Crise política aproxima Fórmula E de cancelar eP de Hyderabad às vésperas da temporada

Marcado para ser a quarta etapa da temporada 2023/24 da Fórmula E, eP de Hyderabad está sob ameaça. Segundo o site The Race, a decisão foi tomada em meio a uma crise política em Telangana, na Índia, onde a cidade está localizada. A prova aconteceria no início de fevereiro

A Fórmula E se aproxima de sofrer uma baixa no calendário mais uma vez. Nesta quarta-feira (27), o site The Race informou que o eP de Hyderabad não vai seguir no cronograma, depois que uma crise política se instaurou rapidamente pela região da cidade indiana nas últimas semanas.

Dezembro passou como um furacão na província de Telangana, onde Hyderabad está localizada. Anjani Kumar, diretor-geral da polícia local, foi suspenso após investigação da Comissão Eleitoral da Índia concluir que ele violou o código de conduta enquanto quatro estados indianos estavam em período de contabilização de votos no período eleitoral: Telangana, Madhya Pradesh, Chhattisgarh e Rajasthan, o que levou a mudanças de administração provisórias e convocação de novas eleições. Com o congresso no comando até o momento, as prioridades locais mudaram e a corrida acabou em segundo plano.

Relacionadas


A informação sobre o cancelamento não é confirmada ainda pela categoria, mas o veículo aponta que a Fórmula E insistiu bastante e buscou novas saídas o mês inteiro, mas sem sucesso. Um retorno para Hyderabad no futuro não está descartado, mas a expectativa é que, para 2024, o calendário siga mesmo com apenas 16 etapas, uma a menos que o previsto originalmente.

A última vez que a Fórmula E tinha perdido uma etapa do calendário foi no meio de 2022, com o cancelamento do eP de Vancouver e o chamado às pressas de Marrakech. Agora, porém, a queda da corrida vem ainda mais perto da data: apenas seis semanas antes, já que Hyderabad seria em 10 de fevereiro de 2024. O início do campeonato acontece no próximo 13 de janeiro, na Cidade do México.

2023 marcou a única edição do eP de Hyderabad até agora (Foto: Jaguar)

eP de Hyderabad já foi salvo uma vez

A verdade é que a realização da corrida na Índia se mostrava bastante problemática desde o princípio dos trabalhos. No evento de estreia, em fevereiro de 2023, embora o traçado tenha sido amplamente elogiado, a estrutura física do circuito de rua e do paddock, inclusive os banheiros, fora bastante criticada por pilotos e parte do público. Mesmo assim, nada que abalasse a intenção de seguir com a cidade no calendário. Era necessário fazer apenas alguns ajustes.

Só que, no último mês de setembro, quando o calendário provisório já havia sido até desenhado, um problema terminal forçou a decisão de desistir do eP de Hyderabad. A questão era de ordem financeira: o grande financiador da corrida, além de promotor, havia sido o Grupo Greenko, gigante indiano do ramo de tecnologia envolvendo energias renováveis (solar, eólica e de hidrogênio), além do auxílio do governo estadual de Telangana, onde fica a cidade. Acontece que o Greenko retirou o financiamento.

Quando tudo parecia perdido, entretanto, o governo local de Telangana e Hyderabad resolveu fazer o aporte financeiro e garantir o evento no calendário, oficializado em outubro. Pouco mais de dois meses depois e a menos de dois meses da corrida, porém, os esforços da cidade sofrem nova pancada.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A categoria ainda passa por DiriyahSão PauloTóquioMisanoMônacoBerlimXangaiPortland e Londres. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial e transmite TODAS AS ATIVIDADES DE PISTA da temporada AO VIVO e COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

3 CURIOSIDADES sobre Fórmula E que você PRECISA SABER | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.