5 coisas que aprendemos no sábado do GP do Canadá de Fórmula 1 2023

Max Verstappen brilhou na pista molhada para garantir a pole do GP do Canadá, com Nico Hülkenberg fechando a primeira fila também em grande atuação. Charles Leclerc e Sergio Pérez ficaram no Q2, no grupo das decepções, com Carlos Sainz e Lance Stroll

Max Verstappen garantiu mais uma pole ao seu estilo: com chuva, com show, sobrando em cima dos rivais no GP do Canadá. Neste sábado (17), o holandês da Red Bull virou 1min25s858, na janela certa da pista, em sessão cheia de erros dos rivais. Nico Hülkenberg, mais uma vez, brilhou de intermediários, garantindo a primeira fila para a Haas.

Fernando Alonso também teve belo dia e sai de terceiro, com Lewis Hamilton em quarto e George Russell no quinto posto, comprovando alguma reação da Mercedes. Esteban Ocon ficou com o sexto posto.

Lando Norris garantiu a sétima posição, seguido por um Carlos Sainzque foi punido e sai de 11º . Oscar Piastri bateu, mas ainda ficou em oitavo, já que Alex Albon não teve tempo de tentar a volta rápida no Q3.

Q2 foi marcado por uma série de decepções fortes. Em uma sessão marcada pelo chove e molha um pouco, tática e pilotagem fizeram diferença, com Charles Leclerc, Sergio Pérez e Lance Stroll sendo eliminados. Mais atrás, em 17º, Pierre Gasly saiu reclamando à beça por ter sido trancado por Sainz no Q1. O espanhol e Yuki Tsunoda são grandes candidatos a punições de grid.

Nico Hülkenberg, Max Verstappen e Fernando Alonso: três ótimos nomes no Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da oitava etapa da temporada da F1 2023, no Canadá:

Verstappen sendo Verstappen: assustador na chuva

Quando a chuva aparece, o talento de Verstappen fica ainda mais destacado. Porque aí não tem só aquele papo de carro dominante. Sim, o RB19 é impecável, mas Max está aí o tempo todo andando até 2s mais rápido que o companheiro de equipe, por exemplo. A volta da pole é uma aula, o cara enfiou 1s2 no resto do pelotão.

Dias assim mostram quem é quem. E Hülkenberg é muito brabo

Ainda tem uma investigação aí rolando e Hülk pode cair para quinto, mas, de verdade, não muda nosso comentário: o homem é brabo. Não é exagero dizer que o alemão é, pelo menos, top-4 pilotos da atualidade na chuva e isso diz muito sobre quão habilidoso o Nico é. Merecia resultados melhores na carreira, não fazem jus ao talento todo.

Sergio Pérez viveu mais um drama na F1 2023, agora no Canadá (Foto: AFP)

Pérez, Sainz, Leclerc, Stroll: que show de horrores!

Como tem sido a tônica da temporada 2023 da F1, foi mais um dia de atuações individuais muito ruins. Sainz virou uma chicane ambulante, atrapalhando todo mundo desde o início da tarde e fazendo uma volta ruim no Q3. Aí vem Lance Stroll, outra vez muitíssimo atrás de Alonso. Leclerc, que tem razão de reclamar da Ferrari, mas que ficou de fora do Q3 enquanto o atrapalhado Sainz passou, além de Pérez, possivelmente o pior deles, de novo, fora do top-10 do grid com um dos carros mais dominantes da história. Pela terceira etapa seguida.

A Mercedes foi tímida, mas é a única com os dois no top-5. Lindo para amanhã

A Mercedes não teve exatamente grande ritmo em momento algum do dia, mas, sinceramente, isso foi o de menos aqui. Em um dia cheio de gente se complicando, as Flechas de Prata meteram os dois pilotos no top-5 e, olhando para a formação do grid, a chance de pódio duplo é real. A briga é com Alonso, o alvo está próximo. Pode ser ótima etapa para o time.

A Mercedes tem dois carros no top-5 do grid do Canadá. Olho nela! (Foto: Mercedes)

Pista provavelmente seca amanhã: o que esperar atrás de Verstappen?

A previsão do tempo aponta pista seca na corrida deste domingo e aí as coisas mudam radicalmente. Ok, atrás de Verstappen. Max deve ganhar de qualquer jeito, óbvio, mas depois dele as coisas vão se mexer bem. Por exemplo, não há a menor chance de Hülkenberg brigar em condições normais, deve sofrer até para pontuar, sejamos honestos. Aí o pódio todo fica para Alonso e as Mercedes, bicho pode pegar ali, é a real disputa pelo vice na F1 2023, viu? Porque Pérez…

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 no Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. A corrida, neste domingo, está prevista para ter largada às 15h (em Brasília). No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.