Chefe da McLaren destaca “três objetivos” para 2024 e já fala em atualizações no MCL38

Depois de fechar o último ano em alta, a McLaren apresentou o MCL38, carro para a temporada 2024 da F1, e já pensa nas atualizações que deve levar para o começo do campeonato

A McLaren lançou o MCL38 na última quarta-feira (14). O carro que vai disputar a temporada 2024 da Fórmula 1 já estava com a pintura apresentada, faltava apenas mostrar os detalhes em um evento virtual antes de colocá-lo na pista para um dia de filmagens, em Silverstone.

Apesar de ter fechado a última temporada em alta, com bons resultados e até brigando por vitórias, a McLaren sofreu na primeira metade do campeonato e demorou para encontrar o caminho. De acordo com o chefe Andrea Stella, o time não conseguiu cumprir os objetivos traçados no início do ano e precisou se remodelar com o certame em andamento.

Para 2024, com o MCL38, a equipe inglesa buscou forcar em três pontos principais de melhoria: eficiência aerodinâmica, aderência em curvas de baixa velocidade e a interação do carro com os pneus. Para Stella, houve clara evolução em todos esses quesitos, mas algumas atualizações devem surgir depois do Bahrein, palco dos testes de pré-temporada e da primeira corrida do ano.

“Tínhamos três objetivos principais. Um era melhorar a eficiência aerodinâmica, outro era mais aderência e também a relação com os pneus. Não quero dar detalhes, mas fomos capazes de evoluir nessas três áreas, mesmo que ainda possamos ver potencial para mais melhorias”, destacou o dirigente.

Andrea Stella destacou os focos da McLaren para 2024 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Foram alguns projetos que começamos, que possuem potencial, mas não conseguimos finalizar a tempo para o lançamento do carro, então é possível que virem atualizações para o começo da próxima temporada”, acrescentou.

“Quando você embarca em alguns projetos de desenvolvimento, obviamente quer chegar ao objetivo o mais rápido possível, mas ainda há muitos espaço para que a gente possa desenhar o carro para eles e colocar depois”, finalizou.

Em comparação ao carro do ano passado, é possível notar uma asa traseira em formato mais quadrado, de caixote, e a opção pelo uso das barbatanas, coisa que a Alpine, por exemplo, decidiu se livrar.

A entrada de ar também se aproxima ao formato do RB19 da Red Bull: é mais alta no desenho do carro e mais reta, sem a boca alongada. Faz com que a asa dianteira também levante um pouco mais, enquanto o bico está mais arredondado, mas não tanto quanto na maioria dos outros carros apresentados.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.