Maverick Viñales mostrou a força da Suzuki na manhã desta sexta-feira (2) e garantiu a liderança do primeiro treino livre da MotoGP. O espanhol cravou 2min02s483 em Silverstone e ficou com a ponta por uma margem de 0s282 para Jorge Lorenzo.
Em boa parte da sessão, a Ducati parecia a um passo da liderança, mas a história mudou na parte final do treino, com Honda e Suzuki mostrando melhora. Marc Márquez chegou a tomar a liderança, mas viu Viñales virar mais de 1s melhor para garantir o topo.
Maverick Viñales foi o mais rápido nesta manhã (Foto: Suzuki)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Jorge Lorenzo, então, tentou se aproximar, mas apenas conseguiu reduzir a margem de Maverick. Marc, por outro lado, não teve condições de encostar no espanhol.
Vice-líder do Mundial, Valentino Rossi melhorou em sua volta final e ficou com o quarto posto, 1s108 atrás do líder. Andrea Dovizioso completa o rol dos cinco primeiros.
Já 1s231 atrás do líder, Pol Espargaró ficou em sexto, à frente de Andrea Iannone. Dani Pedrosa aparece para ocupar a oitava posição, acompanhado por Scott Redding. Danilo Petrucci completa o top-10.
Estreante na MotoGP, Alex Lowes caiu na curva 12, mas não se feriu. O britânico ficou com 21º tempo, 3s742 atrás do líder.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Silverstone:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Sem que o sol conseguisse furar o bloqueio das muitas nuvens no céu inglês, o primeiro treino da MotoGP em Silverstone começou a com a temperatura baixa. Quando o pit-lane foi aberto, os termômetros apontavam 17°C, com o asfalto um grau mais quente. A velocidade dos ventos era de 8 km/h.
Com 2min06s879, Andrea Iannone foi o primeiro no topo da tabela, 0s230 à frente de Valentino Rossi. Danilo Petrucci vinha na sequência, com Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso completando o top-5.
No giro seguinte, Andrea se manteve na ponta, agora com 1s422 de vantagem para Dani Pedrosa, que aparecia no segundo posto, à frente de Andrea Dovizioso.
Líder do Mundial, Marc Márquez apareceu para bater Iannone por 0s136 e pegar a ponta. Pedrosa era terceiro, com Dovizioso e Crutchlow completando o top-5.
Lorenzo pulou, então, para a segunda colocação, apenas 0s081 mais lento que Márquez. Iannone era o terceiro, com Scott Redding aparecendo para ocupar o quarto posto.
Ainda nesses primeiros minutos, pilotos como Márquez, Pedrosa, Iannone, Cal e Dovi foram aos boxes em busca de ajustes. Lorenzo seguiu os rivais pouco depois.
Estreando na MotoGP em substituição ao lesionado Bradley Smith, Alex Lowes começou a sessão com calma e foi escalando a tabela aos poucos. Com pouco mais de 30 minutos para o fim, o inglês tinha o 17º tempo, 2s076 atrás do líder. Apesar de ter testado a M1 recentemente, o gêmeo de Sam não tem experiência com os freios Brembo da classe rainha do Mundial de Motovelocidade e com os pneus Michelin — o Mundial de Superbike usa calçados da Pirelli.
No outro extremo da tabela, Redding anotou 2min03s192 e assumiu o comando da sessão, 0s068 melhor que Márquez.
Alex Lowes estreia na MotoGP neste fim de semana (Foto: Yamaha)
Passados os primeiros 15 minutos, o agito nos boxes aumentou, com a maioria dos pilotos trabalhando com os mecânicos. Redding tinha a liderança, à frente de Márquez, Lorenzo, Iannone, Pedrosa, Dovizioso, Crutchlow, Rossi, Pol e Aleix Espargaró.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Pouco depois, Márquez sofreu uma queda na Farm, a 12ª curva de Silverstone. O espanhol caiu tão logo deixou os boxes, perdendo a frente a RC213V. Sem conseguir religar a Honda, o #93 voltou de carona para a garagem.
Quando voltou para a pista, Rossi o fez usando os novos chassi e braço oscilante testados pela Yamaha em Brno. O italiano fez uma primeira avaliação positiva dos novos componentes e quer comprovar sua impressão na Inglaterra.
Em sua nona volta nesta manhã, Iannone recuperou a liderança da sessão, abrindo 0s165 de vantagem para Redding. Mais atrás, Viñales também foi melhor e passou a ocupar o sexto posto.
Mesmo se recuperando de uma torção no joelho, Dovizioso não se deixou abalar e logo passou o companheiro de Ducati para assumir a ponta, abrindo 0s263 de margem para Iannone.
Viñales, então, decidiu acabar com o domínio de Bolonha. Com 2min03s733, o espanhol colocou a Suzuki no topo da tabela, 0s031 melhor que Dovizioso. Iannone era o terceiro, com Redding e Márquez fechando o top-5.
Na sequência, foi Pol Espargaró quem avançou. O catalão cravou 2min03s991 e pulou para terceiro, 0s258 mais lento que Maverick. Um pouco atrás, Rossi saltou para a quinta colocação, 0s362 atrás do líder.
Com Viñales nos boxes, Dovizioso anotou 2min03s637 e recuperou a liderança, abrindo 0s096 de margem para o piloto da Suzuki. Pol seguia firme me terceiro.
Perto da marca de 15 minutos para o fim, os boxes ganharam em agito mais uma vez. Dovizioso comandava a sessão, à frente de Viñales, Pol, Iannone, Rossi, Lorenzo, Redding, Márquez, Crutchlow e Pedrosa. Lowes era o 19º.
Antes de parar, Héctor Barberá levou um tombo na Farm, mas escapou ileso da queda. A moto nem tanto, no entanto.
Dona de um motor potente, a Ducati tinha uma clara vantagem em termos de velocidade. Iannone, por exemplo, tinha atingido os 320,5 km/h, enquanto Márquez, por outro lado, tinha alcançado 314,7 km/h.
Falando no líder do Mundial, o #93 baixou para 2min03s985 e assumiu o terceiro posto, 0s348 mais lento que Dovizioso. No giro seguinte, Marc foi ainda melhor, baixando para 2min03s563 e tomando a liderança de Andrea por 0s074.
Viñales, então, tratou de baixar sua marca para 2min02s483 e tomou a ponta de Márquez, impondo uma vantagem de 1s080 para o piloto de Cervera. Lorenzo seguiu a mesma balada e se instalou em segundo, 0s307 mais lento que o rival da Suzuki.
Com menos de dois minutos para o fim, Lowes sofreu uma queda na curva 12 e, assim como Márquez, o fez assim que deixou os boxes. O britânico não se feriu e voltou de carona para os boxes.
Com o fim dos 45 minutos de sessão, ninguém conseguiu tomar a ponta e Viñales, que garantiu o melhor tempo desse primeiro exercício.
MotoGP, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, 1º Treino Livre:
1 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
SUZUKI |
2:02.483 |
|
2 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
2:02.765 |
+0.282 |
3 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:03.563 |
+1.080 |
4 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
2:03.591 |
+1.108 |
5 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
2:03.637 |
+1.154 |
6 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
TECH3 YAMAHA |
2:03.714 |
+1.231 |
7 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
DUCATI |
2:04.027 |
+1.544 |
8 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
2:04.037 |
+1.554 |
9 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
2:04.138 |
+1.655 |
10 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
2:04.170 |
+1.687 |
11 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
2:04.247 |
+1.764 |
12 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
SUZUKI |
2:04.443 |
+1.960 |
13 |
50 |
EUGENE LAVERTY |
IRL |
ASPAR DUCATI |
2:04.473 |
+1.990 |
14 |
68 |
YONNY HERNÁNDEZ |
COL |
ASPAR DUCATI |
2:04.491 |
+2.008 |
15 |
6 |
STEFAN BRADL |
ALE |
APRILIA GRESINI |
2:04.905 |
+2.422 |
16 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
APRILIA GRESINI |
2:05.134 |
+2.651 |
17 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
2:05.196 |
+2.713 |
18 |
76 |
LORIS BAZ |
FRA |
AVINTIA DUCATI |
2:05.540 |
+3.057 |
19 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
2:05.662 |
+3.179 |
20 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
2:06.016 |
+3.533 |
21 |
22 |
ALEX LOWES |
ING |
TECH3 YAMAHA |
2:06.225 |
+3.742 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
2:01.941 |
174.1 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:00.234 |
176.6 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 16ºC | pista: 17ºC |
PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.