Estreante, Martin domina e conquista primeira vitória da carreira no DTM em Moscou. Farfus termina em décimo
Maxime Martin venceu neste domingo (13) pela primeira vez no DTM depois de largar da pole. O pódio em Moscou foi completado por Bruno Spengler e Mattias Ekström. Augusto Farfus finalizou a corrida em décimo
Maxime Martin converteu a primeira pole em uma brilhante primeira vitória no DTM neste domingo (13) em Moscou. O belga, que tem apenas cinco corridas no campeonato alemão, impôs enorme domínio, não foi incomodado por ninguém e garantiu à BMW o terceiro triunfo da temporada 2014.
Bruno Spengler completou a dobradinha da marca bávara, enquanto Mattias Ekström foi o responsável por assegurar o melhor resultado da Audi com o terceiro lugar do pódio. O brasileiro Augusto Farfus terminou a prova russa, a quinta do calendário deste ano, na décima posição.
Relacionadas
Maxime Martin fez valer a posição de honra do grid e saiu muito bem, impedindo qualquer avanço do segundo colocado, Bruno Spengler. Ambos contornaram sem maiores dramas a primeira curva da pista russa, à frente de Nico Müller e Mike Rockenfeller. Um pouco mais atrás. Jamie Green rodava na entrada da curva 1, depois de um contato com Edoardo Mortara. O italiano também acabou fora da pista na sequência do incidente.
Enquanto o belga da BMW tratava de abrir distância na ponta, Mattias Ekström vinha abrindo caminho e já superava Augusto Farfus, que não largara bem. Rockenfeller também era ultrapassado por Marco Wittmann.
A ordem, então, perto da quinta volta era: Martin (1s7 à frente), Spengler, Müller, Adrian Tambay, Wittmann, Ekström, Rockenfeller, Timo Glock, Farfus e Christian Vietoris.
Não demorou muito, e o pelotão começou uma movimentação interessante. Martin seguia firme na ponta, sempre acompanhado por Spengler. Atrás deles, Tambay passava Müller, enquanto Farfus perdia posições e era décimo. Müller também vinha tendo rendimento ruim e caía no pelotão, sofrendo ultrapassagens de Ekström e Wittmann.
Müller, então, passou a sofrer pressão de Glock pelo sexto lugar. O ex-piloto da F1 atormentou tanto o suíço, que acabou tomando a posição de Nico em uma manobra polêmica na reta oposta. O incidente foi parar na mesa dos comissários, que decidiram fazer Timo devolver a posição em seguida.
Aí vieram as paradas de boxe, e Wittmann foi o primeiro entre os ponteiros a parar na volta 18. Quatro voltas depois vieram Ekström, Pascal Wehrlein, Martin Tomczyk e Mortara. No giro 23 foi a vez do líder Martin parar. O belga foi seguido pelo canadense Spengler, Tambay, Glock e Vietoris.
Quando a prova se aproximava da 28ª passagem, o safety-car foi acionado por conta de um acidente entre Rockenfeller e Tambay. E a ordem da prova atrás do carro de segurança era: Martin, Spengler, Glock, Ekström, Farfus, Molina, Wittmann, Félix da Costa, Vietoris e Hand.
A relargada foi autorizada cinco voltas depois. Aí o líder novamente tratou de abrir caminho e saltou na ponta. Spengler, Glock, Ekström, Wittmann, Müller, Vietoris, Wehrlein, Mortara e Tomczyk formavam o top-10 depois dos pit-stops finais.
Aí Farfus passou Tomczyk no giro 41 e pulou para décimo. No fim, ainda teve de lidar com os ataques de Miguel Molina. Enquanto isso, lá na frente, Martin já celebrava a primeira vitória no DTM. Spengler e Ekström completaram o pódio.
Com os resultados deste domingo, Wittmann lidera o campeonato com 70 pontos. Ekström é o segundo, com 20 pontos a menos. A próxima etapa acontece na Áustria, em 3 de agosto.
DTM, Moscou, Final:
1 | MAXIME MARTIN | BEL | RMG BMW | 1:15:09.422 | 46 voltas |
2 | BRUNO SPENGLER | CAN | SCHNITZER BMW | +4.259 | |
3 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | ABT SPORTSLINE AUDI | +9.454 | |
4 | MARCO WITTMANN | ALE | RMG BMW | +9.591 | |
5 | NICO MÜLLER | SUI | ROSBERG AUDI | +10.740 | |
6 | TIMO GLOCK | ALE | MTEK BMW | +15.632 | |
7 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | HWA MERCEDES | +16.553 | |
8 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | HWA MERCEDES | +19.300 | |
9 | EDOARDO MORTARA | ITA | ABT SPORTSLINE AUDI | +20.987 | |
10 | AUGUSTO FARFUS JR. | BRA | RBM BMW | +21.110 | |
11 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | MTEK BMW | +21.636 | |
12 | MIGUEL MOLINA | ESP | ABT SPORTSLINE AUDI | +21.666 | |
13 | MARTIN TOMCZYK | ALE | SCHNITZER BMW | +27.181 | |
14 | ROBERT WICKENS | CAN | HWA MERCEDES | +28.109 | |
15 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | MUCKE MERCEDES | +28.625 | |
16 | GARY PAFFETT | ING | HWA MERCEDES | +29.039 | |
17 | JOEY HAND | EUA | RBM BMW | +29.759 | |
18 | VITALY PETROV | RUS | MUCKE MERCEDES | +39.933 | |
19 | ADRIEN TAMBAY | ITA | ABT SPORTSLINE AUDI | NC | |
20 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | PHOENIX AUDI | NC | |
21 | TIMO SCHEIDER | ALE | PHOENIX AUDI | NC | |
22 | PAUL DI RESTA | ESC | HWA MERCEDES | NC | |
23 | JAMIE GREEN | ING | ROSBERG AUDI | NC |