Doriane Pin se une à academia da Mercedes e disputa F1 Academy em 2024 com Prema

Doriane Pin é fruto do programa Iron Dames, que tem por objetivo preparar não apenas pilotas, como mulheres em geral para construírem carreiras dentro do automobilismo

A Mercedes anunciou nesta terça-feira (16) que a pilota francesa Doriane Pin é a mais nova integrante do seu programa de jovens pilotos. A jovem de 20 anos também vai disputar a F1 Academy na temporada 2024 com a Prema.

Doriane é fruto do Iron Dames, programa criado por Deborah Mayer e que tem como foco preparar não apenas pilotas, como mulheres em geral para construírem carreiras dentro do automobilismo em diversas áreas, da parte técnica à comunicação. Em 2023, disputou o Mundial de Endurance com a Prema na classe LMP2.

Embora tenha realizado um teste na Fórmula 3 em 2021, foi nas competições de resistência que Pin se destacou. No mesmo ano, na Le Mans Cup, foi ao pódio em cinco das sete etapas pela classe GT3, fechando a temporada em quinto no geral. A francesa ainda foi campeã no Ferrari Challenge e venceu uma das provas mais tradicionais do Endurance com a equipe feminina Iron Dames: as 24 Horas de Spa-Francorchamps em 2022 pela classe Gold Cup.

No WEC, Doriane participou integralmente do campeonato no ano passado ao volante do Oreca 07 da Prema ao lado de Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat.

Doriane Pin participou do WEC no ano passado com a Prema (Foto: Mercedes)

“Estou extremamente feliz por ingressar no programa júnior da Mercedes e por representar a Prema na F1 Academy este ano”, declarou Pin. “Um novo capítulo começa, e estou orgulhosa de dar esse passo com uma equipe tão prestigiada e com o projeto Iron Dames. Sou grata pela confiança e me sinto honrada por defender essas cores”, acrescentou.

“Mudar para os monopostos era um objetivo claro na minha carreira, e estar neste ambiente traz uma ótima perspectiva. Estou trabalhando muito para atingir o nível máximo nesse esporte e estou ansiosa para correr”, completou a jovem, que disputou algumas corridas da F4 do Sudeste Asiático no ano passado e participa da F4 dos Emirados Árabes este ano.

Fundadora do Iron Dames, Mayer celebrou a presença de Pin “em uma das equipes mais prestigiadas da Fórmula 1” e estacou o talento demonstrado pela jovem. “À medida que a F1 Academy cresce, chegando à sua segunda temporada, será um desafio interessante para ela. E é também um símbolo maravilhoso e muito positivo da ressonância e do impacto que o projeto Iron Dames pode ter no desenvolvimento de talentos”, salientou.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, deu as boas-vindas à Doriane. “Mantivemos um olhar atento sobre o desenvolvimento dela nos últimos anos, pois tem impressionado consistentemente. O apoio fantástico de Deborah Mayer e a organização Iron Dames permitiu que ela demonstrasse suas habilidades até aqui; ela aproveitou ao máximo essa oportunidade com determinação e habilidade”, concluiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.