Ecclestone diz que ideia de limitar mensagens de rádio foi sua e já fala em novas medidas restritivas para futuro

Homem forte da F1, Bernie Ecclestone aprovou a regra da restrição das mensagens via rádio entre equipes e pilotos e afirmou que novas medidas devem acontecer

Às vésperas do GP de Cingapura, Bernie Ecclestone deu a entender que as medidas para a restrição das mensagens via rádio na F1 podem ganhar itens a mais no regulamento, com o objetivo de tornar a vida dos pilotos mais complicada.

Neste fim de semana, na prova noturna de Marina Bay, as equipes terão a primeira oportunidade de correr já sob as novas regras. E Ecclestone apoiou a manobra da FIA, revelando que a ideia de limitar as informações no rádio foi sua.

Bernie Ecclestone diz que ideia de limitar rádio foi sua (Foto: Getty Images)

O homem forte da F1 ainda contou que outras mudanças, como a imposição de um limite no uso da telemetria durante as provas. Segundo o inglês, medidas como essa devem acontecer em algum momento. "Fui eu que comecei com isso, na verdade", disse o dirigente.

Acho que nenhum dos pilotos gosta do rádio. Eles estão todos felizes que isso acabou. Eles pilotam os carros, devem saber o que é certo e o que é errado. Não precisam que alguém fale isso toda a hora", explicou.

Quando perguntando se gostaria de ver maiores restrições quanto à interferência da equipe, o britânico respondeu que "sim". "Nós temos um regulamento em vigor que diz que o piloto precisa guiar sem ajuda. E eles foram ajudados. Ainda são. Há uma enorme quantidade de recursos que não deveria existir", afirmou.

A FIA vai se reunir com as equipes nesta quinta-feira (18) em Cingapura para discutir os impactos da proibição e esclarecer as preocupações dos times quanto ao tipo de informação que será permitida.

O que pode e o que não pode: as novas regras de comunicação via rádio na F1

A partir do GP de Cingapura, a F1 vai lidar com uma nova situação: o modo como as informações são passadas durante uma corrida. A FIA resolveu impor uma lista de proibições para que o piloto tenha maior autonomia durante a prova. O GRANDE PRÊMIO explica as regras

Confira a reportagem completa

Bolão GRANDE PRÊMIO EUROBIKE:
faça suas apostas para o GP de Cingapura e concorra a uma viagem. É grátis!


As imagens da F1 em Cingapura
#GALERIA(5074,81504)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.