Em sábado dourado da Audi, Green supera Molina em Lausitzring, vence pela segunda vez no ano e vira líder da temporada

Depois de triunfar na primeira corrida do ano, em Hockenheim, Jamie Green tirou proveito do melhor conjunto do DTM na atualidade e venceu novamente no campeonato. Foi a terceira vitória da Audi em três corridas em 2015. Augusto Farfus, único brasileiro do grid, abandonou na primeira volta

A Audi segue nadando de braçada na temporada 2015 do DTM. Depois de triunfar nas duas provas da rodada de Hockenheim, no começo do mês, a marca das quatro argolas dominou como quis o sábado (30) da segunda etapa do campeonato, em Lausitzring. A montadora ocupou as quatro primeiras colocações do grid e sacramentou seu domínio no traçado alemão ao finalizar a prova, realizada no fim desta tarde, com quatro carros no top-5. E assim como aconteceu em Hockenheim, o triunfo da primeira corrida do fim de semana no Euro Speedway ficou com Jamie Green. Único brasileiro do grid, Augusto Farfus abandonou a disputa ainda na primeira volta depois de sofrer um toque de Lucas Auer.

O britânico largou em segundo, mas tinha ritmo de corrida bem melhor em relação ao pole, Miguel Molina. Depois de muito pressionar, Green conseguiu fazer a ultrapassagem sobre o espanhol e depois não teve adversários para comemorar seu segundo triunfo em 2015. O pódio em Lausitzring foi completado por Edoardo Mortara e Mattias Ekström, sacramentando um sábado dourado para a Audi no DTM. Com o resultado, Green assume a liderança do campeonato, com 50 pontos.

Jamie Green vê a bandeirada como vencedor da corrida em Lausitz (Foto: DTM)

As primeiras colocações foram mantidas após a largada no circuito que usa trechos do oval do Euro Speedway, usado pela antiga Cart no início dos anos 2000. Molina largou na frente, seguido por Jamie Green e Edoardo Mortara, com a Audi completando o domínio com a presença de Mattias Ekström em quarto diante de arquibancadas com pouco público.

Não foi uma jornada fácil para Farfus. O brasileiro, depois de conquistar o 19º lugar no grid de largada no treino classificatório pouco mais cedo, acabou sendo punido porque a direção de prova o considerou culpado por ter bloqueado outro piloto na sessão, acarretando a perda de cinco posições no grid, caindo para 23º e penúltimo. Sua corrida não durou mais que uma volta: depois de ser tocado pelo carro do novato Lucas Auer, Augusto teve de recolher para os boxes e encerrar sua participação em Lausitzring.

Lá na frente, a prova tinha um ritmo bastante morno no seu início, sem muita ação ou manobras de ultrapassagem. Numa delas, no pelotão intermediário, Nico Müller e António Félix da Costa se envolveram em um incidente e tiveram a sequência da corrida comprometida.

Mais lento que os rivais, Molina segurava o ritmo e acabava formando uma procissão, com vários carros atrás. Mas as características da pista só indicavam um grande ponto para ultrapassagem: no fim da reta dos boxes. Assim, Miguel procurava se defender e abrir vantagem para não ser facilmente ultrapassado.

Mas depois de 25 voltas, Molina não resistiu à pressão de Green que, depois de muito lugar, finalmente conseguiu fazer a ultrapassagem e assumir a liderança para não mais perde-la ao ultrapassar o espanhol no fim da reta dos boxes. No giro seguinte, foi a vez de Mortara ganhar a posição de Miguel e tentar um último ataque para cima de Green, mas o britânico permaneceu soberano. E não demorou muito para Ekström também passar Molina e se colocar no pódio da terceira corrida do campeonato.

Augusto Farfus teve um sábado complicado em Lausitzring (Foto: BMW AG)

Na luta para ser o ‘melhor do resto’, a principal disputa na pista passava a ser entre Maxime Martin e Pascal Wehrlein. Depois de ficar à frente do alemão durante quase todo o tempo, o belga não resistiu e acabou sendo ultrapassado, com Pascal assumindo o quinto posto em Lausitz. O objetivo do jovem talento da Mercedes passava a ser Molina.

Wehrlein não conseguiu alcançar Molina, mas ficou confortável em quinto lugar, já que a briga final ficou logo atrás, entre Martin, Robert Wickens e Timo Scheider. Melhor para o canadense da Mercedes, que acabou vencendo a disputa e terminou em sexto, seguido por Martin e Scheider. E lá na frente, depois de 32 voltas, Green comemorava mais uma vitória no DTM para acumular 50 pontos e a liderança do campeonato.

DTM, etapa 2, Lausitzring, corrida 1, final:

1 JAMIE GREEN ING Audi Rosberg 42:15.135 32 voltas
2 EDOARDO MORTARA ITA Audi Abt +4.261  
3 MATTIAS EKSTRÖM SUE Audi Abt +5.220  
4 MIGUEL MOLINA ESP Abt Audi +6.969  
5 PASCAL WEHRLEIN ALE Mercedes HWA +8.122  
6 ROBERT WICKENS CAN Mercedes HWA +10.657  
7 MAXIME MARTIN BEL BMW RMG +13.014  
8 TIMO SCHEIDER ALE Audi Phoenix +13.361  
9 MIKE ROCKENFELLER ALE Audi Phoenix +16.719  
10 DANIEL JUNCADELLA ESP Mercedes Mücke +19.619  
11 BRUNO SPENGLER CAN BMW MTEK +22.391  
12 MARTIN TOMCZYK ALE BMW Schnitzer +27.031  
13 MARCO WITTMANN ALE BMW RMG +28.364  
14 PAUL DI RESTA ESC Mercedes HWA +28.522  
15 MAXIMILIAN GÖTZ ALE Mercedes Mücke +29.026  
16 ADRIEN TAMBAY FRA Audi Abt +29.439  
17 CHRISTIAN VIETORIS ALE Mercedes HWA +35.480  
18 TIMO GLOCK ALE BMW MTEK +36.370  
19 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW Schnitzer +37.537  
20 NICO MÜLLER SUI Audi Rosberg +42.297  
21 LUCAS AUER AUT Mercedes ART +42.480  
22 TOM BLOMQVIST ING BMW RBM +45.087  
23 GARY PAFFETT ING Mercedes ART +49.803  
24 AUGUSTO FARFUS BRA BMW RBM +31 voltas NC

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