Ainda lutando para se recuperar de acidente de esqui, Schumacher completa 46 anos neste sábado

O heptacampeão mundial Michael Schumacher completa neste sábado (3) 46 anos de vida. Há um ano e seis dias, o alemão luta para se recuperar de um grave acidente de esqui sofrido no fim de 2013 nos Alpes Franceses

Ao menos, desta vez é em casa. Nascido em 3 de janeiro de 1969, Michael Schumacher completa neste sábado 46 anos de vida. Neste período, o alemão construiu uma laureada carreira e se tornou o maior campeão da história do Mundial de F1, com sete títulos (1994 e 1995, com a Benetton, e 2000 a 2004, pela Ferrari). O currículo também 91 vitórias e 68 pole-positions, ambos recordes da categoria mais importante do automobilismo.
#GALERIA(71,4717)

O piloto segue lutando para se recuperar de um grave acidente de esqui sofrido no dia 29 de dezembro de 2013 em Méribel, nos Alpes Franceses, há um ano e seis dias. Ao esquiar junto do filho Mick, então com 14 anos, Schumi saiu da área demarcada de uma estação e, nisso, desequilibrou-se ao passar por cima de uma pedra escondida pela neve, caindo e batendo a cabeça em uma outra pedra.

O impacto provocou traumatismo craniano grave e o deixou à beira da morte, internado no Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, na França. Lá, o alemão permaneceu até o meio de 2014, quando foi transferido para uma clínica de reabilitação no Cantão de Vaug, na Suíça. Meses depois, em setembro, ele partiu para dar sequência à recuperação em casa, onde está para celebrar este aniversário. No ano passado, passou a data no CHU em Grénoble, na porta do qual centenas de fãs fizeram vigília esperando por boas notícias sobre seu estado de saúde.

O pós-acidente

Apesar de extremamente reservada, a família de Schumacher por muitas vezes se mostrou grata por todas as mensagens carinho e pronta recuperação enviada pelos fãs e pelos amigos, mas nunca baixou a guarda. A esposa Corinna em nenhum momento deu entrevistas ou atendeu à imprensa de forma direta.

Foi assim nos quase seis meses em que Michael permaneceu internado na França. No dia 16 de junho, Kehm veio a público para anunciar que o heptacampeão havia deixado o coma e que a reabilitação passaria a ser feita na Suíça, no Hospital Universitário de Cantão de Vaud, em uma clínica altamente reconhecida e especializada em diagnósticos como os de Schumacher.
 
Menos dez dias depois da transferência, a família do ex-piloto precisou lidar com mais um drama: o roubo do prontuário médico de Schumacher. Entende-se que o documento foi tirado do Hospital em Grénoble e oferecido a grandes meios de comunicação na Europa.
 
A polícia francesa imediatamente entrou em ação em conjunto com as autoridades suíças — suspeitava-se que o roubo teria sido feito durante a transferência do alemão para o país vizinho.
 
Um suspeito foi preso no início de agosto na cidade de Zurique. O homem foi encontrado morto no dia seguinte à prisão, o que encerrou o caso — a identidade da pessoa nunca foi revelada.
 
Nos primeiros dias de setembro, Schumacher teve alta e deixou a clínica na Lausanne. O ex-piloto foi levado para casa, também na Suíça, como forma de seguir com o processo de reabilitação.
 
Apesar da transferência, a assessora de Michael, Sabine, preferiu a cautela ao falar sobre o estado de saúde do heptacampeão, deixando claro que a decisão de leva-lo para casa não significava uma grande melhora em sua condição.
Na luxuosa residência, a esposa Corinna montou um centro de apoio quase impecável, com cerca de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que cuidam 24 horas por dia do ex-piloto.
 
A última informação passada pela família, por meio da porta-voz, veio em 24 de novembro. De acordo com Sabine, o alemão de 45 anos enfrenta um processo longo e difícil de reabilitação e sem prazo para uma recuperação plena.

Com a falta de detalhes oficial, relato mais completo surgiu neste semana, por meio da revista 'Autosprint', que informou que Schumacher não recuperou a fala, mas está consciente e se comunica através dos olhos. Ao reconhecer vozes da família, o piloto chora, de acordo com a publicação, que tratou como boa notícia o fato de que o alemão não está preso a uma cama.

Fãs fizeram vigília na porta do hospital em Grénoble no início do ano passado (Foto: Reuters)
A recuperação de Schumacher:


29/12/2013: Michael Schumacher sofreu um acidente quando esquiava na estação de Méribel, em Saboia, nos Alpes Frances. Acompanhado do filho, Mick, então com 14 anos, e de um grupo de amigos, o ex-piloto esquiava fora de pista, quando escorregou e bateu a cabeça em uma pedra que estava encoberta pela neve.

Resgatado de helicóptero, Schumacher foi levado inicialmente a um hospital na cidade de Moûtiers, o mais próximo do local do acidente, e pouco depois transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, onde já chegou em coma. 
 
A condição do heptacampeão se deteriorou rapidamente e os médicos decidiram submetê-lo a uma cirurgia para diminuir a pressão intracraniana. Após a operação, Michael foi colocado em coma induzido, uma manobra para tentar ganhar tempo e garantir a boa oxigenação do cérebro.
 
30/12/2013: Um novo exame mostrou uma “melhora na situação” de Michael, então os médicos decidiram aproveitar uma “janela de oportunidade” para realizar uma segunda cirurgia, que tinha como objetivo ajudar a reduzir a pressão intracraniana e remover um hematoma que estava do lado esquerdo do cérebro.
 
31/12/2013: Em uma coletiva de imprensa, o corpo médico do CHU de Grénoble explicou que a decisão de operar novamente o heptacampeão, por causa dos riscos, foi tomada em conjunto com a família. Porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm revelou que um jornalista vestido de padre tentou invadir a sala de cirurgia durante o procedimento.
 
08/01/2014: Após analisar as imagens registradas pela câmera instalada no capacete de Schumacher no momento da queda, os investigadores concluíram que o germânico “certamente estava fazendo uma curva” fora da pista quando acertou uma pedra — que estava 8 metros distante da área demarcada — e caiu de cara.
 
Também pelas imagens, os investigadores contrariam a declaração dada pela assessoria de Michael e garantiram que o ex-piloto não estava ajudando um amigo e nem tampouco uma criança que havia se acidentado. Os responsáveis pela análise, no entanto, afirmaram que a velocidade de Schumacher era compatível com a de um esquiador experiente.
 
11/02/2014: Felipe Massa revelou que esteve em Grénoble para visitar o ex-companheiro de Ferrari, mas não quis dar detalhes sobre a condição de Schumacher.
 
17/02/2014: Promotoria de Albertville, responsável pela investigação do acidente de Michael, anunciou que o caso foi encerrado sem identificar nenhuma infraçãoque tenha resultado no acidente. De acordo com Patrick Quincy, o promotor responsável, a sinalização e as informações sobre os limites da pista estavam “de acordo com as normas francesas em vigor” e, por isso, não existe responsabilidade jurídica no acidente. O ex-piloto, por sua vez, usava capacete no momento da queda e a câmera que levava instalada no casco mostrou que ele esquiava em uma velocidade normal, compatível com o local.
 
20/02/2014: Felipe Massa deu mais alguns detalhes sobre sua visita à Grénoble. De acordo com o brasileiro, Michael parecia “normal” e “deu algumas reações com a boca”.
14/04/2014: Falando à emissora germânica ARD, Sabine Kehm afirmou que Schumacher “tem curtos momentos de consciência e está mostrando pequenos sinais de progresso. Tem momentos em que ele está acordado e momentos em que ele está consciente”.
 
16/06/2014: Sem especificar data, Sabine Kehm, assessora de Schumacher, anunciou que o heptacampeão saiu do coma. Além disso, a equipe que cerca o germânico também confirmou a transferência do CHU de Grénoble, na França, para o Hospital Universitário de Cantão de Vaud, na Suíça, uma instalação mais próxima à casa da família.
 
23/06/2014: Sabine Kehm confirmou que a ficha médica de Michael tinha sido furtada e estava sendo oferecida para “algumas mídias europeias”. A porta-voz declarou desconhecer a autenticidade do prontuário, mas avisou que o uso de informações confidenciais seria tratado como crime e resultaria em uma ação legal.
 
 
08/07/2014: Em uma rara aparição pública durante um torneio hípico em um racho na Suíça, a esposa de Schumacher, Corinna, citou evolução no quadro de Michael, mas de forma lenta.
 
18/07/2014: Corinna aproveitou o GP da Alemanha para deixar uma mensagem aos fãs do heptacampeão. A esposa de Michael agradeceu o carinho e o apoio recebido desde o acidente e se disse confiante de que o tempo será aliado de Schumacher no processo de recuperação.

06/08/2014: Suspeito de ter furtado prontuário médico do heptacampeão é encontrado morto na cela onde estava na prisão de Zurique. O homem, que trabalhava no esquadrão da Rega, empresa de ambulâncias aéreas — que participou da transferência de Schumacher da França para a Suíça —, havia sido preso no dia anterior e foi encontrado enforcado e já sem sinais vitais.
 
 
 
13/11/2014: Depois de meses de silêncio, a família de Schumacher aproveitou o aniversário de 20 anos da conquista do primeiro título para publicar uma mensagem no site oficial do ex-piloto. Os familiares do ex-titular de Ferrari e Mercedes reiteraram a confiança na recuperação e agradeceram a força que continuam recebendo.
 
MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.