Albon diz que precisou de “30 voltas de classificação” por 10° lugar na Austrália

A estratégia insana de Alexander Albon – 57 voltas com pneus duros – parecia fadada ao fracasso. Só que, com ritmo forte e pilotagem digna de aplausos, o piloto da Williams pontuou

Alexander Albon parecia destinado a apenas fazer número no GP da Austrália deste domingo (10), pilotando uma Williams que se arrasta no fim do grid da Fórmula 1 em 2022. Só que o tailandês foi mágico ao fazer uma estratégia insana funcionar, fruto de “30 voltas de classificação” ao longo da disputa em Melbourne.

Albon largou com pneus duros e não arredou. A corrida teve duas entrada do safety-car e ainda um safety-car virtual, mas Alexander seguiu sem passar pelos boxes, confiando que o composto ainda tinha vida útil. Aproveitando pista livre, o piloto da Williams começou a voar e, ao fazer o pit-stop obrigatório na penúltima volta, retornou à pista em décimo lugar.

“Foi uma corrida boa, mas foi difícil e nós precisamos lutar bastante”, recordou Albon. “Foi como 30 voltas de classificação para nós. Não sei o que acontece com o pneu duro, mas sempre funciona quando a gente o coloca no carro. Ainda assim, estava claro que terminar em décimo era algo inimaginável para nós. Você pensa na estratégia de corrida com os carros em 19° e 20°, e bem atrás do 18°, mas fizemos funcionar”, celebrou.

Alexander Albon foi décimo (Foto: Williams)

A estratégia mais convencional para os que largaram com duros seria colocar médios para as últimas 20 voltas de corrida. Só que os que fizeram isso – como Kevin Magnussen e Fernando Alonso – foram surpreendidos com o alto desgaste do médio. Fazia mais sentido apostar no duro, como a Williams apostou, e fazer apenas uma volta protocolar com macios antes da bandeirada.

“Nós não usamos o pneu que estava esfarelando muito [pneu médio]. Nós usamos o duro e ele estava esfarelando um pouco, mas estávamos indo mais rápido porque o carro estava ficando com menos combustível e mais leve”, explicou.

Albon conseguiu o primeiro ponto da Williams, que sobe para nono no Mundial de Construtores, à frente da Aston Martin. É também o primeiro ponto desde o GP de Abu Dhabi de 2020, último antes da demissão na Red Bull e do ano sabático em 2021.

O GP da Austrália teve vitória de Charles Leclerc, dominante. O monegasco teve companhia de Sergio Pérez e George Russell no pódio. Max Verstappen abandonou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 8 a 10 de abril

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.