Início em Los Angeles e São Paulo em dezembro: os planos da Fórmula E para 2025

Segundo o GRANDE PRÊMIO apurou, Fórmula E planeja tripleta americana para o início da temporada 2024/25, com Los Angeles e São Paulo antes do México. Etapas de LA e SP estão planejadas para fim de 2024

A Fórmula E acabou de começar a décima temporada da história, com o eP da Cidade do México, mas já calcula os próximos passos e planeja um início diferente para sua 11ª edição. De acordo com informações obtidas pelo GRANDE PRÊMIO no palco de estreia do atual campeonato, o Autódromo Hermanos Rodríguez, a intenção da categoria é abrir a jornada 2024/25 com a primeira corrida em Los Angeles — e realizar o evento ainda no começo de dezembro de 2024. Além disso, uma importante mudança em São Paulo também está na baila.

A Fórmula E quer complementar o primeiro eP de Los Angeles de sua história com uma ‘tripleta americana’, passando em seguida por São Paulo, que receberá sua terceira corrida da categoria em 2025, e a Cidade do México — que abriu o campeonato pela segunda vez em 2024. Mas não é apenas isso: há o desejo dentro da categoria de adiantar o evento brasileiro e também realizá-lo em dezembro, perto do fim do ano. Olhando para o calendário de 2024, então, é possível visualizar os fins de semana de 6 e 20 de dezembro como possíveis datas para as corridas antes que as cortinas se fechem para o período de festividades.

Antes de seguir com a explicação sobre a corrida dos Estados Unidos, as informações sobre os planos para o Brasil se sobrepõem. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o eP de São Paulo está marcado para março, mas, como o evento acontece no Complexo do Anhembi e faz uso do Sambódromo, inclusive para a pista, tudo depende do Carnaval. O período de preparações para o desfile das escolas de samba faz com que o Anhembi esteja indisponível para a Fórmula E dois meses antes e um mês depois do Carnaval. No ano passado e no atual, a festa aconteceu em meados de fevereiro, com o eP de São Paulo realizado pouco mais de 30 dias depois — em 2024, por exemplo, o Carnaval termina dia 13 de fevereiro, enquanto a corrida acontece em 16 de março.

Só que, em 2025, a situação muda um pouco de figura: o Carnaval está marcado para os dias 1 a 4 de março, o que praticamente impossibilita a realização da corrida, salvo algum acordo de última hora, até o mês de abril, quando a Fórmula E já costuma abrir a perna europeia da temporada. Além disso, tornaria quase obrigatório que a categoria saísse das Américas rumo ao Japão e talvez outra praça oriental antes de voltar ao Brasil. Um óbvio desafio logístico e financeiro. Como o Anhembi também estará reservado para as escolas de samba nos dois meses anteriores, a única alternativa para evitar abril seria correr ainda em dezembro de 2024, servido de segunda etapa do campeonato. A Cidade do México já começou a comercializar ingressos com a data de 11 de janeiro na cabeça.

Fórmula E quer ter o eP de São Paulo como segunda corrida da temporada em 2025 (Foto: Fórmula E)

Com relação aos Estados Unidos, a Fórmula E busca ganhar mais força e espaço no mercado e, para isso, sonha com uma corrida em um palco mais forte, do ponto de vista de tamanhos de mercado, do que Portland desde que o eP de Nova York saiu do calendário, no fim de 2022. A intenção da categoria é correr ao redor de um estádio, algo nos moldes do que foi feito no Olímpico de Seul, com os carros entrando e saindo da arena ao longo das voltas. Aí, Los Angeles entra em cena.

Desta forma, o palco preferido seria o Dodger Stadium, que pertence ao Los Angeles Dodgers, time de beisebol baseado na cidade americana. A estrutura, inclusive, é operada por um braço da Guggenheim Partners, que patrocina justamente a Andretti — inclusive com o logotipo da marca estampado no macacão da equipe e no halo dos dois carros.

Como a Fórmula E deseja voltar a iniciar seus campeonatos em dezembro, a data não entraria em choque com a disputa da Major League Baseball (MLB), maior liga do beisebol nos Estados Unidos. O último jogo da World Series, grande final da temporada, acontece entre o fim de outubro e o início de novembro. Caso seja necessário e envolva os Dodgers, o sétimo e último jogo da World Series será realizado no dia 2 de novembro de 2024, o que não impactaria nos planos da categoria elétrica.

É importante ressaltar que esses são os planos de momento da categoria, que ainda está em fase inicial de montagem do calendário para 2024/25. Ainda não há confirmação interna de que os movimentos serão, de fato, os desejados.

Para 2024, a Fórmula E queria fazer o campeonato mais extenso de sua história, com 17 corridas. No entanto, o eP de Hyderabad acabou cancelado devido ao caos político da região e a programação voltou a 16 etapas, mesmo número de 2023. O GRANDE PRÊMIO também apurou que não haverá uma nova corrida adicionada para compensar a saída do evento indiano em 2024.

O campeonato retorna entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.