Em dia de domínio total da Penske, Newgarden mostra a Rossi quem manda no jardim de Barber

A sexta-feira de treinos livres no Alabama mostrou a Penske um passo na frente das rivais. Mais do que isso, indicou que Josef Newgarden vai dar muito trabalho na pista em que sempre anda muito bem e, consequentemente, seguirá firme atrás do bicampeonato

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O caos marcou o primeiro dia de atividades da Indy no Alabama. Em um final de semana com previsão de chuva, tudo começou no seco, mas isso não impediu que cerca de metade do grid cometesse ao menos um grande erro durante os dois treinos livres. O resultado foi um festival de bandeiras vermelhas.
 
Ou seja, quem não conhecia bem a pista de Barber, não teve exatamente um dia dos mais produtivos, o que beneficia quem já está mais ambientado ao traçado. E aí não tem ninguém melhor que Josef Newgarden no grid.
 
Melhor piloto atualmente na Indy, o americano ainda tem uma relação especial com a pista de Barber. Duas vezes vencedor no traçado, Josef não esconde de ninguém o quão à vontade fica no GP do Alabama. Com uma Penske que parece estar se ajeitando, o americano dominou as ações de sexta-feira.
Josef Newgarden liderou a sexta-feira (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os principais rivais de Newgarden no primeiro dia foram o companheiro Will Power e um surpreendente Spencer Pigot, que é ótimo piloto, mas ainda não conseguiu um grande resultado na temporada. Com Alexander Rossi tendo um TL1 horroroso e só conseguindo recuperar algum terreno no TL2, a sexta-feira no Alabama passou a impressão de que a briga pela liderança do campeonato vai esquentar ainda mais.

"É a pista em que me sinto em casa. Infelizmente a gente não corre em Nashville mais, mas eu sempre amei Barber, é um lugar especial para mim. Foi aqui que venci pela primeira vez com a CFH, também onde venci minha primeira pela Penske. Ótimas memórias. Amo a pista, tem todos os estilos dentro dela, é muito técnica, mas muito veloz e parece mesmo uma montanha-russa, não tem jeito melhor de explicar. Vamos atrás de um grande final de semana e começamos bem. Tive uns problemas no TL1, mas deu para ver que o carro é muito rápido. O Simon pareceu ter o mesmo problema e não sei se Will deu tudo do carro ainda. Eles estarão na briga, certamente. A Penske vem muito forte", disse Newgarden.
 
Aliás, por outro lado, considerando a dificuldade que a Andretti teve no primeiro dia e o retrospecto excelente de Newgarden, se Rossi deixar Birmingham com mais vantagem do que quando chegou, começa a desenhar bem a possibilidade de título.
Alexander Rossi teve um dia de altos e baixos (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"A manhã foi muito dura para nós. Acho que o carro estava muito longe do ideal, mas aí nós mudamos quase tudo e ele voltou diferente depois do almoço. Acho que podemos tirar algumas coisas de positivo da sessão da tarde e, se seguirmos na direção certa, poderemos estar no Fast Six", comentou o líder do campeonato.
Power, que andou muito forte de manhã e caiu um pouco durante a tarde, é outro forte candidato à pole, mas já identificou um problema com a temperatura.
 
"Acho que, mais uma vez, a temperatura da pista dificultou as coisas. A manhã estava tranquila e foi fácil tirar boas voltas. Só que aí tudo se complicou durante a tarde, não conseguimos acertar bem o carro. Vamos ver o que a gente tira disso para amanhã", falou o australiano.
Will Power não se encontrou com os pneus macios (Foto: IndyCar)
Zebra do dia, Pigot é quem aparece como principal aposta para superar Penske e Andretti no final de semana em Barber. O americano andou muito bem especialmente no TL2, em condições que devem ser parecidas com as da classificação.
 
"Foi um dia muito bom. Foi bem legal ficar na frente aqui. É uma das minhas pistas favoritas, realmente curto. A sessão foi boa desde que estava com os pneus pretos. Tudo correu bem com os dois tipos de pneus. O carro está ótimo, espero que se mantenha assim amanhã", explicou Pigot.
Tony Kanaan e Matheus Leist sofreram com a Foyt (Foto: IndyCar)
"Foi um dia difícil. Estamos sofrendo muito. Temos muito trabalho pela frente". Isso foi tudo que Tony Kanaan disse nesta sexta-feira e que resume bem como a Foyt está atrás de praticamente todas as rivais. A sexta-feira foi de últimas posições para os dois pilotos brasileiros, que pareciam brigar com o carro.
 
"Estamos sofrendo com o carro derrapando, então precisamos de ajustes. Se corrigirmos esse problema, poderemos ter um carro veloz amanhã. Vamos trabalhar duro e espero que tenhamos um bom final de semana", contou Matheus Leist.
 
SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS

TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.