“Triste”, Hamilton joga a toalha e fala em ajudar McLaren na luta pelo título dos Construtores

Minutos depois de ter feito uma corrida irreconhecível e finalizar o GP da Coreia do Sul em décimo lugar, Lewis Hamilton reconhece que praticamente não tem mais chances de título

Lewis Hamilton terminou o GP da Coreia do Sul, disputado neste domingo (14), em Yeongam, em uma frustrante décima colocação. O resultado foi visto pelo britânico como um nocaute nas suas pretensões de chegar ao bicampeonato. Triste por reconhecer que suas chances de conquistar o título são irrisórias, Lewis, que agora está 62 pontos atrás de Sebastian Vettel, faltando quatro corridas para o fim da temporada, quer somente ajudar a McLaren a vencer o Mundial de Construtores, conquista igualmente improvável diante da supremacia da Red Bull.

Hamilton fez uma boa classificação e conquistou o direito de largar em terceiro na Coreia do Sul. Mas, neste domingo, desde a largada o britânico só perdeu posições. A causa para tamanha perda de rendimento está na quebra da barra estabilizadora traseira, pouco antes da primeira parada para troca de pneus. Desde então, Lewis lutou contra Felipe Massa, Kimi Räikkönen, Nico Hülkenberg, Romain Grosjean, Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo, sendo superado por todos eles.

A imagem diz tudo: Hamilton 'joga a toalha' e se vê fora da luta pelo título em 2012 (Foto: Red Bull/Getty Images)

Brigando com o carro, o britânico, em uma escapada de pista, ficou com um pedaço de grama sintética presa na lateral do MP4-27. Em uma corrida desoladora, ficou como consolo o décimo lugar depois de travar uma batalha inglória com Sergio Pérez. Ponto que nada valeu para suas pretensões de título. Seu foco agora está em ajudar a McLaren antes de assumir o cockpit da Mercedes em 2013.

“Acho que a pressão acabou agora. É difícil, porque há muito trabalho por parte da equipe e meu para ganhar isso”, lamentou o britânico, em tom realista. “Está muito distante [o título] agora, mas vamos seguir lutando para chegar mais acima possível pelos Construtores e espero que eu e Jenson possamos ter algumas corridas mais fortes pela frente”, disse Hamilton, desejando uma despedida digna da McLaren.

Lewis lamentou também o azar desde que venceu o GP da Itália, em setembro. Daí em diante, o campeão mundial de 2008 quebrou em Cingapura, quando liderava, enfrentou problemas no Japão e, novamente, na Coreia do Sul. “Tivemos três problemas nas últimas três corridas para o meu lado. Espero que minha sorte mude.”

Mais do que os problemas mecânicos em si, Hamilton demonstrou irritação por ter de disputar posição com carros que normalmente está acostumado a dar uma volta nas corridas.

“Não foi legal andar atrás”, desabafou. “A McLaren jamais deveria estar lutando com uma Toro Rosso. A McLaren jamais deveria estar lutando com uma Force India. Mas fui da maneira mais forte que pude, sem bater em ninguém. Tive a sorte de, pelo menos, me segurar e me manter em décimo”, disse um frustrado Lewis.

No entanto, apesar de considerar sua corrida sofrível em termos de resultado, Hamilton procura enxergar o lado positivo das coisas. “É triste dizer isso, que estamos praticamente fora do campeonato, mas às vezes essas corridas mostram o verdadeiro espírito [competitivo]. Eu me sinto muito confortável comigo mesmo, já que eu acelerei e dei tudo o que pude”, encerrou o britânico, que segue em quarto no Mundial, mas, com 153 pontos, está apenas um atrás de Mark Webber, segundo colocado em Yeongam.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.