AlphaTauri afasta riscos e permanece na F1 como equipe ‘B’ da Red Bull

Consultor da Red Bull, Helmut Marko confirmou que os planos de venda acabaram e, portanto, a AlphaTauri seguirá na F1 como equipe 'B' dos taurinos

Há alguns meses, a AlphaTauri recebeu um ultimato da Red Bull: ou começava a apresentar resultados ou seria cortada da Fórmula 1 pela direção da marca dos energéticos. Isso acontecia porque Oliver Mintzlaff, que foi remanejado para os projetos de equipes da categoria após a reestruturação pela morte de Dietrich Mateschitz, acreditava que os gastos com o time satélite estavam se tornando insustentáveis.

Mas os planos foram descartados. De acordo com o consultor dos taurinos, Helmut Marko, o time de Faenza permanecerá com nos mesmos moldes atuais, como equipe ‘B’ da Red Bull. Ainda assim, algumas mudanças serão feitas, como levar mais funcionários ao departamento de aerodinâmica em Bicester, na Inglaterra — e tudo isso a pedido de Mintzlaff.

“A decisão foi tomada. A AlphaTauri permanecerá totalmente como propriedade da Red Bull e continuará a ser administrada como uma equipe júnior”, disse ele em entrevista ao site alemão Formel1.de.

“A cooperação com a Red Bull será mais próxima, também em termos de limite de custos e sinergias. Com seu know-how, que ele adquiriu na FIA, Peter Bayer é muito importante. Claro, isso também fluirá para a Red Bull”, continuou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

AlphaTauri continuará na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Como mencionado por Marko, a AlphaTauri já passou recentemente por um reajuste de cargos. Peter Bayer, ex-diretor executivo e secretário-geral da FIA, assumiu o cargo de CEO em 2023. Ele supervisiona a direção estratégica da equipe em suas instalações na Itália e no Reino Unido.

Além disso, Franz Tost, deixará o cargo ao fim da temporada 2023 para a chegada de Laurent Mekies, atual diretor-esportivo da Ferrari. O francês, portanto, volta à equipe com a qual começou primeiro como engenheiro de corrida e, mais tarde, como engenheiro-chefe e chefe de desempenho.

“Na Inglaterra, a AlphaTauri já tem muitos funcionários. Toda a equipe aerodinâmica está na Inglaterra. E o que certamente faremos no futuro é contratar engenheiros, mas se eles não quiserem ir para a Itália, eles podem trabalhar nessa base da Inglaterra”, comentou Tost, também em entrevista ao portal alemão.

“Acho que isso ajudará a equipe no futuro, porque no passado era muito, muito difícil trazer engenheiros experientes aqui para a Itália. Engenheiros experientes têm 35, 40 anos, têm famílias, têm filhos, eles não querem ir para a Itália”, completou.

Por fim, quando questionado sobre o nome da equipe, se passará ou não por mais uma mudança no nome, Tost foi breve: “Isso ainda não foi decidido. Está nas mãos da Red Bull, como eles querem chamar a equipe no futuro”, encerrou.

Fórmula 1 continua a temporada 2023 nesta semana, com o GP de Mônaco, em Monte Carlo, entre os dias 26 a 28 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.