Hamilton se impõe com sobras sobre Rosberg e sai na pole do GP da Itália. Massa larga em quarto
Lewis Hamilton não deu chance para Nico Rosberg lhe dar o bote em Monza. O inglês foi o mais rápido nas três partes da classificação, coroando um sábado perfeito e em sustos em Monza. Mas o alemão não pode reclamar: a Mercedes foi rápida em reparar o câmbio problemático que o tirou do treino livre da manhã e vai largar ao lado do parceiro. Felipe Massa sai na quarta colocação ao lado de Valtteri Bottas
Lewis Hamilton não viu uma cena quase clássica desta temporada se repetir em Monza neste sábado (6): perder a pole depois de ter sido melhor nas duas partes iniciais da classificação. O inglês impôs um domínio que beirou a perfeição e vai largar na frente no GP da Itália, 13ª etapa do Mundial de F1.
Hamilton dá fim a um jejum que perdurava desde a Espanha. De lá até a última prova na Bélgica, foram seis poles de Nico Rosberg e uma de Felipe Massa.
Relacionadas
Só que Rosberg não pode ficar de todo desolado: a Mercedes ajeitou o carro a tempo, permitindo que seu piloto participasse tranquilamente da sessão. O alemão mal havia entrado na pista no TL3 por problemas de câmbio. Tomou um tempo considerável? Sim, não se pode negar, mas segundo está bom demais para a situação.
As Williams chegaram a incomodar em algum momento, mas faltaram alguns preciosos décimos. De qualquer forma, preencheram a segunda fila, com Valtteri Bottas se dando melhor que Massa.
Confira como foi a classificação do GP da Itália de F1 neste sábado
Ainda debatendo a entrevista de Luca di Montezemolo, que negou que vá deixar a presidência da Ferrari, os carros foram à pista para os trabalhos de sábado à tarde em Monza. O primeiro a abrir volta rápida foi Kamui Kobayashi, o coitado que só soube que ia correr pela Caterham na quarta-feira. 1min28s299 foi seu tempo, sabidamente longe do que os ponteiros viriam a fazer. As Force India vieram na sequência, junto com Marcus Ericsson — claramente bem mais lento que o mítico japonês.
Sem treinar pela manhã, Rosberg deu sua volta de instalação e se permitiu dar um giro cronometrado. Com 1min25s862, já demonstrava que o problema no câmbio estava sanado. Cerca de meio minuto depois, Hamilton tirou o companheiro da primeira colocação, 0s3 mais rápido. Na sequência, Massa deu uma volta 0s036 pior que a do tempo do inglês, colocando-se entre as Mercedes. Para completar a primeira rodada, Bottas apareceu em quarto.
Faltando 8min30s, Massa pulou para a primeira posição ao girar em 1min25s528, confirmando a eficiência do conjunto da Williams e a expectativa de que poderia, de fato, brigar pela pole. Mas logo Rosberg tirou o brasileiro da primeira posição: 1min25s493. Tempo depois, foi a vez de Hamilton, na casa de 1min25s3.
E quem seguia Mercedes e Williams? Não, não era nem Ferrari, Red Bull ou McLaren, mas a Toro Rosso. Primeiro, Jean-Éric Vergne surgiu em quinto com um tempo 0s7 pior que o de Hamilton; depois, Daniil Kvyat, a 0s8.
A zona do reboco já tinha um piloto fadado a ficar no Q1: Romain Grosjean. Numa cena comum nesta temporada, a Lotus apresentou problemas mecânicos e deixou o francês a pé durante 90% da parte inicial. Daí o liberaram. E com uma oportunidade apenas, teve de se contentar com o 18º tempo. Se serve de consolo, Pastor Maldonado também foi relegado, um posto acima. Claro que as outras quatro posições foram ocupadas pelas Marussia e pelas Caterham. E claro que Kobayashi e Jules Bianchi puseram um caminhão de tempo sobre os limitados parceiros.
Consulte já as condições especiais para ver a decisão do campeonato
O Q2 iniciou com Nico Hülkenberg e a Force India que já de início hesitava passar para o Q3. A primeira passagem de respeito se deu na casa de 1min26s2, rapidamente batida por Kvyat e devidamente pulverizada com o tempo de Rosberg, 1min24s682, o melhor até então do fim de semana. Bottas aproximou-se e terminou exatos 0s2 atrás; Massa, a 0s364.
Via rádio, uma pequena discussão começou a se travar entre Rosberg e seu engenheiro. O piloto queria dar uma volta mais para garantir; do outro lado, ouvia que aquilo bastava e que discutiria com ele ali nos boxes. Mistério.
Talvez Rosberg já presentisse que Hamilton conseguiria ser muito melhor assim que cravasse sua primeira volta — como o foi, faltando 5 minutos para o fim da sessão: 1min24s560.
Alonso era o melhor da turma do outro mundo com a Ferrari que simulava uma reação. Mas o tempo do espanhol era quase 1s pior que o de Hamilton. A posição em pista ia ao encontro com as de sua expectativa antes da classificação, que era a de um lugar na terceira fila. Momentaneamente, a figura que ocuparia a posição ao lado era Jenson Button, com certa folga para Sebastian Vettel.
Pela honra, Rosberg ainda retornou à pista para tentar desbancar o companheiro & rival. Ficou a 0s040, no fim das contas.
Foram degolados, como se esperava, as duas Sauber, as Toro Rosso de abóbora, Hülkenberg e Kimi Räikkönen. Pois é: o finlandês errou em todas as suas tentativas na Variante della Roggia e só vai largar em 11º, benificiado pela punição que Kvyat vai receber pela troca de motor. Pelo jeito, o desempenho de Kimi na Bélgica foi exceção.
A primeira aparição no Q3 foi da Force India que restou, a de Sergio Pérez. Com um tempo café-com-leite, apenas acompanhou a briga dos cachorros grandes. O primeiro da turma foi Rosberg, que passou em 1min24s5; segundos depois, Bottas marcou fortes 1min24s6; Massa fez 1min24s8. E Hamilton não deu graça: 1min24s109.
Rosberg bem que tentou, mas não superou o parceiro, bem como os demais ali da parte inicial, fixando suas posições. Kevin Magnussen, caladinho, num estilo dinamarquês discreto, apareceu com um ótimo quinto lugar, pondo-se à frente do parceiro Jenson Button e minando as expectativas de Alonso, que foi sétimo. Vettel e Daniel Ricciardo terminaram em oitavo e nono, respectivamente. Sergio Pérez encerrou o top-10.
O GP da Itália acontece neste domingo às 9h (de Brasília), e a atenção fica para a largada e a fechada primeira curva à direita e sua variante. Vai que Hamilton e Rosberg se encontram por ali…
As imagens da F1 em Monza na galeria exclusiva do GRANDE PRÊMIO
|
F1, GP da Itália, Monza, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:24.109 | 20 | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:24.383 | +0.274 | 19 | |
3 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:24.697 | +0.588 | 16 | |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:24.865 | +0.756 | 17 | |
5 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:25.314 | +1.205 | 18 | |
6 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:25.379 | +1.270 | 18 | |
7 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:25.430 | +1.321 | 17 | |
8 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:25.436 | +1.327 | 18 | |
9 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:25.709 | +1.600 | 17 | |
10 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:25.944 | +1.835 | 23 | |
11 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:26.110 | +2.001 | 13 | |
12 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:26.157 | +2.048 | 15 | |
13 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:26.279 | +2.170 | 18 | |
14 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:26.588 | +2.479 | 17 | |
15 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:26.692 | +2.583 | 17 | |
16 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:27.520 | +3.411 | 8 | |
17 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:27.632 | +3.523 | 5 | |
18 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:27.671 | +3.562 | 9 | |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:27.738 | +3.629 | 8 | |
20 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:28.247 | +4.138 | 8 | |
21 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | P +10 | 1:26.070 | +1.961 | 16 |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:28.562 | +4.453 | 9 | |
TEMPO 107% | Q1 | 1:31.338 | +7.229 | |||||
RECORDE | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:20.089 | 11/09/2004 | |||
MELHOR VOLTA | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:21.046 | 12/09/2004 |