Após dia problemático em Abu Dhabi, Honda lembra que rivais “também sofreram” ao iniciar testes do V6

Yasuhisa Arai deixou de lado a preocupação com os problemas que o motor da Honda teve nos testes coletivos em Abu Dhabi. Para o diretor da fornecedora japonesa, o fato de Stoffel Vandoorne só ter completado três voltas não atrapalha os planos

O primeiro dia de testes da McLaren com os motores Honda em Abu Dhabi não foi dos melhores. Nesta terça-feira (25), os britânicos completaram apenas três voltas com o belga Stoffel Vandoorne, que sequer conseguiu marcar tempo. Mesmo assim, não há preocupação, já que dirigentes da fornecedora japonesa garantem que tudo faz parte do desenvolvimento natural dos motores.
 
Yasuhisa Arai, diretor de competições da Honda, afirmou que os testes de performance só começam de fato em fevereiro.
 
“Esta semana é apenas para checagem dos nossos sistemas. Vamos começar a testar de fato a performance dos motores mais ou menos em fevereiro”, disse.
 
Arai lembrou que outras equipes também sofreram no primeiro contato com os novos V6 turbo na pré-temporada em Jerez.
 
“Eu estive em Jerez no início do ano e vi muitos times tendo problemas com os motores, então resolvemos já começar agora, para que estejamos bem nos testes de inverno”, declarou.
Stoffel Vandoorne conseguiu completar apenas três voltas em Abu Dhabi (Foto: Dan Istitene/Getty Images)
O diretor da fornecedora japonesa voltou a bater na tecla que ainda há muito tempo para que a McLaren entre nos eixos com os novos motores.
 
“O motor que usamos hoje ainda está totalmente em desenvolvimento. Não é nada para estar pronto agora, ainda estamos trabalhando muito nele”, falou.
 
Arai deixou claro que o objetivo é deixar tudo pronto para a Austrália, na primeira etapa da temporada 2015.
 
“Ainda há alguns passos até a Austrália. Estamos progredindo bem para essa nova temporada”, completou.
 
A McLaren terminou a temporada 2014 na quinta colocação com 181 pontos. Jenson Button foi o oitavo melhor do ano, com 126 pontos conquistados.
 
O AMADURECIMENTO DE HAMILTON 

11 triunfos, 16 pódios e um título conquistado com vitória em Abu Dhabi. Uma campanha bem diferente daquela que, em 2008, deu a Lewis Hamilton o primeiro título do Mundial de F1. A comparação entre as conquistas reflete, principalmente, o amadurecimento do piloto inglês com o passar do tempo.

Há seis anos, disputando somente sua segunda temporada na categoria, Hamilton estava sob uma pressão enorme. Ele tinha de ser campeão e retribuir à McLaren o investimento feito em sua carreira desde os tempos de kart e o apoio que recebera no ano anterior em meio à briga com Fernando Alonso.

Leia o CONTA-GIRO completo no GRANDE PRÊMIO.

HAMILTON × ROSBERG
AS 100 MELHORES IMAGENS

Lewis Hamilton entrou no último domingo (23), em Abu Dhabi, para o seleto grupo de bicampeões da F1. Com uma vitória segura na derradeira etapa da temporada 2014, o inglês da Mercedes derrotou o companheiro de equipe Nico Rosberg, com uma vantagem de 67 pontos. Mas o campeonato deste ano foi bem mais acirrado do que essa diferença indica.

O GRANDE PRÊMIO fez uma seleção das 100 melhores imagens dessa intensa batalha. A galeria especial conta a história de como Hamilton conseguiu vencer o Mundial pode ser vista aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.