Hamilton destoa e consegue em Sochi pole mais tranquila na temporada 2014. Com problemas, Massa sai em 18º
Lewis Hamilton fez a pole mais sossegada do Mundial 2014 de F1 ao seguir o que vem fazendo durante todo o fim de semana: pondo tempo sobre o companheiro Nico Rosberg. Valtteri Bottas quase chegou a ameaçar a dupla da Mercedes, mas sai em terceiro. Felipe Massa, que teve problemas na bomba de combustível, larga no fundão do grid na Rússia
Lewis Hamilton durante a classificação deste sábado em Sochi (Foto: Getty Images))"/>
Confira como foi a classificação para o GP da Rússia de F1
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Dito isso, Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes para abrir o Q1. Logo, todo mundo repetiu o francês e, curiosamente, quase todos saíram depressa com os pneus macios, até mesmo os dois pilotos da Mercedes – algo pouco comum neste ano. E, assim sendo, Lewis Hamilton não tardou em começar a voar pela pista russa.
Vale destacar que, neste primeiro momento, apenas os dois carros da McLaren e da Force India escolheram os pneus médios para os giros iniciais. Mas a decisão rapidamente se mostrou errada e as duas equipes imediatamente chamaram seus pilotos de volta para, em seguida, calçá-los com os poderosos macios.
Só que, lá na frente, a briga era outra. Apesar dos esforços de Lewis, Nico Rosberg foi quem tomou à frente da classificação, com 1min39s292. Daniil Kvyat já se colocava em terceiro.
Aí veio a segunda rodada de voltas rápidas. Neste ponto, Lewis parecia mais rápido, chegou a beliscar a liderança, mas foi logo superado de novo pelo companheiro de Mercedes, que cravou 1min39s076.
E mais um embate entre os dois rivais inverteu a posição de ambos. Hamilton registrou 1min38s759 e foi lá para frente, impondo uma desconfortável vantagem de 0s317 para Rosberg. Depois disso, os dois voltaram aos pits.
Sem os dois protagonistas, a Williams crescia com Valtteri Bottas. O finlandês não encontrou dificuldades para se colocar em terceiro, com 1min39s589. O rápido nórdico ainda melhoria para 1min39s125 antes do fim da primeira parte da classificação, se consolidando na luta com a Mercedes. Ao menos, neste primeiro momento.
Magnussen foi outro que veio bem e cravou o quarto tempo, à frente do companheiro Jenson Button e de Kimi Raikkonen. Fernando Alonso era o sétimo, uma posição melhor que Daniil Kvyat, Jean-Éric Vergne e Sebastian Vettel.
Enquanto isso, Felipe Massa já se via em apuros. Pelo rádio, o brasileiro se queixava de algo estava errado com o motor da Mercedes de seu FW36. Felipe foi capaz de registrar apenas 1min43s064. A marca, muito acima, o impediu de avançar na classificação. Junto com Massa, Marcus Ericsson, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado, punido com a perda de cinco posições, e Max Chilton acabaram limados ainda no Q1.
No fim das contas, a parte cima da tabela fechou com os seguintes nomes: Hamilton, Rosberg, Bottas, Button, Magnussen. Kvyat, Räikkönen, Alonso. Hülkenberg, Vergne, Vettel, Ricciardo, Pérez, Sutil, Gutiérrez e Grosjean.
Sergio Pérez foi quem puxou o pelotão na luz verde para a fase intermediária da classificação. E, claro, que o mexicano também saiu na frente na tabela, com uma marca melhor do que aquela que ele mesmo havia conseguido na primeira fase da classificação. Portanto, 1min40s163. Mas logo a folha tempos mudaria. Nico Rosberg não demorou a sair e, já na primeira volta rápida, cravou 1min38s979, devidamente equipado com os pneus macios. Aliás, nesta segunda fase, ninguém desprezou os pneus amarelos e mais grudentos.
Mas se a marca de Rosberg impressionava, a de Hamilton foi para acabar. Voando, o inglês de cara registrou 1min38s338, saltou à frente e ainda queria mais, mas acabou satisfeito com esse desempenho aí. Ou seja, não saiu mais.
Enquanto Williams e McLaren tentavam se infiltrar entre as Mercedes, a Red Bull, a Toro Rosso e a Ferrari travaram uma bela disputa no pelotão intermediário do top-10. Rosberg conseguiu superar Valtteri em quase 0s4 e se aproximou, mas nem tanto, de Hamilton. A diferença entre eles era de 0s268. Mas as coisas ainda não estavam totalmente definidas na classificação.
Os minutos finais viram Bottas tentar uma última vez alcançar os prateados, mas a tarefa era dura demais, apesar da primeira parcial roxa. O finlandês acabou mesmo em terceiro, atrás do líder Hamilton e de Rosberg.
Agora falando entre os mais normais, Magnussen ainda conseguiu se segurar em quarto, mas viu a aproximação perigosa do piloto da casa Daniil Kvyat. O russo saltou para quinto com cronômetro zerado, deixando Button em sexto e Ricciardo em sétimo. Alonso também se salvou no fim ao cravar a oitava marca, assim como Räikkänen, que veio na sequência, em nono. Vergne também se garantiu no finzinho, jogando Vettel para fora.
Além do tetracampeão, Hülkenberg, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Grosjean foram eliminados da disputa do Q3. Aqui, só um lembrete, Hülk ainda vai perder cinco posições no grid.
O decisivo Q3 teve início com a Mercedes e a Toro Rosso indo logo à pista. Na verdade, Lewis Hamilton e Jean-Éric Vergne foram os primeiros a sair. Os demais também não demoraram a ganhar o circuito russo. Dessa forma, o líder do campeonato não encontrou impedimentos para logo comandar as ações. Ele iniciou com 1min39s980, mas a marca era estranhamente alta. Vergne era segundo.
Aí o jogo começou de vez. Nico Rosberg já veio com 1min38s946, enquanto o atrevido Valtteri Bottas já era o segundo, com 1min39s162. Bem perto, portanto, do alemão. Jenson Button e Fernando Alonso se colocaram ali em terceiro e quarto. O espanhol, entretanto, acabou sendo empurrado para quinto, depois que Daniel Ricciardo virou 1min39s635. Daniil Kvyat era o sexto. Magnussen e Räikkönen vinham apenas em nono e décimo.
E assim foi a primeira parte do Q3. Os instantes finais reservaram outras emoções. Hamilton saiu primeiro de novo e pulou para a ponta, com 1min38s759. O inglês ainda melhorou mais um pouquinho e assegurou a sétima pole do ano com o tempo de 1min38s513, exatos 0s2 para o companheiro Rosberg, que baixou pouco seu tempo nesta parte final. Será a nona dobradinha da Mercedes na temporada 2014 no inédito GP russo.
Agora vale destacar o empenho de Bottas. O finlandês assustou no fim com as duas das três parciais roxas, mas ficou mesmo em terceiro, à frente de Button e do incrível Kvyat — melhor posição de largada do russo até o momento. Magnussen, Alonso, Raikkonen e Vergne completaram o dez primeiros.
A primeira etapa russa da F1 acontece neste domingo (12), às 8h (de Brasília).
As imagens do GP da Rússia de F1
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F1, GP da Rússia, Sochi, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:38.513 | 18 | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:38.713 | +0.200 | 18 | |
3 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:38.920 | +0.407 | 23 | |
4 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:39.121 | +0.608 | 22 | |
5 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:39.277 | +0.764 | 27 | |
6 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:39.635 | +1.122 | 21 | |
7 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:39.709 | +1.196 | 25 | |
8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:39.771 | +1.258 | 26 | |
9 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:40.020 | +1.507 | 27 | |
10 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:40.052 | +1.539 | 13 | |
11 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | P +5 | 1:39.629 | +1.116 | 21 |
12 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:40.058 | +1.545 | 13 | |
13 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:40.163 | +1.650 | 18 | |
14 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:40.536 | +2.023 | 18 | |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:40.984 | +2.471 | 18 | |
16 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:41.397 | +2.884 | 9 | |
17 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | P +5 | 1:42.648 | +4.135 | 16 |
18 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:43.064 | +4.551 | 8 | |
19 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:43.166 | +4.653 | 9 | |
20 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | P +5 | 1:43.205 | +4.692 | 5 |
21 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | P +5 | 1:43.649 | +5.136 | 5 |
TEMPO 107% | Q1 | 1:45.672 | +7.159 | |||||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:38.513 | 11/10/2014 | |||
MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:38.513 | 11/10/2014 |