A Moto3 nunca decepciona. Neste domingo (20), na abertura da temporada 2016, os fãs foram brindados com uma prova bem na característica da categoria, com os pilotos grudados durante todas as voltas e o vencedor definido nos metros finais, com Niccolò Antonelli batendo Brad Binder por 0s007.
O sul-africano liderou boa parte da corrida, sempre se revezando na ponta com Romano Fenati. Nas voltas finais, o piloto da VR46 errou e se afastou do comando, com Antonelli aparecendo para entrar na briga.
Niccolò Antonelli venceu mesmo doente e com dores (Foto: Divulgação/MotoGP)
EXCLUSIVO
Stop & Go: Romano Fenati
Mesmo com gripe e com dores no ombro recém-lesionado, o piloto da Ongetta lançou mão de uma estratégia certeira e guardou o ataque final para a reta de Losail, onde bateu o piloto da Red Bull KTM Ajo, que segue em busca de seu primeiro triunfo.
0s141 atrás de Antonelli, Francesco Bagnaia colocou a Mahindra no terceiro posto, à frente de Fenati. O italiano largou na pole e chegou a brigar pelo triunfo, mas um erro no fim o tirou até mesmo do pódio.
Enea Bastianini começou discreto, mas tratou de escalar o pelotão para receber a bandeirada na quinta colocação. Estreante, Nicolò Bulega chegou a assumir a ponta, mas acabou em sexto, à frente de Jorge Navarro.
Destaque ao longo dos treinos, Livio Loi não correspondeu às expectativas. O belga teve uma atuação apagada e ficou apenas em oitavo, com Philipp Oettl e Jakub Kornfeil completando o top-10.
Saiba como foi o GP do Catar de Moto3:
Depois de meses de espera, chegava a hora da abertura da temporada 2016 do Mundial de Moto3. Quando os pilotos da categoria menor alinharam no grid de Losail, os termômetros marcavam 22°C, com a pista chegando aos 28ºC e o vento soprando a uma velocidade de 11 km/h.
Nesta abertura de temporada, Fenati superou Loi para conquistar a segunda pole da carreira. Mesmo derrotado, o belga pôde comemorar a primeira visita à linha inicial do grid, à frente de Quartararo.
Estreante no Mundial, Arón Canet conquistou o quinto posto no grid, o melhor resultado de um debutante na classe menor desde que Scott Redding largou em quarto no GP do Catar de 2008.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop, fornecedora única da categoria, levou os compostos dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, todos optaram por um par de pneus médios.
Brad Binder segue buscando sua primeira vitória (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Quando as luzes se apagaram, Fenati saiu lindamente e conseguiu manter a ponta, à frente de Loi, Binder, Bastianini e Navarro. Bastianini começou a escalar e pulou para quinto, seguido por Antonelli, Bagnaia, Quartararo, Mit e Canet.
Ainda no primeiro giro, Loi atacou Fenati e assumiu a ponta, com Binder aproveitando para tomar o comando.
Na reta, Binder usou o vácuo e assumiu a liderança, com Navarro, Bastianini, Fenati e Antonelli completando o top-5. Loi, por outro lado, despencou para décimo.
Na abertura da volta seguinte, Navarro conseguiu assumir a ponta, mas não durou muito na liderança, já que Binder respondeu rapidamente. O gripado Antonelli vinha em terceiro, à frente de Fenati.
Na reta, Fenati conseguiu voltar a liderança, seguido por Binder, Navarro, Bagnaia e Antonelli, que deu uma leve errada ao contornar a curva 1.
Como normalmente acontece na Moto3, o pelotão seguiu colado. Mais atrás, o estreante Bulega começava a escalar, aparecendo em nono, 0s139 atrás de Guevara.
De novo na reta, Binder recuperou a liderança, agora com Navarro surgindo para ocupar a segunda colocação. Antonelli passou Bagnaia pelo terceiro posto, com Fenati caindo para quinto.
Mais uma vez, o vácuo ajudou a mudar a ordem na reta de Losail. Fenati recobrou a ponta, seguido por Navarro, Antonelli, Binder e Bagnaia. Sexto, Bulega ia encostando no pelotão.
Binder voltou a se colocar na liderança, à frente de Navarro e Antonelli. Fenati caiu para quinto, 0s764 à frente de Bulega, que tinha voltado a se afastar do pelotão.
Fenati, então, voltou a galgar posições pulando para segundo, 0s275 atrás de Binder. Bagnaia era o terceiro, à frente de Navarro, Antonelli, Bulega, Loi, Quartararo e Bastianini.
Na oitava volta, Fenati retomou a ponta, com Binder caindo para segundo, à frente de Bagnaia. Sexto, Bulega já estava colado em Navarro.
Livio Loi teve uma atuação bem apagada em Losail (Foto: RW)
Brad chegou a recuperar a liderança, mas levou o troco de Romano pouco depois. O titular da Red Bull KTM Ajo insistiu e pulou na frente na curva 1. Bagnaia era o terceiro, à frente de Navarro e Bulega.
No giro seguinte, Fenati mais uma vez recuperou a liderança, com Navarro e Bulega completando o top-3.
Como sempre, a reta movimentou a ordem, com Binder passando para a ponta e Navarro tomando de Fenati o segundo posto. O piloto da VR46, entretanto, não tardou a dar o troco no espanhol.
Com sete voltas para o fim, Bulega colocou por dentro para passar Navarro, mas o piloto da Estrella Galicia 0,0 conseguiu defender a posição. O #8 seguia por perto e tinha Bagnaia e Antonelli colados atrás.
Na passagem seguinte, Fenati usou o vácuo e voltou para a ponta, com Binder, Navarro, Bulega e Bagnaia completando o top-5.
A inversão entre Binder e Fenati rolou outra vez, com Navarro de novo tentando se intrometer, mas sendo afastado pelo italiano.
A troca aconteceu mais uma vez e, então, Bulega conseguiu passar Navarro. Pouco depois, com quatro giros para o fim, o estreante mergulhou por dentro e tomou a ponta.
Binder logo acabou com a graça e reassumiu a liderança, com Fenati aparecendo em terceiro, pressionado por Antonelli.
Fenati, então, passou o companheiro de equipe e seguiu para a ponta, com o #8 também deixando Binder para trás para se instalar em segundo. O sul-africano, no entanto, agiu rápido e voltou ao segundo lugar.
Metros depois, Bulega votou a dar as cartas, se instalando à frente de Fenati ao passar por dentro. Binder era terceiro, com Navarro em quarto.
No vácuo, Romano tirou a liderança de Niccolò, mas Brad foi quem assumiu a liderança. Navarro subiu para terceiro, à frente de Bagnaia e Bulega.
Na ponta, Binder conseguiu abrir vantagem o suficiente para anular o efeito do vácuo e se manter na ponta. Antonelli pulou para segundo, à frente de Navarro e Bulega. Fenati, por sua vez, errou a curva e caiu para sexto.
Na última volta, Antonelli colou em Binder para tentar dar o bote na reta. A estratégia funcionou perfeitamente e o italiano recebeu a bandeirada com 0s007 de margem para Brad.
Moto3, Catar, Losail, Classificação Final:
1 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
38:12.161 |
18 voltas |
|
2 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
+0.007 |
|
|
3 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+0.148 |
|
|
4 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
+0.435 |
|
|
5 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.606 |
|
|
6 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+0.625 |
|
|
7 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+0.674 |
|
|
8 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+1.710 |
|
|
9 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+8.611 |
|
|
10 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
+10.947 |
|
|
11 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+12.379 |
|
|
12 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+12.379 |
|
|
13 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
+12.401 |
|
|
14 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+12.726 |
|
|
15 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+12.784 |
|
|
16 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
HUSQVARNA LAGLISSE |
+12.939 |
|
|
17 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+17.152 |
|
|
18 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+17.367 |
|
|
19 |
91 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+17.451 |
|
|
20 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
+17.519 |
|
|
21 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
+17.566 |
|
|
22 |
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
+17.608 |
|
|
23 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
AMBROGIO Mahindra |
+31.939 |
|
|
24 |
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
SAXOPRINT Peugeot |
+31.949 |
|
|
25 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
+32.120 |
|
|
26 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+32.333 |
|
|
27 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
+32.547 |
|
|
28 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
+32.812 |
|
|
29 |
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+34.584 |
|
|
30 |
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
AMBROGIO Mahindra |
+59.105 |
|
|
31 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+59.109 |
|
|
32 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
33 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
2:06.131 |
153.5 km/h |
|
VOLTA MAIS RÁPIDA |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
2:06.171 |
153.5 km/h |
|
RECORDE |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
ONGETTA Honda |
2:05.862 |
153.8 km/h |
|
MELHOR VOLTA |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
2:05.832 |
153.9 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 22ºC | pista: 29ºC |
|
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.