Fórmula E prepara teste com equipamento de recarga e pode voltar com pit-stops em 2023
Fórmula E vai realizar testes com novo equipamento de recarga rápida durante o mês de junho e tenta trazer pit-stops de volta à categoria a partir da temporada 2022/2023
Um novo equipamento de recarga rápida de baterias será testado pela Fórmula E no próximo mês de junho, entre as corridas de Jacarta e Marrakech, e a categoria pode voltar a ter pit-stops em suas disputas a partir do ano que vem. As paradas nos boxes fizeram parte da modalidade em suas quatro primeiras temporadas, mas foram abandonadas após a implementação dos carros Gen2. Agora, com a introdução dos Gen3 no ano que vem, é possível que elas retornem.
De acordo com informações complementares do portal inglês The Race, as equipes fornecedoras da categoria receberão a oportunidade de realizarem um teste — em local não divulgado — ainda em junho com o novo elemento de recarga rápida, produzido pela empresa suíça ABB [focada em tecnologia de energia e automação], parceira da Fórmula E.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Os testes, entretanto, não vão acontecer todos ao mesmo tempo. Enquanto as fabricantes sediadas no Reino Unido — NIO, Jaguar e Mahindra — os realizarão na Inglaterra, as montadoras europeias — Nissan, Porsche e DS — participarão da experiência em outro local da Europa.
A próxima temporada da Fórmula E vai contar com os novos carros Gen3, que prometem ser os mais rápidos da história da categoria e ainda contam com novas tecnologias, como a bateria mais eficiente. Além de uma recarga mais rápida — justamente o que pode ser fundamental no retorno dos pit-stops —, o gerenciamento da energia ocorre de forma mais inteligente, o que vai aumentar o leque de possibilidades estratégicas.
Apesar da novidade, nem todos os personagens do grid se animaram com a possibilidade. CEO do Grupo Stellantis — dono de DS e Maserati —, Jean-Marc Finot questionou a relevância do equipamento e como ele será introduzido nas corridas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS
— Análise: De Vries vence em Berlim e respira em ano melancólico pós-título
— Fórmula E chega à metade do ano com briga acesa pelo título
— Buemi encaminha acordo para deixar Nissan e substitui Frijns na Envision em 2023
“Temos que conversar, porque há prós e contras nesse tipo de demonstração [técnica]. Não temos uma filosofia específica”, disse ao The Race ainda em Roma. “É interessante mostrar a recarga rápida porque em um carro radical, o carregamento rápido é fundamental para a autonomia e a distância dos carros, mas temos que ver se é relevante sob o ponto de vista esportivo”, questionou.
A próxima etapa do campeonato marca a estreia da Fórmula E em Jacarta, na Indonésia, e será disputada no dia 4 de junho. Como a corrida seguinte, em Marrakech, acontece apenas um mês depois — em 2 de julho —, é esperado que os testes aconteçam no período compreendido entre uma prova e outra.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!