Verstappen dá sinal atroz para rivais e sobra na manhã do 1º dia de testes da F1 no Bahrein

Quem liderou a primeira manhã de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein? Sim, Max Verstappen. E com sinais assustadores

Sentiu falta da Fórmula 1? Para aqueles que passaram mais tempo desolados com a ausência de ação nos últimos três meses, a categoria retornou com uma demonstração de que há uma favorita clara e irrestrita para tudo. A manhã desta quarta-feira (21), primeiro dia de testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, mostrou uma Red Bull continuando de onde parou no fim do ano passado. Max Verstappen sobrou muito.

É algo que coloca medo nos rivais, ainda que seja apenas a manhã de um dia de testes, nada decisivo para o resto do ano. Mas o fato de Verstappen rapidamente superar o tempo do primeiro treino livre do GP do Bahrein de 2023 é impressionante. Até mais do que os quase 0s7 de frente que pôs para Charles Leclerc, segundo colocado.

Fernando Alonso colocou a Aston Martin na terceira posição, mas se destacou pela quilometragem: o bicampeão deu 77 voltas, 11 a mais que Verstappen, por exemplo. Foi o tempo inteiro aquele que mais andara ao longo da manhã, antes de entregar o carro para Lance Stroll logo mais.

Oscar Piastri, Yuki Tsunoda, George Russell, Valtteri Bottas, Alexander Albon, Esteban Ocon e Kevin Magnussen fecharam a lista nesta ordem. O único problema mais sério da manhã veio já a 25 minutos do fim da atividade, quando Albon perdeu potência ao cruzar a reta dos boxes e precisou encostar o carro na curva um. Mas nem precisou de bandeira vermelha, apenas uma rápida amarela para que o FW46 da Williams fosse empurrado.

Max Verstappen (Foto: AFP)

Os testes de pré-temporada da F1 acontecem entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

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Confira como foi a manhã de testes da quarta-feira:

Muito tempo depois, o retorno. A Fórmula 1 finalmente voltou à pista de maneira coletiva para agitar o esquema da temporada 2024. A pré-temporada começava na manhã da quarta-feira, no Bahrein. Era apenas o princípio de três dias de trabalho pesado visando o campeonato que começa em dez dias.

Fernando Alonso durante primeiro dia de testes coletivos (Foto: F1)

A bandeira verde para as quatro horas do turno da manhã aparecia às 9h locais (10h de Brasília, GMT-3). A temperatura ambiente era amena, de 24°C, com o asfalto em cerca de 37°C. E assim que as permissões apareceram, carros na pista.

Não houve grande espera. Fernando Alonso e George Russell rapidamente tomaram o pit-lane, seguidos por Valtteri Bottas e Alexander Albon. Os carros voltavam a acelerar e a pista enchia. Ainda nos primeiros três minutos, Max Verstappen, Esteban Ocon, Charles Leclerc, Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda já haviam saído. Somente Oscar Piastri, com a McLaren, continuava parado e só saiu depois de dez minutos.

Típico de testes, os carros apareciam com um empilhado de grelhas aerodinâmicas e parafina para as testagens iniciais. Esqueça voltas velozes e briga por posição, ninguém estava interessado em nada disso.

Enquanto os carros começavam a dar volta, a atenção estava também nos boxes da Red Bull para saber de Christian Horner, em meio a uma investigação demorada conduzida pela própria companhia após denúncia de comportamento impróprio feito por uma funcionária. Horner estava na garagem ao lado do projetista Adrian Newey, sabidamente aliado dentro do time, mas um detalhe se destacava: Horner não usava uniforme da Red Bull, como de costume. Newey também não, é verdade, mas ao menos carregava o agasalho do time.

Esteban Ocon e a grelha da Alpine (Foto: F1)

Os cinco tipos de pneus slick estavam disponíveis para as equipes nos testes, importante ressaltar, então a salada de uso de pneus seria maior que normalmente acontece em fins de semana de corrida. Não eram apenas os macios, médios e duros em uso, mas todos os compostos designados para tanto: C1, C2, C3, C4 e C5, do mais duro para o mais macio.

Com meia hora de atividade, as grelhas ainda apareciam da maneira mais diversa. A Ferrari trazia nas laterais, enquanto a Haas apinhava na asa dianteira de Magnussen. E era Alonso quem liderava, graças a um giro anotado de pneus C3. Mas e Verstappen? O tricampeão mundial escorregava pela pista, ainda duelando contra os limites do RB20.

Algum problema? Albon aparecia com fumaça na região do disco de freio do pneu dianteiro direito e voltou aos boxes da Williams. Um pouco depois, viria a informação também de que sofreu com falha no DRS. Nada que o impedisse de ficar na pista durante muito tempo, porém. Pelos lados da Alpine, Ocon deu breve escapada da pista, sem consequências.

Pouco antes da marca de uma hora, Leclerc passava a liderar com 1min33s685. Mas Piastri, enquanto isso, continuava sem tempo registrado. O australiano não ficava preso na garagem, mas ia e voltava entre pista e pit-lane.

A parafina no FW46 de Alex Albon (Foto: Reprodução)

As diferenças nos tempos de volta que iam sendo registrados eram amplamente explicados pelos pneus utilizados. Albon, por exemplo, andava com os C4 e era 2s mais veloz que Russell, que calçava os C1, os mais duros da gama da Pirelli.

Demorou 1h39min até que Verstappen pingasse na primeira colocação: de pneus C3, rodou em 1min33s065 para colocar a Red Bull na dianteira por 0s320 contra Alonso, que passara Leclerc instantes antes. E só depois disso é que Piastri deu volta veloz.

O carro mais pintado diferente era Albon, que parecia ter mergulhado com toda a lateral direita do FW46 numa piscina de chocolate, tamanha era a quantidade de parafina.

Na marca da metade da atividade, Verstappen liderava por cerca de 0s182 para Leclerc. Alonso, Bottas, Tsunoda, Albon, Ocon, Magnussen, Piastri e Russell completavam a lista das posições.

George Russell no ‘mood’ de testes (Foto: Mercedes)

Se havia a preocupação com Piastri, o piloto da McLaren abriu a segunda metade da sessão pulando para a quarta colocação com uma volta finalmente veloz. Enquanto isso, Leclerc travava o carro no contorno da curva 1 logo após cruzar a reta dos boxes. Albon também fez visita na área de escape.

E dava para dizer que estava tudo certo com Verstappen. Ao colocar novo jogo de pneus C3, o tricampeão cruzou em 1min32s548. Para criar um contexto, a melhor volta do TL1 do GP do Bahrein do ano passado fora de Sergio Pérez: 1min32s758. Max já superava, portanto. Tsunoda era outro que constantemente melhorava o tempo próprio e sempre se mantinha entre os cinco primeiros.

Se mais cedo Ocon tinha escapado da pista na curva quatro, agora fora a hora de Leclerc arrastara Ferrari no cascalho. Assim como o francês, porém, saiu sem maiores consequências. Do ponto de vista de atuação dos pilotos e confiabilidade das equipes, manhã muito tranquila.

Russell continuava com as últimas posições apesar de já haver vestido os pneus C3. Mas o ritmo extremamente lento deixava claro que os testes da Mercedes eram apenas de tanque cheio, nada relacionado ao desempenho. Entrando na última hora da sessão, estava à frente apenas de Magnussen. Verstappen, Leclerc, Alonso, Piastri, Tsunoda, Bottas, Albon e Ocon apareciam antes.

Albon fora da pista (Foto: F1)

Nos últimos 60 minutos, então, menos interesse ainda por voltas rápidas. Todo mundo somava mais quilometragem, mas Alonso era quem liderava: foi o primeiro a cruzar a marca das 50, 60 e 70 voltas na manhã.

Aí, sim, o primeiro problema mais sério veio com 25 minutos para o final. Albon perdeu potência na reta dos boxes e encostou o carro na área de escape da região interna da curva um. Parecia que seria bandeira vermelha, mas veio somente uma amarela que durou cerca de seis minutos.

Os pilotos ainda tiveram cerca de 17 minutos de pista para somar algumas voltas e a parte final dos testes. Foi o suficiente, por exemplo, para, em simulação de corrida, Verstappen ultrapassar Leclerc. Mas não muito mais que isso. Da manhã, fica mesmo o domínio de Max.

F1 2024, Testes de Pré-Temporada, Bahrein, Dia 1, Manhã:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:32.548 66
2C LECLERCFerrari1:33.247+0.69964
3F ALONSOAston Martin Mercedes1:33.385+0.83777
4O PIASTRIMcLaren Mercedes1:33.658+1.11057
5Y TSUNODARB Honda1:34.136+1.58864
6G RUSSELLMercedes1:34.230+1.68248
7V BOTTASSauber Ferrari1:34.431+1.88368
8A ALBONWilliams Mercedes1:34.587+2.03940
9E OCONAlpine1:34.677+2.12960
10K MAGNUSSENHaas Ferrari1:35.692+3.14466
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