Newey fala que F1 virou “fórmula motor” e vê carro de 2014 como “maior desafio” da carreira

Projetista da Red Bull, Adrian Newey disse que, ao menos neste início de temporada, a F1 será apenas uma 'fórmula motor', devido à introdução dos novos motores V6. O engenheiro também admitiu que o projeto do carro de 2014 foi o "maior desafio" de sua carreira

Adrian Newey, o gênio projetista da Red Bull, entende que a temporada 2014 da F1 será totalmente dominada pelas regras que determinaram o uso do novo motor V6 e de seus complexos componentes.

Na semana passada, durante a primeira bateria de testes em Jerez de la Frontera, os atuais campeões enfrentaram muitos problemas com o novo RB10, além das falhas apresentadas pelo motor da Renault. O armazenamento de energia foi o maior dos contratempos durante os dias de atividades na Espanha, o que fez, inclusive, a equipe austríaca encerrar mais cedo sua participação nos treinos.

"Pelo menos neste início de temporada, vamos ser uma 'fórmula motor'", disse o engenheiro inglês em entrevista à revista italiana 'Autosprint'. "Confiabilidade, potência, consumo de combustível serão fatores decisivos", acrescentou.

Gênio da Red Bull, Adrian Newey crê em 'fórmula motor' neste início de ano (Foto: Getty Images)

"A aerodinâmica só vai realmente contar depois que os novos motores V6 não apresentarem mais falhas. E isso não se aplica somente à Renault, mas também aos demais fornecedores. Cada um deles terá de se adaptar à velocidade do desenvolvimento da F1 moderna", completou.

Newey, criador dos últimos quatro carros vencedores da equipe austríaca, admitiu que o projeto de 2014 foi o "maior desafio" de sua carreira. "Nós tivemos pouco tempo para trabalhar em um carro tão complexo", reconheceu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.