Palou desmente conversas com Audi e prega foco em Indy: “Não estou tentando F1”
Álex Palou garantiu que não teve nenhuma conversa com Audi e tem mostrado nova postura diante de possibilidades na Fórmula 1
Se em outro tempos a Fórmula 1 parecia mexer com o imaginário de Álex Palou, o espanhol demonstrou mais uma vez que parece estar satisfeito em permanecer na Indy. Em entrevista ao jornal norte-americano IndyStar, o piloto da Ganassi rechaçou que teve qualquer tipo de conversa com a Audi e disse “estar bem” por seguir na principal categoria de monoposto dos Estados Unidos.
Nas últimas semanas, Palou tem sido especulado como um nome pertencente à lista de pilotos desejados por Mattia Binotto, líder do projeto da Audi na Fórmula 1 — Gabriel Bortoleto também estaria entre esses cotados. No entanto, o bicampeão da Indy revelou que ele e seu empresário, o ex-piloto Roger Yasukawa, não conversaram com ninguém da marca alemã.
“Isso é tudo mentira. Você pode não acreditar na minha palavra, mas prometo que é tudo falso. Não tive contato com a Audi. Zero”, comentou.
Palou mudou sua postura com relação à Fórmula 1. Em temporadas passadas, deixou escancarado o desejo de ir à categoria. Chegou a comprar briga com a Ganassi em 2022, assinando contrato com a McLaren para ser reserva na F1 e assumir a vaga na Indy em 2023. No entanto, tinha um acordo em vigência com o time de Chip Ganassi e o caso foi parar na justiça. No fim daquele ano, as partes se acertaram: o espanhol permaneceu como titular na Ganassi e se tornou reserva em Woking.
Palou esteve trajado com uniforme da McLaren em algumas etapas da F1 e chegou a pilotar no TL1 do GP dos Estados Unidos de 2022, quando andou próximo de Lando Norris no momento em que ambos estiveram de pneus médios — depois, o britânico utilizou compostos macios, mas o espanhol permaneceu com os médios.
As expectativas de Zak Brown, porém, era de que Palou encerraria o vínculo nos Estados Unidos ao final de 2023, se tornando piloto da McLaren na Indy e à disposição da F1. Durante a temporada do ano passado, o espanhol mudou sua conduta novamente. Vendo uma dupla jovem como Lando Norris e Oscar Piastri, disse que não tinha intenção de cumprir o acordo a partir de 2024, pois não via a promessa de F1 ser cumprida. A partir de então, priorizou a Ganassi, com quem assinou um acordo de múltiplos anos.
“Não vou falar muito, mas não estou tentando ir [para a F1]. Já tentei, tive um gostinho, foi diverti e eu aprendi. Mas não aconteceu e estou bem”, declarou Palou.
“Não estou desesperadamente vendo as notícias de lá e enviando e-mail [para equipes] como: ‘ei, sei que não estamos em contato, mas podemos conversar?’ Estou bem”, completou.
Mais recentemente, ao jornal espanhol Marca, Palou declarou que prefere continuar brigando por taças a tentar uma mudança à Fórmula 1, o que não garantiria de cara um lugar competitivo.
“Depende de como olhamos para isso. Tem gente que acredita que, por exemplo, Albon tem uma carreira esportiva melhor que a minha, mas prefiro dois títulos da Indy a não ter vitórias na Fórmula 1. Obviamente todos gostaríamos de estar na Fórmula 1 e ver o que poderíamos fazer, embora todo mundo saiba que eu não teria vencido dois campeonatos”, disse na ocasião.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A Fórmula 1 voltará às pistas após as férias de verão entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.