Alpine descarta escalar Piastri em Silverstone, mas avisa: “Planejamos colocá-lo no carro”

As equipes são obrigadas pelo regulamento a colocar pilotos novatos para andar nos treinos livres em duas sessões ao longo da temporada. De acordo com a revista Autosport, a Alpine vai escalar Oscar Piastri para guiar a A522 na França

Um dos nomes mais cotados para estrear na Fórmula 1 em 2023 é o de Oscar Piastri, e a Alpine já avisou que vai promover a estreia do seu pupilo ao volante da A522 logo. Embora tenha descartado que dê ao australiano a oportunidade de participar dos treinos livres já em Silverstone, próxima etapa do calendário, a revista britânica Autosport afirmou que a base em Enstone vai escalar Piastri para o fim de semana na França, duas corridas depois.

Pelo regulamento, as equipes são obrigadas a promover pilotos novatos em duas sessões de treinos livres ao longo da temporada, substituindo os principais. Otmar Szafnauer confirmou, portanto, que Piastri estará no time titular da equipe “em breve”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Piastri (esq.) ao lado de Ocon e Alonso (Foto: Alpine)

“Podemos dizer que não será em Silverstone”, disse o chefe da Alpine ao ser questionado sobre o assunto, uma vez que o time francês prepara atualizações para o GP da Inglaterra e priorizará a sua dupla atual, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

Como a etapa seguinte, na Áustria, é uma das que terão a corrida sprint no ano — ou seja, com um treino livre a menos —, tudo indica que será em casa que a Alpine terá o atual campeão da F2 a bordo da A522. “A resposta é que planejamos colocá-lo no carro. Não vai demorar, mas ainda não anunciamos [quando vai ser]”, desconversou.

Piastri já participou de alguns testes privados com a Alpine com o carro do ano passado, sendo os mais recentes realizados no Catar e em Silverstone e, segundo Szanfauer, “está se saindo muito bem”. “Oscar é um jovem talento brilhante, como todos sabem.”

O anúncio do australiano na F1 parece questão de tempo, mas ainda há uma indefinição quanto à equipe que o jovem deve defender em 2023. Isso porque a Williams também é uma opção. Nesse caso, Piastri seria emprestado para a base em Grove para correr no lugar de Nicholas Latifi, e a substituição poderia acontecer ainda este ano, para o resto da temporada.

“Temos contrato com Oscar e temos algumas opções sobre ele”, confirmou Szafnauer. “Não há, portanto, necessidade real de pressa, e, no momento certo, quando for a época, vamos dar uma olhada ao redor e tomar esse tipo de decisão”, acrescentou.

Até o momento, após nove corridas, apenas duas equipes colocaram os novatos para andar nos treinos livres, todos em Barcelona: Williams, com Nyck de Vries, e Red Bull, que teve Jüri Vips ao volante antes de suspendê-lo de sua Academia de Pilotos por comentários racistas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.