20: Hamilton domina e fatura primeira vitória na casa da Ferrari: o GP da Itália de 2012

Em uma temporada acirradíssima em 2012, Lewis Hamilton foi capaz de se impor no Templo da Velocidade para vencer pela primeira vez em Monza

Só faltou mesmo a melhor volta para que a 20º vitória de Lewis Hamilton pudesse ser comemorada com tudo que é possível que uma atuação dominante permite. Além de faturar o GP da Itália, depois de assinalar a 23ª pole no dia anterior, o inglês liderou 48 das 53 voltas em Monza, com direito a assumir a vice-liderança do campeonato com a bordo do McLaren MP4-27.

Após as vitórias na Malásia, Valência e Alemanha, o então ferrarista Fernando Alonso chegou como herói para a prova italiana, cenário perfeito para ratificar a ponta do Mundial. Mas a McLaren não estava disposta a acumular prejuízos e assumiu inteiramente a primeira fila, completada por Jenson Button. Para o espanhol, restou o apenas do décimo posto.

Em lugar do bicampeão, foi o companheiro de equipe do espanhol o protagonista no início da prova. Felipe Massa saiu da segunda fila, em terceiro, e ainda nos primeiros metros deixou Button para trás. Inclusive, chegou a emparelhar com Hamilton, mas contornou a chicane grudado no inglês.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Lewis Hamilton conquistou o GP da Itália pela primeira vez em 2012 (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A partir daí, a vantagem do líder foi sendo ampliada, enquanto o brasileiro se garantia em segundo até a volta 19, quando Button recuperou a posição. Nessa altura da prova, Alonso já estava entre os cinco primeiros e o avanço consistente lhe garantiu o terceiro lugar no pódio e a manutenção da liderança. Massa foi quarto.

Para Hamilton, os 25 pontos da vitória na Itália quase de ponta a ponta o impulsionaram para o segundo lugar na pontuação, até então sob a guarda de Sebastian Vettel, com Red Bull. Mas o campeão mundial de 2011, em que pese ter travado forte duelo com Alonso, ficou pela pista na volta 48, com problemas elétricos no motor Renault. Mas o grande nome da corrida foi Sérgio Pérez, que levou a Sauber ao pódio.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

A festa de Hamilton com a equipe, mas sempre respeitando os protocolos sanitários (Foto: AFP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.