da tarefa não acarreta em punições.
 
As equipes terão poder de escolha sobre dez dos 13 pneus de cada final de semana. A determinação da dezena é livre, desde que contenha apenas dois dos três tipos de pneu escolhidos pela Pirelli para o GP.
 
Os outros três tipos de pneus serão determinados pela própria Pirelli. Um será obrigatoriamente o pneu mais macio de todos, destinado unicamente para uso no Q3. Os outros dois serão apontados pela fornecedora, sendo que ao menos um precisará ser utilizado na corrida.
 
Outra novidade da FIA para 2016 é a introdução do pneu ultramacio. Este, todavia, será oferecido apenas em pistas urbanas — Montreal, Mônaco e Cingapura.
 
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #14 DO PADDOCK GP

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