Fórmula E confirma cancelamento do eP de Hyderabad e sofre baixa no calendário
A Fórmula E anunciou o cancelamento da etapa de Hyderabad, na Índia, que sofre com diversos problemas políticos. A decisão abre uma lacuna logo no início da temporada 2024 da categoria de carros elétricos
O eP de Hyderabad não vai seguir no cronograma da Fórmula E para a temporada 2024, causando mais uma baixa no calendário da categoria de carros elétricos. Uma crise política se instaurou rapidamente pela região da cidade indiana nas últimas semanas e acabou gerando o cancelamento da prova que estava marcada para fevereiro.
Em comunicado, a Fórmula E afirma que “o cancelamento acontece depois de uma decisão do Governo de Telangana”, onde a cidade está situada, descumprindo assim o acordo firmado no último dia 30 de outubro. A categoria ainda pontua que não teve outra opção a não ser notificar as autoridades locais sobre a quebra de contrato e que vai aplicar as ações jurídicas necessárias.
Relacionadas
A situação em Hyderabad se complicou após investigação da Comissão Eleitoral da Índia concluir que o já suspenso Anjani Kumar, diretor-geral da polícia local, violou o código de conduta durante a contabilização de votos do período eleitoral em quatro estados — Telangana, Madhya Pradesh, Chhattisgarh e Rajasthan. Com o congresso no comando até o momento, as prioridades locais mudaram e a corrida acabou em segundo plano.
A etapa em Hyderabad estava marcada para 10 de fevereiro e agora abre um espaço de dois meses sem provas da Fórmula E, entre Diriyah, no final de janeiro, e São Paulo, em março. Esta, aliás, seria a única prova com chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na Índia em 2024. A ausência foi mencionada por Alberto Longo, co-fundador da categoria, em comunicado.
“Estamos profundamente decepcionados pela enorme base de fãs do automobilismo na Índia. Sabemos que sediar uma corrida de um campeonato mundial é importante e um momento de prestígio para Hyderabad e todo o país”, declarou.
Jeff Dodds, diretor-executivo da Fórmula E, também se pronunciou após a decisão. “É frustrante que não possamos repetir o sucesso da corrida inaugural, feita no ano passado, que entregou quase US$ 84 milhões (cerca de R$ 409 milhões) em impacto econômico na região. Também estamos tristes por nossos grandes parceiros indianos”, disse o dirigente.
eP de Hyderabad já havia sido salvo uma vez
A verdade é que a realização da corrida na Índia se mostrava bastante problemática desde o princípio dos trabalhos. No evento de estreia, em fevereiro de 2023, embora o traçado tenha sido amplamente elogiado, a estrutura física do circuito de rua e do paddock, inclusive os banheiros, fora bastante criticada por pilotos e parte do público. Mesmo assim, nada que abalasse a intenção de seguir com a cidade no calendário. Era necessário fazer apenas alguns ajustes.
Só que, no último mês de setembro, quando o calendário provisório já havia sido até desenhado, um problema terminal forçou a decisão de desistir do eP de Hyderabad. A questão era de ordem financeira: o grande financiador da corrida, além de promotor, havia sido o Grupo Greenko, gigante indiano do ramo de tecnologia envolvendo energias renováveis (solar, eólica e de hidrogênio), além do auxílio do governo estadual de Telangana, onde fica a cidade. Acontece que o Greenko retirou o financiamento.
Quando tudo parecia perdido, entretanto, o governo local de Telangana e Hyderabad resolveu fazer o aporte financeiro e garantir o evento no calendário, oficializado em outubro. Pouco mais de dois meses depois e a cerca de um mês da corrida, porém, os esforços da cidade sofrem nova pancada.
A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A categoria ainda passa por Diriyah, São Paulo, Tóquio, Misano, Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial e transmite TODAS AS ATIVIDADES DE PISTA da temporada AO VIVO e COM IMAGENS.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!