AlphaTauri exalta ritmo “impressionante” de Tsunoda nos testes em Barcelona
Chefe da equipe, Franz Tost, exaltou a velocidade e maturidade do piloto japonês na primeira parte da pré-temporada da Fórmula 1 2022
Os três dias de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona foram bem intensos dentro da pista, mas principalmente fora dela, com a permanência ou não do GP da Rússia no calendário, declarações sobre a mudança na direção de provas, entre outros temas. Diante de toda essa agitação no paddock, o desempenho de Yuki Tsunoda passou despercebido no cômputo geral, mas não sob os olhares do chefe da AlphaTauri, Franz Tost, que elogiou a maturidade e performance do seu piloto.
No primeiro dia de testes, Tsunoda foi o responsável por pilotar o novo carro da equipe italiana para a temporada 2022. O japonês apresentou uma performance constante no Circuito de Montmeló e somou 121 voltas na última quarta-feira. Ao fim da sessão, Tost elogiou a velocidade, mas principalmente a experiência do piloto durante a coleta e interpretação dos dados técnicos.
“Ele foi rápido, sem erros, nada. O feedback foi muito bom também no quesito técnico”, exaltou. O chefe de equipe também destacou uma melhora na postura de Tsunoda, em comparação à amostragem do ano passado. “Yuki está em sua segunda temporada, o que significa que agora é muito mais experiente do que no ano passado. Fiquei realmente impressionado com seu primeiro dia de testes”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 25 e 27 de fevereiro
O desempenho nos testes de Barcelona pode ser o combustível que o piloto precisa para superar o desempenho abaixo do esperado em 2021. Em 22 corridas, o japonês de 21 anos terminou na zona de pontuação em apenas sete corridas, performance bem inferior em comparação ao seu companheiro, Pierre Gasly, que somou 78 pontos a mais e subiu ao pódio no GP do Azerbaijão.
Leia também
+Pai de Bianchi compara revolta com final de 2021 à “farsa de Whiting” em morte do filho
+Mercedes discorda de Hamilton sobre viés dos comissários: “Não é consciente”
Além disso, apesar da batida de Gasly no terceiro dia, que impediu Tsunoda voltar à pista na última sessão, a performance, como um todo, da AlphaTauri em Barcelona foi avaliada como positiva e despertou um otimismo na equipe. “A equipe também melhorou. Espero que sejamos melhores do que no ano passado e que possamos terminar na quinta posição no Campeonato de Construtores. Ou melhor, isso não é proibido”, disse.
Com 308 voltas completadas nos três dias e a segunda colocação de Gasly na quinta-feira, Tost confia que o AT03 vai trazer grandes resultados na próxima temporada. “De um modo geral, espero uma temporada de sucesso. Porque, como mencionei antes, a estrutura do carro é boa”, começou.
“Estou convencido de que nossos engenheiros estão na direção certa nas etapas de desenvolvimento. Temos dois pilotos muito bons. Felizmente, não temos problemas de confiabilidade e isso é muito importante”, concluiu.
Entre os dias 10 e 12 de março, Tsunoda e Gasly voltam à pista para o último teste de pré-temporada, que será realizado no Bahrein. Mesmo local da etapa de abertura da temporada 2022 da F1.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube