Porsche enfim vence na Fórmula E e precisa considerar: é mesmo hora de pedir o boné?

Pascal Wehrlein e André Lotterer conseguiram dobradinha no eP da Cidade do México, inédita na história da Porsche na Fórmula E. Em semana que admitiu possibilidade de deixar a categoria, equipe vence a primeira

‘I’M BACK’: HAMILTON REAPARECE. O QUE ESPERAR DELE NA FÓRMULA 1 2022?

A dobradinha da Porsche na corrida deste sábado (12), no eP da Cidade do México, pela terceira etapa da Fórmula E em 2022, pode significar mais do que alguns pontos na tabela de classificação para a equipe. Na mesma semana em que o novo vice-presidente de automobilismo da montadora, Thomas Laudenbach, não descartou a possibilidade de deixar a categoria de monopostos elétricos no final da temporada 2024, a Porsche conquista sua primeira vitória na FE — e de quebra, uma dobradinha.

Com planos — ainda não definidos — de ingressar na Fórmula 1, a Porsche ainda não sabe se será possível conciliar a entrada na maior categoria do automobilismo mundial e a nova homologação de regras prevista para 2025 na Fórmula E, quando um carro Gen3 mais potente deve aparecer — a estreia da terceira geração já está confirmada para o ano que vem.

Desta forma, Laudenbach — que já vem realizando mudanças no corpo técnico da equipe — adiantou que a Porsche pode participar apenas das duas primeiras temporadas com o novo carro, ou seja, em 2023 e 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Wehrlein teve um ótimo sábado no México, com direito a pole e vitória (Foto: FIA Fórmula E)

A dúvida se dá pelo seguinte motivo: após anos de batalhas e investimentos para obter sucesso na Fórmula E, os resultados de destaque da Porsche se limitavam às classificações — sem absolutamente nenhuma vitória, enquanto a rival alemã Mercedes é a atual campeã mundial de Pilotos e Construtores.

E a história parecia se repetir neste final de semana, com o pole Pascal Wehrlein e seu companheiro de equipe, André Lotterer, perdendo rendimento e posições ao longo da corrida.

No entanto, já na reta final, ficou claro que a estratégia do time era justamente economizar bateria em momentos-chave da disputa para utilizar no final, o que funcionou perfeitamente e possibilitou a Wehrlein vencer a corrida seguido por Lotterer, em dobradinha merecida da equipe. Assim, a dupla de pilotos pode começar a colocar uma pulga atrás da orelha na cúpula da empresa, que enfim começa a obter resultados na equilibrada Fórmula E.

Além da construção do novo carro Gen3, a Porsche já tem outra novidade engatilhada para o ano que vem: passará a fornecer seu trem de força para a Andretti, o que pode influenciar ainda mais no futuro da equipe na categoria. Com mais dinheiro proveniente dos clientes, a escuderia tem maior possibilidade de construir um motor eficiente — o que pode resultar em brigas regulares pela vitória e o crescimento da possibilidade de manutenção na FE.

André Lotterer completou a dobradinha da Porsche na Cidade do México (Foto: Porsche)

A categoria ainda vive uma fase de despedidas, com Audi e BMW tendo realizado suas saídas ao final da temporada passada e a Mercedes programada para seguir o mesmo caminho no fim deste ano — esta ainda estuda manter sua equipe como cliente no grid da categoria. Com o estudo acumulado de anos na Fórmula E e a tecnologia totalmente absorvida pela fábrica, a Porsche pode seguir o mesmo caminho da Audi, por exemplo, que utilizou o aprendizado da categoria para gerar um projeto de carro elétrico no Dakar de 2022.

No entanto, o desempenho da dupla de pilotos da equipe chamou atenção na Cidade do México, pois não foi apenas na corrida que os carros da Porsche se destacaram — antes, já haviam demonstrado velocidade ao liderar os dois grupos na primeira fase da classificação. Lotterer acabou eliminado por Mortara na semifinal após cometer um erro, mas Wehrlein não desperdiçou a oportunidade de superar o suíço da Venturi na final pela pole-position.

Extremamente importante na carreira do piloto, a primeira vitória de Pascal Wehrlein só teve uma parte ainda mais interessada: a própria Fórmula E. Em um roteiro inesperado, a Porsche alcança seu objetivo inicial — vencer — logo quando pensa em deixar a categoria. Caso mantenha a pegada, pode ser possível até mesmo alterar alguns planos para o futuro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.