5 coisas que aprendemos no GP de Las Vegas, 21ª etapa da Fórmula 1 2023

O GP de Las Vegas foi verdadeiramente bom e reservou uma briga tripla pela vitória, que acabou indo parar nas mãos de Max Verstappen. A briga pelo vice, entre Mercedes e Ferrari, abriu de vez para a etapa final, em Abu Dhabi

Mesmo preocupado muito mais com o que acontecia fora do que dentro da pista, o GP de Las Vegas entregou uma das melhores corridas do ano. A prova estreante no calendário da F1, disputada neste domingo (19), foi realmente excelente, com caos, disputas boas, sorte, azar e briga por vitória. Completa, praticamente.

Max Verstappen venceu pela 18ª vez em 21 etapas no ano, mas foi um dos triunfos mais complicados, com punição, outro toque e tudo. Charles Leclerc, em segundo, e Sergio Pérez, em terceiro, também tiveram chances muito vivas de vitória ali.

Esteban Ocon saiu candidatíssimo a piloto do dia na quarta colocação, na frente de Lance Stroll, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Fernando Alonso e Oscar Piastri. Lando Norris bateu logo no começo, puxando a primeira das duas vezes em que o safety-car bagunçou a corrida.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na 21ª etapa da F1 2023, em Las Vegas:

O ótimo GP de Las Vegas teve de tudo um pouco (Foto: Red Bull Content Pool)

Espetáculo de verdade se faz na pista. E, sim, o GP de Las Vegas foi ótimo

Por mais que Las Vegas e a F1 tenham investido pesado numa estrutura gigantesca e em atrações variadas para o que chama de ‘espetáculo’, ‘show’ ou qualquer coisa do tipo, a vitória deles foi mesmo na pista. Depois do fiasco retumbante da sexta-feira, o sábado viu boa classificação e o domingo uma enorme corrida. Foi realmente muito divertida, do caos na largada ao final com Leclerc passando Pérez quase na bandeirada. Um festival de ultrapassagens também naquelas retas imensas. Um traçado simples, quase tacanho, mas que deu corrida boa. E muito boa.

Leclerc mostra melhor versão e vira chave para 2024

Teve um errinho que facilitou uma ultrapassagem que era inevitável para Pérez e uma largada mediana — antes de ser empurrado por Verstappen, mas a verdade é que Leclerc andou muito bem. O fim de semana todo do monegasco em altíssimo nível, da pole ao arrojo na volta final para roubar um segundo lugar que estava todo desenhado para Pérez. Depois de dois anos oscilando tanto, é a melhor forma para pegar impulso para 2024. A Ferrari quer sonhar, mas precisa que sua maior aposta esteja voando.

Pérez perde de novo na linha de chegada. E parece satisfeito outra vez

Pela segunda corrida seguida, Pérez tinha a posição nas mãos e tomou quase na linha de chegada. Em Interlagos, foi para Alonso. Agora, em Las Vegas, levou de Leclerc. O próprio Pérez falou, quase em tom de brincadeira, que não esperava a manobra, já que o monegasco estava 0s7 atrás. Que tal fechar a porta? Tinha pneus em estado bem melhores que o rival e perdeu. E mais uma vez, como foi no Brasil, saiu parecendo satisfeito fazendo menos que o básico. Aliás, diga-se: não fossem as duas entradas de safety-car, Pérez iria para o top-6 e olhe lá.

Mercedes vê Hamilton viver calvário e põe vice em risco definitivo

Hamilton caiu no Q2, se enroscou na largada, depois com Piastri, brigou na pista e, no fim, foi apenas sétimo colocado. Ainda ficou na frente de Russell, muito mais rápido o fim de semana todo, mas que foi punido pelo toque com Verstappen e, assim, caiu de quarto para oitavo. O resumo da ópera é um só: a Mercedes teve menos performance e menos pontos que a Ferrari em Las Vegas. E as rivais vão para Abu Dhabi praticamente empatadas para a definição do vice.

Lewis Hamilton terminou a prova somente na sétima posição pela Mercedes (Foto: Mercedes)

Aston Martin anda bem de novo e sonha com G4 que parecia impossível

Parece mentira, mas a Aston Martin foi melhor que a McLaren em Las Vegas. O time verdinho voltou a ter ritmo decente na corrida, mas, diferentemente de Interlagos, em que Piastri deixou os laranjas na mão, a McLaren tinha velocidade, mas deu muito azar no segundo safety-car e perdeu Norris, que bateu forte. Era corrida para, em condições normais, a briga pelo quarto lugar dos Construtores nem existir mais. Mas a prova da madrugada foi tudo, menos normal. E 11 pontos separam as duas em Abu Dhabi.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

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