AlphaTauri exalta ritmo “impressionante” de Tsunoda nos testes em Barcelona

Chefe da equipe, Franz Tost, exaltou a velocidade e maturidade do piloto japonês na primeira parte da pré-temporada da Fórmula 1 2022

COMO FOI O TERCEIRO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

Os três dias de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona foram bem intensos dentro da pista, mas principalmente fora dela, com a permanência ou não do GP da Rússia no calendário, declarações sobre a mudança na direção de provas, entre outros temas. Diante de toda essa agitação no paddock, o desempenho de Yuki Tsunoda passou despercebido no cômputo geral, mas não sob os olhares do chefe da AlphaTauri, Franz Tost, que elogiou a maturidade e performance do seu piloto.

No primeiro dia de testes, Tsunoda foi o responsável por pilotar o novo carro da equipe italiana para a temporada 2022. O japonês apresentou uma performance constante no Circuito de Montmeló e somou 121 voltas na última quarta-feira. Ao fim da sessão, Tost elogiou a velocidade, mas principalmente a experiência do piloto durante a coleta e interpretação dos dados técnicos.

“Ele foi rápido, sem erros, nada. O feedback foi muito bom também no quesito técnico”, exaltou. O chefe de equipe também destacou uma melhora na postura de Tsunoda, em comparação à amostragem do ano passado. “Yuki está em sua segunda temporada, o que significa que agora é muito mais experiente do que no ano passado. Fiquei realmente impressionado com seu primeiro dia de testes”, acrescentou.

Yuki Tsunoda pegou o carro da AlphaTauri no primeiro dia (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 25 e 27 de fevereiro

O desempenho nos testes de Barcelona pode ser o combustível que o piloto precisa para superar o desempenho abaixo do esperado em 2021. Em 22 corridas, o japonês de 21 anos terminou na zona de pontuação em apenas sete corridas, performance bem inferior em comparação ao seu companheiro, Pierre Gasly, que somou 78 pontos a mais e subiu ao pódio no GP do Azerbaijão.

Leia também

+Pai de Bianchi compara revolta com final de 2021 à “farsa de Whiting” em morte do filho
+Mercedes discorda de Hamilton sobre viés dos comissários: “Não é consciente”

Além disso, apesar da batida de Gasly no terceiro dia, que impediu Tsunoda voltar à pista na última sessão, a performance, como um todo, da AlphaTauri em Barcelona foi avaliada como positiva e despertou um otimismo na equipe. “A equipe também melhorou. Espero que sejamos melhores do que no ano passado e que possamos terminar na quinta posição no Campeonato de Construtores. Ou melhor, isso não é proibido”, disse.

Com 308 voltas completadas nos três dias e a segunda colocação de Gasly na quinta-feira, Tost confia que o AT03 vai trazer grandes resultados na próxima temporada. “De um modo geral, espero uma temporada de sucesso. Porque, como mencionei antes, a estrutura do carro é boa”, começou.

“Estou convencido de que nossos engenheiros estão na direção certa nas etapas de desenvolvimento. Temos dois pilotos muito bons. Felizmente, não temos problemas de confiabilidade e isso é muito importante”, concluiu.

Entre os dias 10 e 12 de março, Tsunoda e Gasly voltam à pista para o último teste de pré-temporada, que será realizado no Bahrein. Mesmo local da etapa de abertura da temporada 2022 da F1.

FÓRMULA 1 RESISTE À POSSÍVEL ENTRADA DA ANDRETTI EM 2024. POR QUE?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.