Rowland surpreende com Nissan e garante pole-position do eP de Diriyah 2

Oliver Rowland mostrou que, pelo menos em classificação, a Nissan tem um bom carro e garantiu sua sexta pole-position na carreira na Fórmula E

Dias melhores na Fórmula E finalmente chegaram para Oliver Rowland. Depois de abandonar a Mahindra na última temporada por conta da falta de competitividade, o piloto da Nissan voou e garantiu a pole-position para o eP de Diriyah 2 na manhã deste sábado (27). O britânico liderou o grupo B e venceu seus duelos com tranquilidade até a final, quando superou o holandês Robin Frijns, da Envision.

Vice-líder do campeonato, Nick Cassidy parte da terceira colocação e é um dos grandes favoritos para a vitória na corrida com a Jaguar. Stoffel Vandoorne larga em quarto, seguido por Jehan Daruvala, Jake Hughes, Sacha Fenestraz e Jean-Éric Vergne.

Robin Frijns sai na primeira fila na Arábia Saudita (Foto: Envision)

Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara fez mais uma boa classificação e parte em nono. Lucas di Grassi novamente teve dificuldades com a Abt-Cupra e larga na última fila ao lado de António Félix da Costa. A classificação também ficou marcada por uma forte batida de Sébastien Buemi.

A classificação para a segunda prova na Arábia Saudita teve protagonistas bem diferentes da primeira corrida. Porsche e Andretti não colocaram nenhum carro nos duelos, enquanto a Nissan liderou os dois grupos e até o novato Daruvala conseguiu fazer sua estreia no mata-mata. Com um grid embaralhado, a terceira etapa da Fórmula E promete trazer grandes emoções.

O eP de Diriyah acontece entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS. A transmissão da corrida 2 abre a partir das 13h30 (horário de Brasília, GMT-3) deste sábado (27).

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

Como foi a classificação do eP de Diriyah 2

Grupo A

O primeiro grupo a ir para a pista tinha Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne, pole da primeira corrida em Diriyah, Mitch Evans, Maximiliam Günther, Norman Nato, Stoffel Vandoorne, Robin Frijns, Sacha Fenestraz, Nyck de Vries, António Félix da Costa e Dan Ticktum.

Com metade da primeira sessão completada e os primeiros tempos anotados, Evans aparecia na ponta com a marca de 1min11s276. Frijns era o segundo, à frente de um surpreendente Nyck de Vries em terceiro. Sacha Fenestraz e Pascal Wehrlein completavam o top-5.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oliver Rowland liderou o Grupo A (Foto: Nissan)

Fenestraz foi o primeiro a anotar sua segunda volta rápida e pulou para a ponta. Os tempos só voltaram a baixar com o tempo encerrado. Sacha melhorou ainda mais seu tempo na ponta, Frijns pulou para segundo e a dupla da DS Penske completou os quatro primeiros, com Vergne em terceiro e Vandoorne em quarto.

Os favoritos ficaram de fora: Wehrlein foi apenas o quinto no grupo e Evans terminou na sétima colocação. Norman Nato foi apenas o 10º e António Félix da Costa terminou na lanterna em mais um péssimo resultado para a Porsche.

Grupo B

O Grupo B foi encabeçado por Nick Cassidy, Jake Dennis, atual campeão e vencedor da primeira corrida na Arábia Saudita, Sébastien Buemi, Sam Bird e Jake Hughes. Os dois brasileiros, Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi, também foram para a pista, com Oliver Rowland, Edoardo Mortara, Jehan Daruvala e Nico Müller completando o grupo.

Com metade da sessão completada, Rowland era o primeiro colocado, apontando a Nissan como uma das forças a ser batida na classificação. Hughes, também com trem de força Nissan, era o segundo, seguido por Daruvala e Buemi. Bird aparecia em quinto, logo à frente de Sette Câmara.

Bird errou em sua segunda tentativa, passando reto na freada da curva 18. Rowland diminuiu ainda mais seu tempo na liderança para 1min10s486. Com o tempo esgotado, Cassidy pulou para a segunda posição e, logo em seguida, a sessão foi interrompida com a bandeira vermelha por conta de uma forte batida de Buemi, que era o quinto colocado, na curva 1.

Buemi bateu forte na classificação

Com o fim antecipado do grupo, Rowland avançou em primeiro, com Cassidy em segundo, Hughes em terceiro e o novato Daruvala surpreendentemene na quarta posição. Jake Dennis foi um dos maiores prejudicados, terminando somente em oitavo. Sette Câmara acabou em quinto após Buemi ter sua volta deletada por ter causado a bandeira vermelha, enquanto Di Grassi mais uma vez foi o último.

Quartas de final

Jean-Éric Vergne (3º A) x Robin Frijns (2º A)

Os duelos demoraram para começar por conta da retirada do carro da Envision de Buemi e da reparação da barreira de proteção na primeira curva. Vergne partiu primeiro e trocou centésimos com Frijns até o segundo setor, quando o holandês abriu mais de dois décimos para garantir sua vaga nas semifinais.

Stoffel Vandoorne (4º A) x Sacha Fenestraz (1º A)

O segundo duelo foi decidido logo no início: Fenestraz acabou errando logo na primeira curva e logo de cara já estava meio segundo atrás do belga, que completou com a marca de 1min10s539 para avançar.

Jake Hughes (3º B) x Nick Cassidy (2º B)

Cassidy não teve muitas dificuldades para despachar o jovem piloto da McLaren. O neozelandês anotou a segunda melhor marca das quartas de final, com 1min10s385.

Jehan Daruvala avançou ao mata-mata pela primeira vez (Foto: Fórmula E)

Jehan Daruvala (4º B) x Oliver Rowland (1º B)

Em seu primeiro duelo na carreira, Daruvala não conseguiu dar maiores emoções e já no segundo setor estava meio segundo atrás de Rowland, que manteve as esperanças de pole-position da Nissan com 1min10s149, melhor tempo do dia.

Semifinal

Robin Frijns x Stoffel Vandoorne

Na rivalidade entre Holanda e Bélgica, melhor para o representante do país das tulipas. Frijns superou Vandoorne por pouco mais de dois décimos para disputar a pole-position.

Nick Cassidy x Oliver Rowland

A outra semifinal trouxe um grande duelo entre Cassidy e Rowland. Os dois marcaram os melhores tempos das semifinais, mas, com o melhor tempo do fim de semana (1min10s098), o piloto da Nissan avançou em busca de sua sexta pole na Fórmula E.

Final

A disputa pela posição de honra no grid viu mais um duelo dominante de Rowland, que mais uma vez melhorou seu tempo para anotar novamente uma vez o melhor tempo do fim de semana: 1min10s055, quase três décimos mais rápido do que Frijns.

Fórmula E 2024, eP de Diriyah 2, Grid de Largada:

Pos.PilotoEquipeTempo
1O ROWLANDNissan1:10.055
2R FRIJNSEnvision1:10.329
3N CASSIDYJaguar1:10.295
4S VANDOORNEDS Penske1:10.627
5J DARUVALAMaserati1:10.786
6J HUGHESMcLaren1:10.994
7S FENESTRAZNissan1:11.077
8J.E VERGNEDS Penske1:11.112
9S. SETTE CÂMARAERT1:10.986
10P WEHRLEINPorsche1:10.946
11S BUEMIEnvision1:10.967
12M GÜNTHERMaserati1:10.993
13S BIRDMcLaren1:11.165
14M EVANSJaguar1:11.042
15J DENNISAndretti1:11.228
16D TICKTUMERT1:11.307
17N MÜLLERAbt Cupra1:11.368
18N DE VRIESMahindra1:11.327
19E MORTARAMahindra1:11.386
20N NATOAndretti1:11.390
21L DI GRASSIAbt Cupra1:11.806
22A.F DA COSTAPorsche1:11.662
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.