Massa volta aos pontos, elogia estratégia da Williams em Suzuka, mas admite: “Hoje a Force India tem um carro melhor”

Nono colocado no GP do Japão, disputado neste domingo (9) em Suzuka, Felipe Massa voltou a pontuar após duas corridas fora do top-10 e agora soma 43, um a mais que Fernando Alonso, voltando ao décimo lugar do Mundial de Pilotos. Mas o brasileiro, embora tenha reconhecido os méritos da Williams na estratégia de uma parada, admitiu que a Force India vive um momento melhor

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Felipe Massa viveu neste domingo (9), em Suzuka, uma jornada considerada positiva. Em seu último GP do Japão como piloto de F1, o veterano brasileiro cruzou a linha de chegada em nono lugar. O resultado foi logrado muito em função da estratégia da Williams, que optou por realizar apenas uma parada com Felipe e também com Valtteri Bottas, que fechou o rol dos dez primeiros na corrida. 
 
Porém, o resultado não foi o bastante para manter a Williams próxima da Force India. Com Sergio Pérez em sétimo e Nico Hülkenberg em oitavo, agora a escuderia de Grove soma 124 pontos no Mundial de Construtores, dez a menos em reação à adversária. O próprio Massa se mostrou feliz com a estratégia da Williams em Suzuka, mas também reconheceu que a Force India hoje teve um carro superior.
 
Com o resultado da corrida, Massa voltou a ocupar um lugar no top-10 do Mundial de Pilotos, alcançando os 43 pontos, um a mais em relação a Fernando Alonso, que foi apenas o 16º colocado em Suzuka.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Felipe Massa voltou a somar pontos neste domingo em Suzuka e está de novo no top-10 da temporada (Foto: Williams)
Com pneus médios, Massa largou em 12º lugar. Na primeira parte da prova, chegou a andar em quinto por ter retardado seu pit-stop, que viria a ser o único. Foi natural que o brasileiro perdesse posições por contar com uma clara estratégia de uma parada. 
 
Na volta 17, Felipe foi ultrapassado por Sergio Pérez, caindo para nono, ficando na alça de mira de Hülkenberg. O pit-stop de Massa foi feito apenas na volta 25, e daí foi até o fim. O veterano voltou em 11º, ganhou a posição de Valtteri Bottas e travou disputa intensa com Carlos Sainz. Após um bom duelo, Felipe passou o espanhol e subiu para o nono lugar, posição que manteve até a bandeirada final.
 
“Foi uma corrida difícil. Nós lutamos muito desde o início até o fim. Perdemos duas posições na largada, talvez devido aos pneus que tínhamos na comparação com os outros”, analisou Massa.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“No começo, o ritmo não parecia muito promissor na comparação com os outros. Tentamos ficar lá fora por mais tempo para fazer apenas uma parada e acabou dando certo. Gostaríamos de ter finalizado à frente da Force India, mas hoje eles têm um carro melhor”, admitiu.

 
“Conseguimos marcar pontos com os dois carros depois de ficarmos em 13º e 14º durante a primeira parte da prova. Acho que foi uma boa corrida e a estratégia funcionou muito bem”, concluiu o brasileiro, que dentro de duas semanas vai dar a volta ao mundo e disputar o GP dos Estados Unidos, a 18ª etapa da temporada 2016 da F1, no Circuito das Américas, em Austin.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.