Hamilton destoa e consegue em Sochi pole mais tranquila na temporada 2014. Com problemas, Massa sai em 18º

Lewis Hamilton fez a pole mais sossegada do Mundial 2014 de F1 ao seguir o que vem fazendo durante todo o fim de semana: pondo tempo sobre o companheiro Nico Rosberg. Valtteri Bottas quase chegou a ameaçar a dupla da Mercedes, mas sai em terceiro. Felipe Massa, que teve problemas na bomba de combustível, larga no fundão do grid na Rússia

Nunca antes na história da temporada 2014 da F1 foi tão fácil obter uma pole – e considerando que os dois aptos a tal estavam sem problema algum. Lewis Hamilton nem deu a menor chance para Nico Rosberg neste sábado (11), um reflexo do que vem sendo o fim de semana em Sochi, e vai mantendo a fase estelar que o conduz como favorito ao título. O negócio foi tão destoante que Nico Rosberg teve de se preocupar mais em ficar em segundo por conta do ótimo desempenho de Valtteri Bottas, apenas 0s006 mais lento que o alemão da Mercedes.
 

Lewis Hamilton durante a classificação deste sábado em Sochi (Foto: Getty Images))"/>

O tempo de Hamilton foi de 1min38s513, e estes são os três primeiros do grid.
 
E Felipe Massa? Problemas. A bomba de combustível falhou desde o início da classificação. Em retas, o carro do brasileiro chegava a andar mais de 25 km/h mais lento que os demais. Isso significa dizer levar uma Williams no ritmo de uma Caterham, que foi exatamente onde Massa se encaixou: 18º, entre o evoluído Marcus Ericsson e já nem tão empolgado Kamui Kobayashi.

Confira como foi a classificação para o GP da Rússia de F1

Antes mesmo de a classificação ter início em Sochi neste sábado (11), quatro pilotos já tinha na conta punições com a perda de posições no grid. A ordem, de acordo com as sanções, era: Pastor Maldonado, pela troca do sexto motor no Japão, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen e Max Chilton. Todos os três por troca do câmbio. A ordem aí também importante para formação das posições de largada para o inédito GP da Rússia, o 16º da temporada 2014.

Dito isso, Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes para abrir o Q1. Logo, todo mundo repetiu o francês e, curiosamente, quase todos saíram depressa com os pneus macios, até mesmo os dois pilotos da Mercedes – algo pouco comum neste ano. E, assim sendo, Lewis Hamilton não tardou em começar a voar pela pista russa.

Vale destacar que, neste primeiro momento, apenas os dois carros da McLaren e da Force India escolheram os pneus médios para os giros iniciais. Mas a decisão rapidamente se mostrou errada e as duas equipes imediatamente chamaram seus pilotos de volta para, em seguida, calçá-los com os poderosos macios.

Felipe Massa teve problemas de motor no Q1 (Foto: AP/Pavel Golovkin)

Só que, lá na frente, a briga era outra. Apesar dos esforços de Lewis, Nico Rosberg foi quem tomou à frente da classificação, com 1min39s292. Daniil Kvyat já se colocava em terceiro.

Aí veio a segunda rodada de voltas rápidas. Neste ponto, Lewis parecia mais rápido, chegou a beliscar a liderança, mas foi logo superado de novo pelo companheiro de Mercedes, que cravou 1min39s076.

E mais um embate entre os dois rivais inverteu a posição de ambos. Hamilton registrou 1min38s759 e foi lá para frente, impondo uma desconfortável vantagem de 0s317 para Rosberg. Depois disso, os dois voltaram aos pits.

Sem os dois protagonistas, a Williams crescia com Valtteri Bottas. O finlandês não encontrou dificuldades para se colocar em terceiro, com 1min39s589. O rápido nórdico ainda melhoria para 1min39s125 antes do fim da primeira parte da classificação, se consolidando na luta com a Mercedes. Ao menos, neste primeiro momento.

Magnussen foi outro que veio bem e cravou o quarto tempo, à frente do companheiro Jenson Button e de Kimi Raikkonen. Fernando Alonso era o sétimo, uma posição melhor que Daniil Kvyat, Jean-Éric Vergne e Sebastian Vettel.

Enquanto isso, Felipe Massa já se via em apuros. Pelo rádio, o brasileiro se queixava de algo estava errado com o motor da Mercedes de seu FW36. Felipe foi capaz de registrar apenas 1min43s064. A marca, muito acima, o impediu de avançar na classificação. Junto com Massa, Marcus Ericsson, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado, punido com a perda de cinco posições, e Max Chilton acabaram limados ainda no Q1.

No fim das contas, a parte cima da tabela fechou com os seguintes nomes: Hamilton, Rosberg, Bottas, Button, Magnussen. Kvyat, Räikkönen, Alonso. Hülkenberg, Vergne, Vettel, Ricciardo, Pérez, Sutil, Gutiérrez e Grosjean.

 
E lá fomos nós para o Q2

Sergio Pérez foi quem puxou o pelotão na luz verde para a fase intermediária da classificação. E, claro, que o mexicano também saiu na frente na tabela, com uma marca melhor do que aquela que ele mesmo havia conseguido na primeira fase da classificação. Portanto, 1min40s163. Mas logo a folha tempos mudaria. Nico Rosberg não demorou a sair e, já na primeira volta rápida, cravou 1min38s979, devidamente equipado com os pneus macios. Aliás, nesta segunda fase, ninguém desprezou os pneus amarelos e mais grudentos.

Mas se a marca de Rosberg impressionava, a de Hamilton foi para acabar. Voando, o inglês de cara registrou 1min38s338, saltou à frente e ainda queria mais, mas acabou satisfeito com esse desempenho aí. Ou seja, não saiu mais. 

 
Quem aproveitou foi Valtteri Bottas. O danado piloto da Williams se achou com 1min38s971, superou Rosberg e já se posicionou em segundo. Aí Kevin Magnussen também veio no embalo, trazendo Jenson Button.

Enquanto Williams e McLaren tentavam se infiltrar entre as Mercedes, a Red Bull, a Toro Rosso e a Ferrari travaram uma bela disputa no pelotão intermediário do top-10. Rosberg conseguiu superar Valtteri em quase 0s4 e se aproximou, mas nem tanto, de Hamilton. A diferença entre eles era de 0s268. Mas as coisas ainda não estavam totalmente definidas na classificação.

Os minutos finais viram Bottas tentar uma última vez alcançar os prateados, mas a tarefa era dura demais, apesar da primeira parcial roxa. O finlandês acabou mesmo em terceiro, atrás do líder Hamilton e de Rosberg.

Valtteri Bottas infernizou neste sábado (Foto: Getty Images)

Agora falando entre os mais normais, Magnussen ainda conseguiu se segurar em quarto, mas viu a aproximação perigosa do piloto da casa Daniil Kvyat. O russo saltou para quinto com cronômetro zerado, deixando Button em sexto e Ricciardo em sétimo. Alonso também se salvou no fim ao cravar a oitava marca, assim como Räikkänen, que veio na sequência, em nono. Vergne também se garantiu no finzinho, jogando Vettel para fora.

Além do tetracampeão, Hülkenberg, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Grosjean foram eliminados da disputa do Q3. Aqui, só um lembrete, Hülk ainda vai perder cinco posições no grid.

E, finalmente, a decisão

O decisivo Q3 teve início com a Mercedes e a Toro Rosso indo logo à pista. Na verdade, Lewis Hamilton e Jean-Éric Vergne foram os primeiros a sair. Os demais também não demoraram a ganhar o circuito russo. Dessa forma, o líder do campeonato não encontrou impedimentos para logo comandar as ações. Ele iniciou com 1min39s980, mas a marca era estranhamente alta. Vergne era segundo.

Aí o jogo começou de vez. Nico Rosberg já veio com 1min38s946, enquanto o atrevido Valtteri Bottas já era o segundo, com 1min39s162. Bem perto, portanto, do alemão. Jenson Button e Fernando Alonso se colocaram ali em terceiro e quarto. O espanhol, entretanto, acabou sendo empurrado para quinto, depois que Daniel Ricciardo virou 1min39s635. Daniil Kvyat era o sexto. Magnussen e Räikkönen vinham apenas em nono e décimo.

Lewis Hamilton durante a classificação para GP da Rússia (Foto: Getty Images)

E assim foi a primeira parte do Q3. Os instantes finais reservaram outras emoções. Hamilton saiu primeiro de novo e pulou para a ponta, com 1min38s759. O inglês ainda melhorou mais um pouquinho e assegurou a sétima pole do ano com o tempo de 1min38s513, exatos 0s2 para o companheiro Rosberg, que baixou pouco seu tempo nesta parte final. Será a nona dobradinha da Mercedes na temporada 2014 no inédito GP russo.

Agora vale destacar o empenho de Bottas. O finlandês assustou no fim com as duas das três parciais roxas, mas ficou mesmo em terceiro, à frente de Button e do incrível Kvyat — melhor posição de largada do russo até o momento. Magnussen, Alonso, Raikkonen e Vergne completaram o dez primeiros.

A primeira etapa russa da F1 acontece neste domingo (12), às 8h (de Brasília).


As imagens do GP da Rússia de F1
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F1, GP da Rússia, Sochi, grid de largada:
1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:38.513   18
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:38.713 +0.200 18
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:38.920 +0.407 23
4 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:39.121 +0.608 22
5 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT   1:39.277 +0.764 27
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT   1:39.635 +1.122 21
7 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:39.709 +1.196 25
8 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:39.771 +1.258 26
9 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:40.020 +1.507 27
10 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:40.052 +1.539 13
11 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES P +5 1:39.629 +1.116 21
12 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:40.058 +1.545 13
13 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:40.163 +1.650 18
14 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:40.536 +2.023 18
15 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT   1:40.984 +2.471 18
16 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT   1:41.397 +2.884 9
17 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES P +5 1:42.648 +4.135 16
18 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:43.064 +4.551 8
19 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:43.166 +4.653 9
20 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT P +5 1:43.205 +4.692 5
21 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI P +5 1:43.649 +5.136 5
    TEMPO 107% Q1     1:45.672 +7.159  
                 
RECORDE LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:38.513 11/10/2014  
MELHOR VOLTA LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:38.513 11/10/2014  

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