Mesmo com erro, Rosberg quebra sequência de Hamilton e garante pole em Mônaco. Acertado, Massa é 16º

Apesar de um erro em sua volta final, Nico Rosberg conseguiu deixar Lewis Hamilton para trás e faturou a pole em Mônaco. Daniel Ricciardo, de novo, larga na frente de Sebastian Vettel

 A cobertura completa do GP de Mônaco no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
 As imagens deste sábado de F1 em Mônaco

Nico Rosberg se manteve fiel à ideia de que o que vale é a classificação. Depois de ver Lewis Hamilton ir para último treino em Mônaco com a melhor volta do fim de semana, o germânico surgiu mais forte neste sábado (24) e quebrou a sequência de poles do companheiro de Mercedes.

 
Com seu melhor giro em 1min15s989, Rosberg conquistou a sexta pole de sua carreira, a segunda na temporada 2014 do Mundial. 0s059 mais lento, Hamilton larga ao lado do companheiro e completa a primeira fila do grid do Principado. 
Nico Rosberg reinou no Principado neste sábado (Foto: Mercedes)
Vale lembrar que Rosberg também largou na pole no GP de Mônaco de 2013, quando seguiu firme rumo ao segundo triunfo de sua carreira.
 
Assim como vem acontecendo ao longo da temporada, Daniel Ricciardo foi mais rápido que Sebastian Vettel e vai abrir a segunda fila do grid de Monte Carlo. O tetracampeão foi 0s163 mais lento que o companheiro de Red Bull.
 
Mantendo a sequência de duplas, Fernando Alonso arrematou o quinto posto, à frente de Kimi Räikkönen, que escapou de ser atropelado por Vettel durante o fim de semana em Mônaco.
 
Com 1min17s540, Jean-Éric Vergne colocou a Toro Rosso na sétima colocação, à frente de Kevin Magnussen. Daniil Kvyat aparece em nono, com Sergio Pérez completando a lista dos dez primeiros no grid.
 
Felipe Massa, por sua vez, segue com sua incrível maré de azar. Confirmando o dito popular de que bonzinho só se lasca, o brasileiro abriu caminho para Marcus Ericsson no final do Q1, mas o atrapalhado piloto da Caterham errou a freada na Mirabeau e acabou levando o brasileiro para o muro.
 
Com o carro apagado, Felipe precisou ser empurrado até os boxes. Assim, mesmo tendo garantido o direito de participar do Q2, ficou impedido de rodar. Pelo regulamento, o piloto precisa voltar sozinho para os pits para poder andar na sessão seguinte. Desta forma, Massa vai largar em 16º.
Marcus Ericsson acerta Felipe Massa na classificação (Foto: Reprodução)
Confira como foi o treino classificatório para o GP de Mônaco
Atingido por Ericsson, Massa avança ao Q2, mas não consegue rodar
 
A temperatura subiu em Mônaco para o treino classificatório. Quando as luzes do pit-lane ficaram verdes, os termômetros indicavam 18°C de temperatura ambiente – não muito fora daquilo que aconteceu no terceiro treino livre –, mas com a pista batendo a marca dos 42°C.
 
Assim que a pista foi aberta, Nico Rosberg foi um dos primeiros a deixar os pits. O germânico, claro, calçava a Mercedes com os pneus macios, identificados pela cor amarela. Lewis Hamilton seguiu o companheiro de equipe, acompanhado pela dupla da Toro Rosso. 
 
Ainda no início do Q1, a fase inicial do treino classificatório, já era possível ver alguns pilotos apostando nos pneus supermacios, entre eles Pastor Maldonado.
 
Assim que as voltas rápidas começaram a surgir, Rosberg se instalou na ponta com 1min17s938. 0s813 atrás, Hamilton se instalou em segundo, à frente de Esteban Gutiérrez, Fernando Alonso, Jenson Button, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Jules Bianchi, Maldonado, Kimi Räikkönen e Felipe Massa.
Daniel Ricciardo superou Sebastian Vettel mais uma vez (Foto: Clive Mason/Getty Images)
Com 1min19s095, Massa saltou para o terceiro posto, mas caiu para quarto com Maldonado se instalando na segunda colocação. 
 
Ainda nos primeiros minutos do Q1, Daniil Kvyat, que não tem experiência prévia em pista de rua, rodou na chicane do Porto. O russo, entretanto, deu sorte e só bateu o bico no muro de Mônaco.
 
Hamilton baixou sua marca para 1min17s823 e reassumiu o segundo posto. Na sequência, também de supermacios, Romain Grosjean passou a ocupar a terceira colocação, mas caiu para quarto com Ricciardo subindo para terceiro.
 
Com pneus macios assim como o companheiro de Red Bull, Vettel se instalou em quinto, à frente de Alonso, Maldonado, Massa, Button e Sutil.
 
Depois do susto de Kvyat, foi a vez de Magnussen conhecer os desafios de Mônaco mais de perto. O piloto da McLaren quase bateu na Sainte Dévote, mas conseguiu evitar o acidente. 
 
Faltando cerca de dois minutos para o fim, Rosberg liderava à frente de Hamilton, Button, Ricciardo, Button, Ricciardo, Räikkönen, Magnussen e Pérez. Com pneus supermacios, Massa ocupava a décima colocação. Bottas, também com os compostos vermelhos, era o 13º.
 
Com 1min17s557, Vergne tomou a ponta, abrindo 0s121 de vantagem para Rosberg.
 
Já nos segundos finais, Massa abriu caminho para Marcus Ericsson na Mirabeau, mas, mesmo assim, o piloto da Caterham conseguiu acertar o brasileiro e os dois bateram. Felipe, que garantiu vaga no Q2, precisou que empurrassem seu carro para retornar aos boxes.
 
Com a bandeira quadriculada tremulando no Principado, Vergne ficou com o primeiro posto, seguido por Rosberg, Hamilton, Alonso, Button, Ricciardo, Räikkönen, Magnussen e Massa. Grosjean vinha em 11º, à frente de Vettel, Bottas, Hülkenberg, Maldonado e Kvyat.
Nico Hülkenberg não chegou à fase final da classificação (Foto: Force India)
Assim, Gutiérrez, Sutil, Bianchi, Chilton, Kobayashi e Ericsson não avançaram para o Q2.
 
Como não conseguiu voltar aos boxes sozinho após o Q1, Felipe Massa ficou impedido de participar do Q2 e, assim, vai largar em 16º.
 
Hamilton dita o ritmo e Button e Bottas se juntam a Massa como eliminados no Q2
 
Quando a pista foi liberada para o Q2, Rosberg, mais uma vez, puxou a fila, seguido por Hamilton. Ricciardo, entretanto, foi quem começou na ponta, com 1min17s769. 
 
Nico logo registrou 1min16s682 e assumiu a liderança, já anotando o melhor tempo do fim de semana. Hamilton se instalou em segundo, 0s035 atrás. Ricciardo caiu para terceiro, à frente de Alonso e Magnussen.
 
Com pouco mais de cinco minutos para o fim do Q2, a maior parte dos pilotos foi aos boxes para trabalhar mais um pouquinho nos carros. Rosberg liderava, seguido por Hamilton, Ricciardo, Vettel e Alonso.
 
Rapidamente, todos retornaram para a pista, com Pérez sendo o primeiro a melhorar. O mexicano saltou para o oitavo posto, com 1min17s755. 
 
Na ponta da tabela, Rosberg e Hamilton travavam – de novo – seu duelo particular, melhorando as parciais de Mônaco. Nico logo baixou para 1min16s465, mas viu Lewis anotar 1min16s354 e tomar a ponta.
Lewis Hamilton foi 0s059 mais lento que o companheiro de equipe (Foto: Mercedes)
Com o cronômetro zerado, Hamilton garantiu a melhor marca, à frente de Rosberg e Vettel, que melhorou em sua última volta. Alonso vinha em quarto, seguido por Ricciardo, Räikkönen, Kvyat, Magnussen, Vergne e Pérez.
 
Além de Massa, que ficou impedido de participar do Q2, Hülkenberg, Button, Bottas, Grosjean e Maldonado também não conseguiram vaga no Q3 para brigar por uma das dez primeiras posições no grid de largada.
 
Rosberg erra no Q3, mas consegue quebrar sequência de Hamilton
 
A parte final do treino classificatório foi um desfile de pneus supermacios novos e usados. Com 1min18s132, Kimi Räikkönen começou na frente, mas logo teve sua marca superada por Vergne.
 
Raspando no guard-rail, Alonso anotou 1min16s792 e assumiu a ponta, sendo batido por Ricciardo na sequência. Rosberg também quis brincar, baixou para 1min15s989 e assumiu a ponta. 0s059 mais lento, Hamilton saltou para segundo.
 
Ricciardo tinha o terceiro tempo, à frente de Vettel, Alonso e Räikkönen. Vergne vinha em sétimo, seguido por Magnussen, Pérez e Kvyat.
 
Na sequência, os pilotos partiram para mais uma parada nos boxes, antes de voltarem para um último ataque à pole.
 
Em sua última volta no Q3, Rosberg passou reto na Mirabeau e não mais teve como melhorar a marca de 1min15s989. Cabia apenas a Hamilton arrancar o companheiro de equipe do topo da tabela de tempos. 
 
Com o cronômetro zerado, Ricciardo confirmou o terceiro posto. Em seu último giro, Hamilton, por conta da bandeira amarela resultante do acidente de Nico, tirou o pé e ficou com o segundo posto. E, principalmente, demonstrou todo seu desgosto com a situação, que levou os comissários a analisarem a manobra de Rosberg.
O descontentamento explícito de Hamilton após a classificação em Mônaco (Foto: Getty Images)

icon_tempo O passo a passo da classificação deste sábado em Mônaco

F1, GP de Mônaco, Monte Carlo, grid de largada:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:15.989   26
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:16.048 +0.059 27
3 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT   1:16.384 +0.395 22
4 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:16.547 +0.558 25
5 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:16.686 +0.697 27
6 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:17.389 +1.400 27
7 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:17.540 +1.551 26
8 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES   1:17.555 +1.566 25
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT   1:18.090 +2.101 23
10 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:18.327 +2.338 26
11 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:17.846 +1.857 20
12 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:17.988 +1.999 20
13 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:18.082 +2.093 20
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT   1:18.196 +2.207 23
15 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT   1:18.356 +2.367 21
16 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES       10
17 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:18.741 +2.752 11
18 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:18.745 +2.756 11
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI   1:19.332 +3.343 10
20 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI   1:19.928 +3.939 9
21 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:20.133 +4.144 9
22 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT   1:21.732 +5.743 9
    TEMPO 107% Q1     1:32.837 +16.848  
                 
RECORDE MICHAEL SCHUMACHER ESP FERRARI F2004   1:14.439 23/04/2004  
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB7   1:13.556 28/05/2001  
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP de Mônaco, sexta etapa do Mundial de F1, com o repórter Renan do Couto. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.