Em sábado dourado da Audi, Green supera Molina em Lausitzring, vence pela segunda vez no ano e vira líder da temporada
Depois de triunfar na primeira corrida do ano, em Hockenheim, Jamie Green tirou proveito do melhor conjunto do DTM na atualidade e venceu novamente no campeonato. Foi a terceira vitória da Audi em três corridas em 2015. Augusto Farfus, único brasileiro do grid, abandonou na primeira volta
A Audi segue nadando de braçada na temporada 2015 do DTM. Depois de triunfar nas duas provas da rodada de Hockenheim, no começo do mês, a marca das quatro argolas dominou como quis o sábado (30) da segunda etapa do campeonato, em Lausitzring. A montadora ocupou as quatro primeiras colocações do grid e sacramentou seu domínio no traçado alemão ao finalizar a prova, realizada no fim desta tarde, com quatro carros no top-5. E assim como aconteceu em Hockenheim, o triunfo da primeira corrida do fim de semana no Euro Speedway ficou com Jamie Green. Único brasileiro do grid, Augusto Farfus abandonou a disputa ainda na primeira volta depois de sofrer um toque de Lucas Auer.
O britânico largou em segundo, mas tinha ritmo de corrida bem melhor em relação ao pole, Miguel Molina. Depois de muito pressionar, Green conseguiu fazer a ultrapassagem sobre o espanhol e depois não teve adversários para comemorar seu segundo triunfo em 2015. O pódio em Lausitzring foi completado por Edoardo Mortara e Mattias Ekström, sacramentando um sábado dourado para a Audi no DTM. Com o resultado, Green assume a liderança do campeonato, com 50 pontos.
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As primeiras colocações foram mantidas após a largada no circuito que usa trechos do oval do Euro Speedway, usado pela antiga Cart no início dos anos 2000. Molina largou na frente, seguido por Jamie Green e Edoardo Mortara, com a Audi completando o domínio com a presença de Mattias Ekström em quarto diante de arquibancadas com pouco público.
Não foi uma jornada fácil para Farfus. O brasileiro, depois de conquistar o 19º lugar no grid de largada no treino classificatório pouco mais cedo, acabou sendo punido porque a direção de prova o considerou culpado por ter bloqueado outro piloto na sessão, acarretando a perda de cinco posições no grid, caindo para 23º e penúltimo. Sua corrida não durou mais que uma volta: depois de ser tocado pelo carro do novato Lucas Auer, Augusto teve de recolher para os boxes e encerrar sua participação em Lausitzring.
Lá na frente, a prova tinha um ritmo bastante morno no seu início, sem muita ação ou manobras de ultrapassagem. Numa delas, no pelotão intermediário, Nico Müller e António Félix da Costa se envolveram em um incidente e tiveram a sequência da corrida comprometida.
Mais lento que os rivais, Molina segurava o ritmo e acabava formando uma procissão, com vários carros atrás. Mas as características da pista só indicavam um grande ponto para ultrapassagem: no fim da reta dos boxes. Assim, Miguel procurava se defender e abrir vantagem para não ser facilmente ultrapassado.
Mas depois de 25 voltas, Molina não resistiu à pressão de Green que, depois de muito lugar, finalmente conseguiu fazer a ultrapassagem e assumir a liderança para não mais perde-la ao ultrapassar o espanhol no fim da reta dos boxes. No giro seguinte, foi a vez de Mortara ganhar a posição de Miguel e tentar um último ataque para cima de Green, mas o britânico permaneceu soberano. E não demorou muito para Ekström também passar Molina e se colocar no pódio da terceira corrida do campeonato.
Na luta para ser o ‘melhor do resto’, a principal disputa na pista passava a ser entre Maxime Martin e Pascal Wehrlein. Depois de ficar à frente do alemão durante quase todo o tempo, o belga não resistiu e acabou sendo ultrapassado, com Pascal assumindo o quinto posto em Lausitz. O objetivo do jovem talento da Mercedes passava a ser Molina.
Wehrlein não conseguiu alcançar Molina, mas ficou confortável em quinto lugar, já que a briga final ficou logo atrás, entre Martin, Robert Wickens e Timo Scheider. Melhor para o canadense da Mercedes, que acabou vencendo a disputa e terminou em sexto, seguido por Martin e Scheider. E lá na frente, depois de 32 voltas, Green comemorava mais uma vitória no DTM para acumular 50 pontos e a liderança do campeonato.
DTM, etapa 2, Lausitzring, corrida 1, final:
1 | JAMIE GREEN | ING | Audi Rosberg | 42:15.135 | 32 voltas |
2 | EDOARDO MORTARA | ITA | Audi Abt | +4.261 | |
3 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | Audi Abt | +5.220 | |
4 | MIGUEL MOLINA | ESP | Abt Audi | +6.969 | |
5 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | Mercedes HWA | +8.122 | |
6 | ROBERT WICKENS | CAN | Mercedes HWA | +10.657 | |
7 | MAXIME MARTIN | BEL | BMW RMG | +13.014 | |
8 | TIMO SCHEIDER | ALE | Audi Phoenix | +13.361 | |
9 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | Audi Phoenix | +16.719 | |
10 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | Mercedes Mücke | +19.619 | |
11 | BRUNO SPENGLER | CAN | BMW MTEK | +22.391 | |
12 | MARTIN TOMCZYK | ALE | BMW Schnitzer | +27.031 | |
13 | MARCO WITTMANN | ALE | BMW RMG | +28.364 | |
14 | PAUL DI RESTA | ESC | Mercedes HWA | +28.522 | |
15 | MAXIMILIAN GÖTZ | ALE | Mercedes Mücke | +29.026 | |
16 | ADRIEN TAMBAY | FRA | Audi Abt | +29.439 | |
17 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | Mercedes HWA | +35.480 | |
18 | TIMO GLOCK | ALE | BMW MTEK | +36.370 | |
19 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | BMW Schnitzer | +37.537 | |
20 | NICO MÜLLER | SUI | Audi Rosberg | +42.297 | |
21 | LUCAS AUER | AUT | Mercedes ART | +42.480 | |
22 | TOM BLOMQVIST | ING | BMW RBM | +45.087 | |
23 | GARY PAFFETT | ING | Mercedes ART | +49.803 | |
24 | AUGUSTO FARFUS | BRA | BMW RBM | +31 voltas | NC |