Auer vence corrida 1 e bota fogo em briga por título do DTM em Hockenheim

Segunda vitória do austríaco na temporada 2022 e ele é um dos três postulantes ao título do DTM, junto com Sheldon van der Linde e René Rast. Prova na Alemanha ficou marcada também por um big-one impressionante envolvendo Dennis Olsen, David Schumacher e Thomas Preining

Big-one impressionante em Hockenheim foi causado após Dennis Olsen ser tocado na traseira (Vídeo: Reprodução/DTM)

Lucas Auer foi perserverante e conseguiu apenas na penúltima volta reassumir a liderança e vencer a corrida 1 disputada neste sábado (8) em Hockenheim. Foi a segunda vitória do austríaco na temporada 2022 do DTM. Sheldon van der Linde e Marco Wittmann fecham o pódio.

A cena da corrida, porém, aconteceu na abertura da volta 7, quando Thomas Preining e David Schumacher bateram muito forte. Mais atrás, Dennis Olsen foi tocado, perdeu o controle do carro, levantou uma bola de fogo e levou mais três consigo, paralisando a corrida em 35 minutos.

Se antes eram até dez pilotos com chances de título, o DTM entrega sua prova final com Sheldon (149), Auer (147) e, correndo por fora, René Rast (128) como possíveis campeões. A corrida final que decide o título do DTM em 2022 acontece neste domingo (9), às 8h15 (horário de Brasília) com transmissão da ESPN 4 e do Star+.

Lucas Auer está a dois pontos do líder van der Linde no DTM (Vídeo: Reprodução/DTM

Confira como foi a corrida 1 em Hockenheim:

Auer saíra na pole-position com o tempo de 1min36s479 e, pelo feito, diminuía a distância para o líder da temporada, Sheldon van der Linde, para apenas oito pontos (130 x 122 para Sheldon). Punido com dez posições no grid por ter montado os pneus de sua BMW entre uma hora e cinco minutos antes da classificação, o que é proibido pelo regulamento do DTM, o piloto da BMW partiu da 16ª colocação.

O vice-líder da temporada largou bem e manteve a ponta, enquanto Luca Stolz errou e caiu para quarto. Marco Wittmann fez bela manobra em cima de Rast e assumiu a segunda posição. Mais atrás, Kelvin van der Linde teve problemas em seu carro, com pneu voando na pista e, assim, o safety-car foi acionado logo ao final da primeira volta. Sheldon, por sua vez, ganhou oito posições e era o oitavo.

Na volta 7, enfim, a prova recomeçou na Alemanha e Wittman foi agressivo, botou de lado e assumiu a liderança. Enquanto isso, novo incidente, dessa vez com Thomas Preining que bateu muito forte, com Rolf Ineichen, que precisou de atendimento médico, e com David Schumacher, a ponto de seu motor ficar na pista.

Acidente envolvendo Thomas Preining, Dennis Olsen e David Schumacher (Foto: Reprodução/DTM)

Olsen foi tocado e também bateu muito forte no muro, chegando a levantar uma labareda na pista alemã, provocando um impressionante big-one que envolveu, no total, seis carros. Assim, a bandeira vermelha foi acionada. A paralisação da corrida durou cerca de 35 minutos. Os pilotos envolvidos no acidentes foram encaminhados ao centro médico, mas passam bem.

A relargada aconteceu em fila indiana, com Auer na ponta, Wittmann em segundo e Rast na terceira colocação. O brasileiro Felipe Fraga era o 13º. Duas voltas depois, janela de pit-stops aberta para os pilotos, Líder e vice-líder foram juntos fazer a parada, melhor para o austríaco da Mercedes, que manteve a frente.

Mirko Bortolotti foi aos boxes fazer sua parada, mas um problema na troca dos pneus traseiro comprometeu a corrida do italiano, caindo para décimo. Faltando quinze minutos para o fim, Sheldon van der Linde pegou o vácuo de Stolz e, com motor mais forte, assumiu a quarta posição antes da curva 6. Na volta 23, Philip Eng foi com muita sede ao pote, errou a frenagem em cima de Stolz e, assim, deu a quinta colocação de bandeja para Rast.

Thomas Preining foi atendido ainda na pista após acidente em Hockenheim (Foto: Reprodução/DTM)

Com cinco minutos para o fim, Wittmann tentou o posto de Auer, mas levou o X na curva 6. Com duas voltas para o fim, Dev Gore cedeu à pressão do austríaco e foi ultrapassado. Sheldon também foi no embalo e passou Marco, assumindo a terceira posição. O norte-americano não tinha mais pneus e caiu para quarto na abertura da última volta.

Segunda vitória de Lucas na temporada, com Sheldon em segundo e Wittmann completando o pódio. E o título totalmente em aberto para a prova final, neste domingo, com três candidatos ao trofeu de campeão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.