Mercedes pede desculpas a vítimas da tragédia de Grenfell após críticas por patrocínio

No dia seguinte das críticas empreendidas pelo grupo Grenfell United, Toto Wolff assinou um pedido de desculpas em nome da Mercedes. Mas acordo segue de pé

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A Mercedes chegou ao fim de semana do GP da Arábia Saudita em meio a duas lutas pelo título da Fórmula 1: pode alcançar o Mundial de Construtores e vê Lewis Hamilton tentar encostar em Max Verstappen. Mas a atenção da Mercedes foi desviada para uma outra questão, bem longe de Jedá. A companhia anunciou um acordo de patrocínio com a empresa Kingspan, gigante irlandesa do ramo da construção civil, que está no meio da investigação sobre o incêndio da Torre Grenfell. Sobreviventes e vítimas da tragédia imediatamente criticaram o negócio e, cerca de 24 horas depois, nesta sexta-feira (3), a Mercedes se desculpou pelo acordo. Ao menos por enquanto, porém, mantém a relação com a Kingspan.

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A tragédia de Grenfell aconteceu em junho de 2017 e terminou com a morte de 72 pessoas no prédio de 24 andares. Foi o pior incêndio numa construção residencial no Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial. A investigação segue em curso mais de quatro anos depois – ninguém ainda foi preso -, mas há um ano, em novembro, de 2020, o processo estabeleceu que o revestimento metálico Kooltherm K15, produto da Kingspan, foi utilizado na torre. O produto, sabidamente para a companhia, não estava de acordo com o padrão de segurança necessário contra fogo em construções altas. Segundo o antigo diretor-técnico da Kingspan que supervisionou os testes do Kooltherm K15, o produto se tornava um “inferno ardente” em casos de incêndio. As investigações mostraram ainda que a Kingspan tem um histórico longo de negligência com relação à produtos inflamáveis e vendia o Kooltherm K15 como menos inflamável do que realmente era.

A defesa da Kingspan, que bastou para a Mercedes, é que o isolante metálico utilizado na construção e maior parte da Grenfell era de uma concorrente, e que o Kooltherm K15 foi adotado numa pequena parte do prédio após uma obra adicional e sem o conhecimento da companhia.

Como a investigação ainda está em curso, porém, o grupo Grenfell United, formado por vítimas e membros da comunidade afetada pelo incêndio, posicionou-se contrário a um acordo. Segundo o grupo, o acerto da Mercedes é “realmente chocante”.

“Kingspan teve um papel central na imposição da dor e sofrimento que temos hoje e é necessário que haja um grau de censura pública à imprudência e falta de cuidado pela vida humana”, disse o comunicado.

Não foi apenas o Grenfell United que se manifestou. Michael Gove, secretário nacional de habitação da Grã-Bretanha, também mostrou indignação.

TOTO WOLFF; GUERRA; MERCEDES;
Toto Wolff fez um pedido de desculpas da Mercedes à comunidade de Grenfell, mas não retirou acordo (Foto: Sebastian Kawka/Mercedes)

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“Muito decepcionado com a Mercedes por aceitar o patrocínio com a empresa de revestimento Kingspan ainda durante a investigação em curso sobre Grenfell. Vou escrever para a Mercedes e pedir que reconsiderem. A comunidade de Grenfell merece algo melhor”, afirmou.

No fim da manhã da sexta-feira no Brasil [tarde na Inglaterra e noite na Arábia Saudita], logo antes do primeiro treino livre, a Mercedes ofereceu alguma resposta. Em nome da equipe, o diretor-executivo e chefe Toto Wolff assinou uma carta de resposta onde indica uma reunião com os membros da comunidade de Grenfell. Não trata, porém, de uma desistência ou nova avaliação do acordo.

“Em nome de toda a equipe, gostaria de pedir sinceras desculpas a vocês pelo sofrimento adicional que este anúncio causou. Nunca foi nossa intenção”, disse a carta de Wolff. “O trabalho da investigação pública para elucidar todas as causas da tragédia é crucial. Antes de concluir nossa parceria, abordamos a questão a fundo com a Kingspan para entender qual o papel que eles tiveram no que aconteceu em Grenfell”, seguiu.

“A Kingspan afirmou que não teve nenhum papel no projeto ou na construção do sistema de revestimento na Torre Grenfell e que uma porcentagem pequena de seus produtos foram utilizadas como substituto sem o conhecimento da companhia em parte do sistema que não estava em cumprimento das regulamentações de construção civil e não era seguro”, falou.

“Sei que isso não muda de qualquer forma a tragédia terrível que vocês sofreram ou a dor profunda e contínua sentida em sua comunidade, e gostaria de agradecer à Grenfell United pela oferta de se encontrar em pessoa para que eu aprenda e entenda melhor. Estou ansioso pela reunião assim que for possível”, finalizou.

O GP da Arábia Saudita marca a 21ª e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 e está marcado para 14h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

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