Acidente causado por tampa de bueiro antecipa fim do treino livre, e Vettel lidera sexta-feira na Malásia
Depois da chuva forte da manhã, a tarde malaia se mostrou mais amena e, com pista seca, a Ferrari reinou em Sepang nesta sexta-feira (29). Sebastian Vettel foi o mais veloz na segunda sessão de treinos livres e puxou a dobradinha vermelha com Kimi Räikkönen em segundo. Líder do campeonato, Lewis Hamilton ficou apenas em sexto, atrás até de Fernando Alonso. Felipe Massa completou o dia em 12º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Depois da tempestade, a calmaria. Ou melhor, a normalidade e a redenção. Com a pista seca na tarde malaia desta sexta-feira (29), a Ferrari dominou as ações em Sepang, quase como uma resposta ao que aconteceu em Singapura, 15 dias atrás. Sebastian Vettel foi rápido tanto com pneus macios quanto com os supermacios. Mas foi com os vermelhos que impressionou. O tetracampeão virou 1min31s261 em sua melhor passagem e ainda estabeleceu um novo recorde para o traçado da Malásia. A performance foi tão dominante que a diferença para Kimi Räikkönen ficou na casa de 0s6.
A sessão ainda acabou mais cedo, mas agora por conta de um forte acidente. Durante a simulação de corrida, Romain Grosjean atingiu uma tampa de bueiro solta na curva 13 e se chocou com a barreira de proteção. Por conta dos reparos da pista, a direção de prova decidiu antecipar o fim da sessão. O francês da Haas nada sofreu no impacto.
Confira como foi o segundo treino livre da F1 na Malásia
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Com 15 minutos de ação, Vettel apareceu na ponta. O alemão da Ferrari surgiu com 1min32s566, batendo em 0s173 a marca do holandês. A marca do tetracampeão ainda bateu o recorde da pista malaia (!). Enquanto isso, o líder do campeonato vinha 0s772 atrás do rival. Já Bottas deu um passeio na grama depois de errar na curva 10, logo após uma ultrapassagem em cima de Massa. Outro que também deu uma escapadinha foi Stroll. E nem Hamilton passou ileso. O tricampeão perdeu a traseira da Mercedes #44 entre as curvas 7 e 8 e foi parar lá na brita. Sainz foi o quarto a ir visitar a área de escape. E tudo isso com menos de 30 minutos de sessão.
Quando a sessão entrou na uma hora final, muita gente decidiu já testar os pneus supermacios. Hülkenberg foi o primeiro a sair e logo se colocou em quinto. Depois, vieram os dois carros da Red Bull, além do jovem Gasly. Aí o australiano baixou a marca de Vettel e virou 1min32s099, assumindo a ponta. Enquanto isso, Max apareceu em terceiro. E Sebastian, Kimi e Massa também decidiram ir à pista de vermelhos.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Depois daquele erro na primeira parte da sessão, Hamilton só voltou à pista com quase 40 minutos de treino. O tricampeão já veio com os supermacios. Mas não conseguiu fazer frente à Ferrari. Lewis se colocou em quinto, mais de 1s atrás do rival alemão. O desempenho deixou evidente a dificuldade dos líderes do campeonato em encontrar o melhor acerto para o W08. Enquanto isso, a Ferrari pareceu mais à vontade e foi imediatamente veloz.
Aí a sessão entrou na meia hora final. E como sempre acontece, as equipes trataram de começar as simulações de corrida, avaliando os dois tipos de pneus – supermacios e macios – com mais ou menos peso no carro. Só que o trabalho acabou interrompido por um forte acidente com Romain Grosjean.
O francês da Haas atingiu uma tampa de bueiro que estava solta na zebra da curva 13. O impacto arrebentou a roda traseira direita e jogou o piloto na barreira de proteção. Grosjean nada sofreu, mas a direção de prova, que havia acionado imediatamente a bandeira vermelha, decidiu encerrar a sessão mais cedo para os reparos necessários.
Agora, a F1 volta neste sábado para mais um treino livre e a classificação, que vai definir as posições de largada do GP da Malásia. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da F1 na Malásia AO VIVO e em TEMPO REAL, com livetiming e gráfico interativo.
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
1 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:31.261 | 23 | ||
2 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:31.865 | +0.604 | 19 | |
3 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:32.099 | +0.838 | 19 | |
4 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:32.109 | +0.848 | 11 | |
5 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:32.564 | +1.303 | 14 | |
6 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:32.677 | +1.416 | 15 | |
7 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:32.720 | +1.459 | 21 | |
8 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:32.862 | +1.601 | 20 | |
9 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:33.060 | +1.799 | 24 | |
10 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:33.096 | +1.835 | 24 | |
11 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:33.381 | +2.120 | 26 | |
12 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:33.394 | +2.133 | 20 | |
13 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:33.673 | +2.412 | 15 | |
14 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:33.818 | +2.557 | 16 | |
15 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Renault | 1:34.043 | +2.782 | 22 | |
16 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:34.104 | +2.843 | 19 | |
17 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:34.118 | +2.857 | 18 | |
18 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:34.343 | +3.082 | 17 | |
19 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:35.246 | +3.985 | 29 | |
20 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:35.697 | +4.436 | 27 | |
Tempo 107% | 1:37.649 | +6.388 | ||||||
Recorde | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:31.261 | 29/09/2017 | |||
Melhor volta | Juan Pablo MONTOYA | COL | Williams BMW | 1:34.223 | 21/03/2004 |
#GALERIA(7198)
REBAIXAMENTO SEGUIDO DE AFASTAMENTO DE KVYAT É TUDO, MENOS INJUSTO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }