Mais constante, Márquez cita derrota “dura” de 2015 e diz que aprendeu “a lição mais importante”

Marc Márquez agora pode enfim sepultar 2015. Aquele piloto que punha o ímpeto à frente da constância não existiu durante toda a temporada 2016 - e talvez não exista mais. Márquez não é mais o piloto brilhante que vai ganhar ou cair. A derrota do ano passado o transformou num piloto completo e tricampeão mundial

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com quatro corridas no calendário, não parecia provável que Marc Márquez transformasse o primeiro match point que tinha, neste domingo (16) no Japão, no tricampeonato mundial da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade. Mas com a facilidade de tornar o improvável possível de quem é um dos maiores da história aos 23 anos de idade, Márquez venceu em Motegi e viu a Yamaha tropeçar em si mesmo. Vai para a trinca final de provas da temporada 2016 já campeão.

 
Logo ao sair da moto e ainda nem coroado tricampeão da MotoGP, Márquez reafirmou que não esperava ser campeão em Motegi. Afinal, nesta pista da Honda, ainda sequer havia vencido uma corrida. E também porque era extremamente difícil que Valentino Rossi e Jorge Lorenzo ficassem longe o bastante para não representarem mais ameaça. Os dois caíram, abandonaram e estenderam o tapete vermelho para Marc.
 
"É incrível, uma sensação fantástica. Não esperava. Pensei que minha equipe nem teria uma comemoração nem nada, mas são caras preparados e que confiam em mim", elogiou. "Quando eu vi Rossi caído, pensei em apertar o ritmo até o final e tentar a vitória. Quando me disseram que Lorenzo tinha caído, cometi um erro, tinha problemas, não sabia nem mudar a marcha. Foi muito difícil me concentrar", contou.
Marc Márquez (Foto: Honda)
Márquez lembrou de sua avó Soledad, morta em maio passado e não esqueceu o caótico fim do ano passado, quando ficou distante da briga pelo título por conta de excessivos erros conforme o ano foi afunilando e ainda se envolveu numa briga com o até então amigo Rossi.
 
"Esse título é muito especial depois da temporada passada. Estou muito feliz pela equipe, eles mereciam. E não quero me esquecer da minha avó, que morreu. Ela estaria muito feliz", lembrou.
 
"Estava muito cômodo nas primeiras dez voltas. Vi que Rossi estava nervoso, fazia coisas que me deixavam pensando que ele não estava com tudo sob controle. Decidi esperar e dar distância. Depois, caiu", avaliou sobre a prova. 
 
"Esse título chegou com quatro corridas de antecedência, e isso não é a realidade. Foi um ano duro, trabalhamos muito, mas foi assim que eu aprendi. Todos sabem bem, mas, especialmente pela forma como terminou ano passado, tinha ganas de ganhar para tirar um peso do ombro", seguiu.
(Infográfico: Honda)
À rede de TV inglesa BT Sport, arrematou. "Começamos o ano com muitas dificuldades. Mas sempre acreditei. Mudamos a estratégia, eu fiquei calmo. Ano passado eu tive problemas, a pressão estava sobre mim e no fim do ano… eu sou um cara forte, mas sempre existe dúvida. Esse ano voltamos mais fortes."
 
"Foi muito difícil perder em 2015, talvez porque eu tenha entendido o que é perder um campeonato. Pude andar de um jeito, mas o pessoal no time diz que 'às vezes consistência é o mais importante'. Eu não entendia. Para entender isso eu perdi o campeonato do ano passado. Mas OK, a lição mais importante da vida foi aprendida", falou Marc.
 
E, questionado sobre como resumiria a conquista de 2016, Márquez respondeu: “Foi o Mundial que eu mais persegui. Que eu tinha mais como objetivo”.

#GALERIA(6820)

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.