AlphaTauri descarta ‘cópia’ do RB19 para 2024, mas garante “saber qual caminho quer seguir”

O diretor-técnico da AlphaTauri, Jody Egginton, explicou que a equipe aproveita "partes da Red Bull" desde 2019, mas sempre de acordo com os regulamentos esportivo, técnico e financeiro

Amargando a lanterna da temporada 2023 da Fórmula 1, a AlphaTauri optou recentemente por um pacote de atualizações inspirado no modelo de 2019 da Red Bull, mas o time de Faenza minimizou a possibilidade de ter em 2024 uma espécie de ‘clone’ do carro da equipe ‘A’. O diretor-técnico, Jody Egginton, assegurou que o plano é otimizar o máximo possível as peças adquiridas do time dos energéticos sem infringir nenhum regulamento.

Egginton explicou que esse trabalho mais sinergético com a base em Milton Keynes começou em 2019, mas que as partes escolhidas pela AlphaTauri eram sempre um pouco diferentes das usadas pela equipe principal. Em seguida, o diretor declarou que “há uma consideração de valor ideal para as equipes clientes”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Para 2024, a AlphaTauri explicou que o trabalho vai se concentrar principalmente na parte aerodinâmica (Foto: Red Bull Content Pool)

“Quando você começa a comprar peças das equipes fornecedoras, tem de ficar de olho no orçamento. Mas maximizaremos o que estiver disponível para nós enquanto tentamos fazer o melhor possível”, salientou, esclarecendo como é essa relação entre empresa-mãe e cliente.

“Li algumas vezes como isso é divulgado pela imprensa, mas o ponto principal é que existem três tipos de regulamentos: esportivo, técnico e financeiro. A sede [da Red Bull] diz para maximizar o que pode ser feito. Isso se tornou um pouco mais público ultimamente por várias razões, e somos encorajados a analisar tudo e explorar todas as áreas. Mas algumas coisas não poderão ser aceitas”, salientou.

Egginton ainda destacou que quando o carro se mostrou mais competitivo nas temporadas de 2020 e 2021, pouco se falava sobre o trabalho em conjunto que era efetuado entre os times, porém a AlphaTauri já aproveitava “partes da Red Bull”.

“Estamos sendo encorajados, mas não é de fato um caso de controle”, assegurou o representante da escuderia italiana. “No entanto, é bom saber que o pessoal da sede nos apoia e incentiva ambas as equipes a realmente maximizar o que pode ser feito de acordo com os regulamentos”, frisou, deixando claro que para a temporada 2024, a AlphaTauri sabe exatamente aonde quer chegar, porém a direção escolhida está “alinhada com a das outras equipes”.

“Sabemos que caminho queremos seguir. Além do mais, há algumas otimizações e outras coisas, mas somos movidos principalmente pela aerodinâmica. Portanto, o chassi será substancialmente diferente. Mas em termos de mudança de conceito, sabemos para qual lado estamos indo. Estamos razoavelmente alinhados com a direção que outras equipes estão tomando. Só precisamos ter mais sucesso na obtenção dessas metas”, concluiu Egginton.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, no Catar, palco da 17ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.