DTM ganha versão americana com primeira temporada prevista para acontecer em 2015
Nesta terça-feira (26), o Grand-Am, a IMSA, a Associação Internacional do Esporte a motor, e a ITR, a Associação Internacional de Corridas de Carros de Turismo, anunciaram acordo para promover a versão americana do DTM
A versão americana do DTM foi oficializada nesta terça-feira (26) durante um evento na cidade de Nova York. A nova categoria é resultado de um acordo entre o Grand-Am, a IMSA (Associação Internacional do Esporte a motor, em inglês) e da ITR, a Associação Internacional de Corridas de Carros de Turismo, entidade que administra o campeonato alemão.
O acordo tem objetivo dar a largada para a categoria em 2015, possivelmente correndo em conjunto com a United Sportscar, série que resultou com a fusão do Grand-Am com o American Le Mans Series e terá início já no próximo ano. Ed Bennett, chefe do Grand-Am, afirmou que ainda há muito trabalho pela frente para tornar a série uma realidade, mas que se sentia satisfeito em poder anunciar o acordo com os alemães. "O objetivo é fazer o lançamento da categoria em 2015 ou 2016", disse à imprensa.
"Mas acho importante compartilhar com o mundo essa notícia e tornar de conhecimento público na América do Norte. Hoje podemos confirmar que todos os elementos para este novo campeonato estão no lugar", completou.
Todos os três fabricantes que participam do DTM foram representados na assinatura do acordo e prometeram apoio total à nova categoria. Entretanto, apenas Jens Marquardt, diretor de competições da BMW, esteve presente no anúncio. "A BMW apoia plenamente o novo campeonato. Acho que hoje estamos muito no início de uma plataforma de corrida que será bastante emocionante para os EUA", salientou o dirigente da marca bávara.
Hans-Werner Aufrecht, chefe do DTM, se mostrou contente também com o acordo e ressaltou ainda que o novo regulamento do campeonato alemão de turismo agora "oferece uma plataforma global para os fabricantes e oportunidades para correr em uma mesma base técnica, o que é atrativo para os principais mercados, como a América do norte, a Ásia e a Europa".
Bennett ainda falou em um campeonato com oito etapas no primeiro ano da categoria, “com a possibilidade de acrescentar mais uma no futuro”. E o formato planejado são corridas com duração entre 1h10min e 1h15min.
O anúncio do novo campeonato acontece após cinco anos de negociações entre o ITR e o Grand-Am.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube