DTM

DTM bane comunicação por rádio para temporada 2017: “O piloto precisa tomar decisões por si só”

Em condições de bandeira verde, pilotos e equipes do DTM não vão poder conversar. A comunicação por rádio passa a ser autorizada apenas em condições de bandeira amarela ou safety-car. A medida visa aumentar a responsabilidade dos competidores
Warm Up / Redação GP, de Porto Alegre
 Molina mantém a ponta seguido pelas Audi de Green e Mortara. Mas Jamie partiria para a vitória (Foto: DTM)
 
A temporada 2017 do DTM começa com uma grande novidade no regulamento esportivo. Pioneira, a categoria alemã decidiu banir por completo a comunicação por rádio entre piloto e equipe. O objetivo da medida é aumentar a responsabilidade dos competidores, que precisam “tomar decisões por si só”.
 
“Queremos que o esporte esteja no centro das atenções. O DTM conta com um grid fora de série, com fortes pilotos, e os fãs querem acompanhar isso nas corridas”, disse Gerhard Berger, agora promotor da categoria.
 
O banimento só não será aplicado em situações de bandeira amarela e safety-car, quando equipes poderão avisar sobre possíveis acidentes na pista – uma questão de segurança, portanto. De resto, vai ser preciso confiar nas informações transmitidas através de placas no pit-lane.
O DTM vai enfrentar grandes mudanças em 2017 (Foto: DTM)
“O piloto precisa ser mais responsável e tomar decisões por si só”, apontou o DTM, através de comunicado. “Comunicação entre equipe e piloto ficam limitadas às placas na reta principal. O banimento não é aplicado em situações excepcionais: quando o carro está nos boxes e em situações de bandeira amarela e safety-car”, citou.
 
A categoria também mudou outros pontos do regulamento esportivo, mas de menor magnitude. O uso do DRS por corrida, por exemplo, foi simplificado – ao invés de um número que varia de corrida para corrida, o uso do dispositivo passa a ter o padrão de três ativações por prova.
 
O treino classificatório também passa a contar pontos. E não apenas para o pole-position, que soma 3 – o segundo no grid leva 2, enquanto o terceiro fica com 1.
 
A primeira etapa do DTM em 2017 vai ser disputada no próximo final de semana, em Hockenheim.
 
PADDOCK GP #75 DEBATE: FERNANDO ALONSO VAI SE DAR BEM NA INDY 500?