Indy altera palco do GP de Nashville e fecha temporada em oval pela 1ª vez em 10 anos

Pela primeira vez desde 2014, a Indy vai encerrar a temporada em um oval. O Nashville Superspeedway substitui o circuito de rua da cidade e volta a receber a categoria depois de 16 anos

A Indy anunciou uma alteração no calendário de 2024 da categoria. A última rodada da temporada, prevista para acontecer no circuito de rua de Nashville, será disputada no Nashville Superspeedway na mesma data, dia 15 de setembro. É a primeira vez em dez anos que a modalidade encerra um campeonato em um oval — desde o GP de Fontana de 2014.

O principal motivo para a mudança foi a série de alterações nas áreas adjacentes ao circuito de rua usado pela categoria na cidade. Com diversos desafios na construção da pista para 2024, a Indy decidiu que um retorno ao oval de Nashville seria a melhor a opção.

“Com o início da construção do novo Titans Stadium, a equipe de operações da corrida sabia que enfrentaria novos desafios, sabendo que o percurso usado nos primeiros três anos teria de mudar drasticamente para a corrida de 2024”, disse Scott Borchetta, ex-piloto e CEO da Big Machine Label Group, organizadora da prova.

“Com vários locais importantes ao redor do estádio não disponíveis como nos anos anteriores e com a mudança de curso proposta para percorrer as ruas do centro de Nashville, um grande circuito que utiliza a Ponte Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia, Primeira Avenida, Broadway e Quarta Avenida, simplesmente não teríamos o espaço adequado necessário para as equipes de corrida, nem o acesso adequado para empresas e residências no centro da cidade executarem o evento de classe mundial que é esperado por nossos incríveis fãs, equipes da Indy e patrocinadores”, explicou.

Kyle Kirkwood venceu o GP de Nashville em 2023 (Foto: Indycar)

A categoria não corre no Nashville Superspeedway desde 2008, com vitória de Scott Dixon, que também havia triunfado nos dois anos anteriores. Buddy Lazier, Alex Barron, Gil de Ferran, Tony Kanaan e Dario Franchitti foram os vencedores entre 2001 e 2005. Em 2009, o oval deixou o calendário.

A temporada 2024 da Indy está prevista para começar oficialmente com o GP de São Petersburgo, no dia 10 de março. A categoria ainda vai passar por Long Beach, Alabama, Indianápolis, Detroit, Road America, Laguna Seca, Ohio, Iowa, Toronto, Gateway, Portland e Milwaukee antes de chegar a Nashville para fechar o campeonato.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.